O mais legal do Lotus Elise é que mesmo sem tanta potência nominal ele é leve e, com o motor em posição central-traseira, tem comportamento dinâmico dos melhores — afinal, é um Lotus! Mas há quem enxergue nele potencial para ser um verdadeiro monstro — John Hennessey, por exemplo, pegou o Exige (sua versão radical) e fez o Venom GT. Frank Profera, por outro lado, decidiu adotar uma abordagem diferente: pegou um Lotus 211, o depenou (ainda mais) e deu a ele 600 cv graças a um sistema de turbo + compressor mecânico. Sweet!
Profera já construiu um carro que ficou conhecido como “o Lotus mais rápido do mundo” — um Elise 2005 todo modificado, com o mesmo motor 1.8 dualcharged, câmbio manual de Toyota MR2 e pouco mais de 680 cv nas rodas. O piloto da IndyCar Townsend Bell testou o carro em 2012, e disse que é a coisa mais rápida que ele já dirigiu na vida — sim, um carro de rua mais rápido que um monoposto da IndyCar.
O atual projeto de Frank se chama Ronin RS 211 — uma clara homenagem ao filme de John Frankenheimer — e pega como base um Lotus 211, carro de pista baseado no Elise/Exige, porém ainda mais frugal: não tem para-brisa ou sistema de ar-condicionado o qualquer outra coisa que prejudique sua leveza. Com os 252 cv originais do motor 1.8 supercharged, o Lotus 211 é capaz de chegar aos 100 km/h em 3,8 segundos e passar dos 240 km/h.
Com 614 cv graças a um turbocompressor Precision 6262 — e fôlego extra praticamente em todas as faixas de rotação graças ao sistema dualcharger (que você pode entender melhor aqui), o Ronin RS 211 deve ser ainda mais extremo. Bem, não precisamos imaginar muito porque o vídeo abaixo dá uma bela ideia do que você experimentaria caso desse uma volta no carro de Frank.
O vídeo é uma produção dos caras da Roads & Rides — os mesmos que acompanharam Magnus Walker no processo de desenvolvimento de suas rodas Outlaw 001 para a Fifteen52 — e, cara, é muito bom ver um carro tão bem acertado e barulhento devorando curvas em uma estrada sinuosa pelos EUA. A Roads & Rides está preparando um vídeo mais completo sobre o carro.
Não encontramos especificações técnicas sobre o carro, mas dá para imaginar que ele seja bem mais leve (para efeito de comparação, um Elise pesa 975 kg, enquanto um Lotus 211 mal chega a 700 kg) e, por isso, mesmo com quase 70 cv a menos, deve ser bem mais rápido. E, se você não quiser esperar o vídeo completo sair, pode curtir esta filmagem onboard (a descrição do vídeo diz que o vídeo foi “editado para dar a ilusão de velocidade”, mas não acreditamos), sem música e sem cortes, do RS 211 acelerando por um cânion nos EUA — parte do material foi usado no video da Roads & Rides, inclusive
É simplesmente visceral — e pode ter certeza de que, quando o vídeo completo sair, você vai ficar sabendo por aqui!
[ Fotos: Frank Profera, Larry Chen/Speedhunters ]