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Esta coleção secreta de BMW clássicos é a mais incrível do planeta

Não é difícil entender porque os BMW antigos, especialmente os fabricados entre as décadas de 60 e 80 despertam tanta admiração entre os entusiastas: seu design é limpo e agradável, a tração traseira e o acerto de suspensão garantem dinâmica divertida e os motores costumam ser sonoros e vigorosos. Não é à toa que um colecionador do sul da Califórnia é dono de uma bela seleção deles — 45 carros ao todo, que documentam tão bem a evolução da BMW que a própria companhia foi dar uma conferida em seu santuário.

A produção do vídeo é tão bacana que parece um daqueles vídeos dos canais que a gente tanto gosta, como o Petrolicious, por exemplo, e não um vídeo feito por uma fabricante. Naturalmente, o cenário ajuda: um galpão lotado de clássicos da BMW, tanto modelos mais comuns quanto exemplares da divisão Motorsport e da preparadora Alpina, emana uma atmosfera incrível e o vídeo captura isto muito bem.

Os carros pertencem a um cara que a BMW chama apenas de “The Collector”, e diz que ele quer preservar seu anonimato porque não faz isto pela fama, não ganha a vida com os carros e, além disso, não é um cara que gosta de aparecer muito. Nem mesmo a localização de sua bela garagem é revelada — dizem apenas que fica em algum lugar no sul da Califórnia. Mas nos diga, francamente, não é suficiente saber que estes carros existem e, mais importante, que são usados como se deve?

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Obviamente que, tendo 45 carros à disposição, não é possível aproveitar todos eles de uma vez (seria fantástico, claro, mas ainda não inventaram uma maneira de estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo). O colecionador diz que a escolha dos carros é natural, que cada um deles é o carro que ele gostaria de dirigir em uma situação diferente, e no fim das contas seu acerto é composto por todos os carros que lhe despertam este desejo.

E quem não gostaria de abrir a porta da garagem e ser presenteado com dezenas de opções para um passeio no fim de semana? Além de clássicos absolutos, como o M3 E30 (um belo exemplar prateado com rodas BBS), há um punhado de representantes da icônica Neue Klasse dos anos 60 e 70, várias gerações de carros maiores e mais luxuosos como o Série 5 e o Série 6 e, claro, modelos preparados pela Alpina (que, como falamos aqui outro dia, fez 50 anos no fim de março), a mais tradicional preparadora BMW que existe.

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O primeiro carro da coleção foi um BMW 1602, o primeiro modelo de duas portas da Neue Klasse — um carro relativamente barato em relação aos sedãs de quatro portas, equipado com um motor de 1,6 litro e 85 cv —, e o dono diz que se arrependeu de ter modificado coisas como rodas, pintura e motor. Ele ainda mantém o carro em sua coleção (ele está na foto de abertura deste post), mas agora está restaurando outro 1602,que ele chama de “o Santo Graal”, a fim de devolver seu aspecto original e suas configurações de fábrica.

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Outra preciosidade da coleção é um BMW 700 RS, carro de corrida baseado no compacto BMW 700 — este, um carro popular com motor boxer de dois cilindros e 700 cm³ na traseira lançado em 1959.

O 700 foi uma tentativa de salvar a BMW da falência, e deu certo: apesar de ter apenas 30 cv, era leve, ágil e prático. Quase imediatamente a fabricante bávara teve a ideia de colocá-lo para correr, e o resultado foi uma vitória de Hans Stuck no campeonato alemão de subida de montanha em 1960.

O bom resultado motivou a BMW a criar uma versão de corrida ainda mais radical baseada no 700: o 700 RS tinha estrutura tubular, carroceria de alumínio com perfil aerodinâmico e visual que lembra um mini BMW 507 (este, um roadster apresentado em 1955 sobre o qual você pode ler tudo aqui). O método de construção fazia do 700 RS um carro absurdamente leve, com menos de 380 kg. Inacreditável, não?

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Só fizeram dois exemplares ainda em 1960, e o misterioso colecionador tem um deles — o chassi #1, com o qual Stuck venceu o campeonato italiano, o alemão e o austríaco de subida de montanha em 1960 e 1961. De fato, foram os últimos títulos na carreira de Stuck, que ficou conhecido como “o rei da montanha” pelo feito. Algo nos diz que este carro não costuma sair do galpão tanto quanto os outros…

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Acontece que o proprietário de todos estes carros não imaginava que um dia teria uma coleção tão incrível que, além dos 45 carros em estado de conservação impressionante, tem mais 10 carros para doar peças e um acervo completíssimo de componentes mecânicos e estéticos. A lista inclui para-choques e lanternas, cabeçotes preparados e blocos virtualmente novos, prontos para serem usados em qualquer novo projeto de restauração a ser realizado na oficina do lugar.

O mais incrível da história — além da coleção, claro — é a própria trajetória do colecionador. Se os 17 anos ele era um sem-teto, e o hoje, ele termina de gravar uma entrevista e deixa o recinto ao volante de um belo M3 E30. Mas quem é o colecionador, afinal? Como dissemos, ele diz que não quer revelar sua identidade. Contudo, provavelmente ele é um membro ativo da comunidade americana de entusiastas da BMW e facilmente reconhecido pelos amigos e colegas. Além disso, tudo indica que seja o mesmo cara do vídeo abaixo, que foi feito pelo Petrolicious em 2013 e dá destaque a dois modelos da Alpina, baseados no Série 6 E24.

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O visual da garagem, alguns dos carros e a voz do cara denunciam sua identidade. Além disso, enquanto no vídeo do Petrolicious ele também não revela seu nome ou localização, alguns comentaristas no YouTube o reconhecem como “The Collector”. Apesar do anonimato ele mostra seu rosto, e torna a dizer que não faz o que faz pela fama ou pelo reconhecimento, mas simplesmente porque adora os clássicos da BMW e quer inspirar outros entusiastas a começarem suas coleções e a preservar os exemplares que existem, que estão cada vez mais raros. Os carros e os entusiastas.