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Esta deve ser a Ferrari mais bizarra já construída – conheça a 330 GT Navarro Speciale

A simples menção do nome Ferrari evoca imagens de belos esportivos, com curvas perfeitamente delineadas e aquela elegância típica dos carros italianos. Isso geralmente é verdade, a menos que você esteja falando da Ferrari 330 2+2 Speciale, que por acaso, é esse carro esquisito aí na foto acima. Seja sincero, você esperaria isso da Ferrari?

A resposta provavelmente é não. E você não está errado. Felizmente, a Ferrari jamais pensou em produzir algo tão bizarro como esse coupé/shooting brake. Quem fez isso foi um cara chamado Norbert Navarro.

Esta Ferrari veio ao mundo como uma 330 GT 2+2 1966 de segunda série. Com quatro lugares e um V12 de 300 cv que a levava aos 100 km/h em 8 segundos, ela é uma ancestral direta da atual FF. Veja só como ela era antes de ser transformado por Navarro:

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Mas isso mudaria em 1969, quando Norbert Navarro, um italiano proprietário de boates, a comprou de seu primeiro proprietário, um investidor italiano chamado Attilio Monti que vivia em Bolonha. Logo após comprar o carro, Navarro começou a explorar as possibilidades de modificar o desenho criado pela Pininfarina para transformar a 330 GT 2+2 em algo mais exclusivo. Algo que só um dono de baladas poderia ter, quem sabe.

Para isso ele contou com a ajuda de Piero Drogo, um ex-piloto que tornou-se carrozziere e fundou a Carrozzeria Sports Cars. Na época, Drogo já tinha alguma fama pela Itália por suas conversões de modelos como as 250 GT, 250 LM e, talvez a mais famosa delas, a 250 GT SWB “Breadvan”. Juntos, Navarro e Drogo chegaram ao desenho daquela que passou a ser conhecida como Ferrari 330 GT 2+2 Navarro Speciale.

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A conversão modificou praticamente todos os paineis da carroceria, com exceção das portas e do teto, e adotou elementos de design vistos em carros conceito da época. O belo capô ladeado pelos faróis elevados ganhou um bico baixo, ao mesmo nível dos para-lamas, com um estilo que lembra vagamente um stock car da Nascar dos anos 1970, com os faróis integrados à grade dianteira. As janelas traseiras permaneceram iguais, mas as colunas C foram alongadas, assim como toda a traseira, dando ao carro um balanço traseiro ainda maior do que o original.

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A modificação mais bizarra contudo, foi a traseira. Apesar das colunas C alongadas, que dão ao carro a aparência de um fastback longo, elas formam apenas barbatanas elevadas. Mantendo o vidro na posição quase original e a tampa do porta malas como a de um três-volumes.

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O carro talvez tivesse um melhor desempenho aerodinâmico — uma vez que esta era uma das especialidades de Piero Drogo —, mas parece que Navarro não gostou muito do resultado final. Em 1971, apenas três anos depois da modificação, ele acabou vendendo sua Ferrari exclusiva a um cliente do outro lado do Atlântico: a concessionária de Luigi Chinetti, o famoso distribuidor da Ferrari nos EUA.

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Nos EUA, a Ferrari “Navarro Special” passou pelas mãos de três proprietários ao longo 30 anos seguintes, e também acabou modificada nesse período. Vários detalhes de acabamento externo foram removidos, a pintura dourada deu lugar ao tradicional vermelho, e os faróis foram substituídos por modelos retangulares, bem parecidos com os da 288 GTO.

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Somente em 2004, quando foi vendida ao seu atual proprietário, ela passou por uma restauração completa e retornou ao seu estado original, como no dia em que saiu da Carrozzeria Sports Cars em 1969, além de ser documentada pelo historiador e especialista em Ferraris clássicas, Marcel Massini. Agora, ela será leiloada pela Gooding & Company no Concours D’Elegance Pebble Beach no próximo fim de semana, por um valor estimado entre US$ 400.000 e US$ 600.000.

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[ Fotos: Gooding & Co. ] 

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