se ha um supercarro injustiçado na historia dos supercarros ele o e o jaguar xj220 seu visual e matador seu motor e um v6 biturbo vindo de um carro de rali do grupo b e ele ate foi o carro mais rapido do planeta por algum tempo; mas ele foi um fracasso de vendas e so deu prejuizo a jaguar nada disso porem impediu que o xj220 se tornasse uma lenda — a ponto de um homem dedicar sua vida a cuidar dos 275 carros que foram vendidos este homem e o britanico don law que provavelmente conhece o xj220 melhor que qualquer outra pessoa [youtube id= yd1ws7uis50 width= 620 height= 350 ] law esta envolvido com manutençao e preparaçao de carros de corrida classicos desde 1986 quando abriu a don law racing antes disso ele so pilotava e foi por nao encontrar ninguem que oferecesse um serviço a altura de suas expectativas que ele decidiu fazer as coisas do seu jeito nao demorou para que sua fama lhe rendesse numerosos e fieis clientes o mais importante deles foi a propria jaguar mas como conceito do xj220 por mais incrivel que o xj220 seja ele sempre foi uma batata quente nas maos da jag o supercarro começou a ser concebido no fim dos anos 1980 com o objetivo de resgatar a gloria da jaguar nas 24 horas de le mans [youtube id= rqehzezjy68 width= 620 height= 350 ] nos anos 1950 a equipe de fabrica conseguiu faturar cinco vitorias com o c type e o d type e apesar de ter conseguido mais duas vitorias na epoca — em 1988 com o xjr 9 e em 1990 com o xjr 12 — ainda nao era o suficiente para que a jaguar conseguisse melhorar sua imagem junto ao publico e isto era essencial poucos anos antes em 1984 a jaguar deixou o grupo british leyland que nao tinha uma reputaçao muito boa dizia se que os carros eram fracos ultrapassados e pouco confiaveis — e uma fama assim era a ultima coisa de que a jaguar precisava como uma fabricante independente em situaçao financeira delicada a soluçao encontrada foi criar um supercarro que pudesse ser usado nas ruas e ainda servir como base para um carro de corrida vencedor nas provas de endurance para desenvolve lo o chefe do departamento de engenharia da jag na epoca jim randle juntou uma equipe de 12 engenheiros que se dispuseram a trabalhar no novo projeto nas horas vagas incluindo fins de semana por isso a equipe ficou conhecida como saturday club as formas do carro foram desenhadas por keith helfet e o conceito foi apresentado no salao do automovel britanico em 1988 a ideia inicial era lançar um carro com motor v12 de sete litros derivado daquele usado nos prototipos le mans — e traçao integral com suspensao independente por braços sobrepostos nos quatro cantos e barras estabilizadoras mais um interior consideravelmente luxuoso e bem equipado o xj220 deveria ser absurdamente rapido na pista mas confortavel o bastante para usar no dia a dia a ideia era boa o carro causou uma boa impressao e logo depois de apresentado o xj220 conseguiu 1 500 interessados que depositaram £ 50 mil para garantir seu exemplar quando a produçao começasse acontece que quando isto finalmente aconteceu em 1992 apenas 275 carros foram entregues isto aconteceu porque no meio do desenvolvimento do projeto a jaguar viu que um motor v12 aspirado consumiria combustivel demais e que desenvolver e fabricar um novo sistema de traçao integral sem gastar demais seria inviavel assim o modelo final era equipado com um v6 de 3 5 litros cuja origem estava nos ralis o austin metro 6r4 que competiu no grupo b usava uma versao de tres litros naturalmente aspirada que rendia algo entre 250 e 410 cv dependendo da calibragem motor do xj220 devidamente modificado pela don law racing foto crank and piston a jaguar comprou os direitos sobre o motor e realizou algumas modificaçoes a mais importante delas foi a instalaçao de dois turbocompressores que elevavam a potencia para 550 cv com uma caixa manual de cinco marchas o xj220 conseguia chegar aos 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 342 km/h foi o bastante para se tornar o carro mais rapido do mundo por alguns meses mas nao foi o bastante para conquistar aqueles que foram seduzidos pelo motor v12 por isso tanta gente desistiu da compra e o xj220 acabou se tornando um fracasso comercial como se nao bastasse logo em 1992 foi lançado o mclaren f1 que tornou se o centro das atençoes com seu v12 aspirado de 6 1 litros e 627 cv sua velocidade maxima de 373 km/h e sua configuraçao de tres lugares e colocou uma pa de cal sobre qualquer esperança que a jaguar de tinha de recuperar a reputaçao do xj220 nos anos seguintes a jaguar perdeu o interesse no carro nao oferecendo nem mesmo serviços basicos de manutençao e e ai que entra don law foto crank and piston em 1996 a oficina de don law recebeu seu primeiro xj220 para um conserto sendo entusiasta da marca britanica ele ja tinha certo conhecimento acerca do carro e a fama de seus serviços logo se espalhou entre outros proprietarios do modelo por isso ano seguinte outros dois carros apareceram e seus donos queriam prepara los para correr no circuito de provas historicas do reino unido com o sucesso dos carros nas pistas a jaguar tomou conhecimento da oficina de don e ainda naquele ano ofereceu lhe uma proposta a don law racing se tornaria uma autorizada jaguar especializada na manutençao dos cerca de 275 xj220 que foram vendidos nos anos 90 era algo necessario naquela epoca a jaguar simplesmente nao tinha condiçoes e nem interesse para cuidar de um carro que nao havia sido um sucesso pelo contrario o xj220 so deu prejuizo assim era mais interessante terceirizar o trabalho e para facilitar as coisas a companhia vendeu todo seu estoque de peças e ferramentas bem como os projetos originais blueprints e ate o molde original de madeira usado na moldagem dos paineis da carroceria foto crank and piston era tudo o que don precisava para se tornar o maior especialista em xj220 do planeta para melhorar as coisas a don law racing tambem começou a realizar serviços de manutençao nos prototipos le mans da jaguar e seu filho justin law corria com eles em eventos historicos como o goodwood festival of speed [youtube id= 31k ygnvags width= 620 height= 350 ] sua conquista mais recente foi o recorde na subida de montanha do evento o jaguar xjr8/9 com seu v12 de sete litros e 720 cv percorreu o trecho em 45 95 segundos mais rapido que sebastien loeb no peugeot 208 t16 pikes peak [youtube id= 3qmogzlemwe width= 620 height= 350 ] mas voltando ao xj220 foi questao de tempo ate don perceber que podia melhorar os carros alem de cuidar deles assim ele desenvolveu uma serie de procedimentos para trazer o desempenho do supercarro a padroes atuais com base em suas experiencias e no feedback dos clientes os carros recebem novos freios os originais desenvolvidos nos anos 1980 ja eram subdimensionados para o carro na epoca modificaçoes nos sistemas de escape novos turbocompressores e uma reprogramaçao no modulo de controle do motor alem de acertos exclusivos no sistema de suspensao [gallery columns= 4 link= file ids= 42988 43002 42997 42987 ] o interior do xj220 que ja era dos mais luxuosos entre os supercarros na epoca ganha um sistema de navegaçao; e o carro ainda e equipado com sensores de estacionamento farois mais potentes e ate um porta malas 260% maior e para se ter uma ideia do nivel de exclusividade da oficina de don law ate mesmo os prototipos de pre produçao ja passaram por ele da para dizer que se um xj220 esta rodando hoje e por causa deste cara nas maos de don law e de seu filho a potencia do motor do xj220 da um salto para 680 cv o suficiente para chegar aos 100 km/h em 3 2 segundos e maxima de 373 km/h como o mclaren f1 como ja dissemos la no começo o jaguar xj220 e sem duvida um dos supercarros mais injustiçados do planeta felizmente existe a don law racing que faz um belo trabalho preservando a memoria deste icone e o tornando ainda mais merecedor de reconhecimento
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