ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os carros mais emblematicos da decada de 1990 que estao se tornando ou ja sao colecionaveis voce ja viu a primeira parte da lista com as respostas dos leitores aqui e a segunda parte aqui agora chegamos a terceira e ultima parte que voce confere agora nissan 300zx foto at260 sugerido por gustavo tittelo orlandi ainda que jamais tenha sido importado para o brasil de forma oficial o nissan 300zx era um dos favoritos dos clientes de importadores independentes lançado em 1989 e produzido ate 2000 o 300zx de segunda geraçao z32 tinha linhas arrojadas com perfil em forma de cunha e proporçoes imponentes e na versao mais interessante um v6 biturbo de tres litros e 300 cv capaz de leva lo ate os 100 km/h em menos de seis segundos o 300 zx nao fez sucesso apenas no japao nos eua ele foi um dos esportivos mais vendidos no ano de 1990 e no resto do mundo tornou se um dos icones de gran turismo ah e ele tambem emprestou os farois para outro icone da decada de 1990 lamborghini diablo foto maxime ballet sugerido por nos mesmos e dai a real e que todo lamborghini e um carro marcante e nao poderia ser diferente com o touro noventista o diablo lançado em 1990 surgiu em uma fase de transformaçao da fabricante italiana que havia acabado de ser comprada pela chrysler foto garrett wade foi um sopro de ar fresco muito bem vindo o countach lançado em 1974 sofria demais com o peso da idade e nao havia boa reputaçao que lhe poupasse da aposentadoria o diablo era um carro maior e muito mais moderno com linhas mais arredondadas e suaves porem nao perdia a identidade da lamborghini mesmo com farois de nissan e isto tambem incluia a mecanica o primeiro diablo tinha nada menos que 492 cv em seu v12 de 5 7 litros e era capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos [youtube id= fokhrcgoxym width= 620 height= 350 ] lembre se estamos falando de um carro lançado 26 anos atras nao era a toa que todo moleque que curtia carros tinha ou queria ter uma foto do diablo pregada na parede do quarto fiat coupe foto rupert procter assim como o opel calibra na europa o fiat coupe nao foi especialmente marcante pois era so mais um entre os cupes derivados de modelos medios no caso ele tinha a mesma plataforma do tipo e do tempra no entanto com bons motores especialmente um 2 0 16v turbo emprestado do lancia delta integrale com 200 cv e visual bastante ousado de autoria do polemico chris bangle o fiat coupe ate que vendeu bem com cerca de 72 mil unidades fabricadas entre 1993 e 2000 no brasil foi o design do interior assinado pelo estudio pininfarina que conquistou os entusiastas uma faixa na cor da carroceria atravessava todo o interior e abrigava os mostradores individuais garantindo aspecto bastante esportivo isto mais alguns elementos esteticos externos como os farois com projetores cobertos por uma lente de acrilico e as lanternas traseiras circulares faz com que alguns entusiastas comparem o coupe as ferrari da decada de 1990 nissan skyline gt r r32 parece que o ano de 1989 foi mesmo o ano de ouro para os esportivos japoneses o nissan skyline gt r r32 tambem foi lançado naquele ano se voce nao sabe por que ele e um icone noventista de que planeta voce veio cara brincadeira o r32 foi o primeiro skyline gt r da era moderna baseado na versao de competiçao para o campeonato japones de carros de turismo japanese touring car championship ou simplesmente jtcc foi ele quem inaugurou a formula seis cilindros em linha + dois turbos + traçao integral que durou mais duas geraçoes o chamado rb26dett era uma maravilha de 2 6 litros que com a dupla de caracois entregava 280 cv oficialmente e mais de 300 cv na pratica o potencial de preparaçao deste motor e imenso mas mesmo original ele ja impressionava o 0 100 km/h era cumprido em 4 7 segundos e que carro bonito meus amigos mazda rx 7 foto lawrence yeh a primeira geraçao do mazda rx 7 foi lançada em 1978 mas o maior icone de todos provavelmente e o terceiro modelo fabricado entre 1991 e 2002 o visual do carro e atraente ate hoje suas apariçoes em games animes e filmes sao muitas de initial d a velozes e furiosos passando por need for speed e gran turismo e ele e o unico dos lendarios japoneses dos anos 1990 a nao ter pistoes no motor foto john renna isto porque o rx 7 era movido pelo emblematico 13b um motor rotativo wankel de dois rotores com deslocamento de 1 3 litros com dois turbos e 280 cv eficiencia volumetrica e isto [youtube id= cdytbhxjtsa width= 620 height= 350 ] ah e o ronco e simplesmente inesquecivel dodge viper seria um total absurdo falar de icones da decada de 1990 e nao citar o dodge viper da primeira geraçao lançado em 1992 para mostrar que os americanos sabiam fazer supercarros a dodge decidiu colocar um v10 de oito litros na dianteira de um cupe grande violento e muito muito bonito o motor ao melhor estilo ianque era derivado dos v8 magnum com comando no bloco e tudo e era capaz de entregar nada menos que 405 cv a 4 600 rpm e 63 9 mkgf de torque a 3 600 rpm o cambio obviamente era manual de seis marchas o negocio era brutal mesmo zero a cem 4 5 segundos maxima 290 km/h em 1992 [youtube id= tmp_o9 0i_g width= 620 height= 350 ] o mais incrivel e que a receita do viper permaneceu a mesma ate hoje o que a dodge fez foi aumentar gradativamente o deslocamento e a potencia do motor adequar os outros sistemas do carro ao novo desempenho e atualizar o desenho ainda que a atual e ultima geraçao do viper seja mais distante esteticamente ele ainda tera um v10 naturalmente aspirado cambio manual e traçao traseira quando deixar de ser produzido no ano que vem isto e que e manter a tradiçao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.