o bmw m1 procar championship e uma daquelas categorias extintas que despertam imediata nostalgia aos mais velhos e intensa curiosidade aos mais novos sempre que e mencionada nao e para menos considerada por muitos entusiastas do automobilismo a melhor categoria monomarca da historia a procar era disputada pelo bmw m1 especial de homologaçao que ao menos por enquanto goza do titulo de primeiro e unico supercarro feito pelos bavaros o bmw m1 teve 453 unidades produzidas a mao entre 1978 e 1981 ele era um especial de homologaçao para o grupo 4 de turismo e trazia atras dos bancos um seis em linha naturalmente aspirado de 3 5 litros com comando duplo no cabeçote injeçao mecanica kugelfischer e corpos de borboleta individuais o famoso m88/1 era uma verdadeira usina capaz de entregar 281 cv a 6 500 rpm e 33 mkgf de torque a 5 500 rpm suficientes para chegar aos 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 260 km/h era um carro e tanto e alem disso a carroceria projetada por giorgetto giugiaro era absurdamente linda fala serio nem aqueles para choques horriveis do modelo americano conseguem estraga lo pois bem o procar championship foi criado para ajudar a bmw a construir o numero minimo necessario para homologaçao no grupo 4 da fia dos 453 exemplares construidos 40 deles foram transformados em carros de corrida para o procar categoria de suporte da formula 1 a procar foi disputada apenas em 1979 e 1980 com titulos de niki lauda e nelson piquet respectivamente pois no ano seguinte a bmw preferiu concentrar se em fornecer motores para a brabham [youtube id= m0lekdcoc u width= 620 height= 350 ] foi uma historia breve porem intensa e parte disto se deve ao poderio dos carros equipados com uma versao turbinada do seis em linha m88 batizada como m88/2 os bolidos dispunham de ate 900 cv em acerto de classificaçao eram verdadeiros monstros felizmente ha quem tenha os meios para trazer de volta o melhor da procar da melhor maneira possivel estamos falando da canepa os magos da restauraçao cuja historia contamos aqui especializados em porsche mas que tambem se aventuram em projetos de outras fabricantes graças a sua reputaçao os caras foram capazes de encontrar o 31º chassi dos 40 que foram feitos identificado como 094 recupera lo por inteiro refazer toda a mecanica e transforma lo naquele que talvez seja o m1 mais bonito que ja vimos olha isto este m1 em especial começou sua vida como um carro reserva para a procar e por isto jamais chegou a acelerar em um circuito depois que a procar foi extinta o monobloco recebeu mecanica e aparencia do modelo de rua passou por alguns proprietarios e foi entregue a uma concessionaria bmw da alemanha esta concessionaria era a ahg que como contamos aqui desenvolveu um kit de preparaçao e personalizaçao para o m1 inspirado nos carros da procar e este se tornou um dos 10 carros a recebe lo em novembro de 1983 um colecionador americano levou o carro para os eua depois de um processo que levou dois anos o carro finalmente foi autorizado a rodar em solo americano e participou de diversos eventos antes de ser colocado para descansar em um deposito em 1990 com apenas 6 000 km rodados o homem sabia que seu m1 valeria muito mais dinheiro dali a alguns anos o carro foi redescoberto em 2012 e algum tempo depois levado para a canepa para restauraçao la os caras descobriram se tratar de um procar toda esta historia foi descoberta por eles e decidiram restaura lo como tal [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 119201 119200 ] o carro foi desmontado por inteiro e recebeu tantos componentes oficiais de um m1 procar quanto foi possivel isto inclui o kit aerodinamico os alargadores de para lamas as rodas que tiveram o diametro aumentado para 17 polegadas os componentes da suspensao alem dos retrovisores tambem sao originais de epoca dos m1 procar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 119238 119239 ] alguns componentes nao puderam ser encontrados como os freios e um motor m88/2 original a soluçao da canepa foi encontrar os melhores substitutos possiveis assim os freios agora sao brembo com pinças iguais as do porsche 962 e discos de 13 polegadas do porsche 935 ambos vencedores das 24 horas de le mans o motor por sua vez e o original do carro porem preparado pela vac motorsports oficina especializada em bmw que fica na filadelfia pensilvania o resultado agora o seis em linha de 3 5 litros ainda sem induçao forçada entrega impressionantes 420 cv e 49 3 mkgf de torque a transmissao manual de cinco marchas zf tambem foi recondicionada por completo os caras reconstruiram inteiramente o motor e instalaram nele um sistema de injeçao eletronica motec de epoca este fica devidamente escondido enquanto o antigo sistema de injeçao mecanica ainda que desativado foi preservado para manter o aspecto original do seis em linha boa decisao a carroceria foi pintada de azul bazalt blau — que na pratica e um cinza azulado uma cor normalmente sem graça mas que no carro certo fica matadora e e claro que este m1 e o carro certo as unicas modificaçoes na carroceria foram a instalaçao de bocais universais para o tanque de combustivel dos dois lados da carroceria e a pintura de todos os parafusos para dar a carroceria uma visual mais limpo sim este e o nivel de atençao aos detalhes dos caras [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 119206 119221 ] por dentro o aspecto original do interior de um m1 de rua foi aperfeiçoado com novo revestimento de couro e costuras cinza para combinar com a carroceria o sistema de som e moderno e a cabine recebeu uma dose extra de isolamento acustico para tornar a convivencia diaria mais toleravel agora aparentemente o carro esta a venda mas a canepa so revela o preço a reais interessados como nosso interesse e puramente platonico nos resta babar nestas imagens
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