uma das maneiras mais eficientes de se mudar totalmente a cara de um carro e trocar suas rodas da mesma forma que a roda certa pode melhorar consideravelmente o visual de um modelo um jogo de rodas mal escolhido pode arruinar todo o look nao ha evidencias cientificas disto mas voce provavelmente concorda existem milhares de desenhos diferentes de rodas por ai para escolher e certamente ao menos uma delas vai ficar perfeita no seu carro assim como existem diferentes metodos de fabricaçao de rodas como a usinagem a forja e a estampagem no caso das rodas de aço ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] as fabricantes sempre procuram formas de otimizar o processo experimentando novos materiais e tornando a manufatura de rodas mais rapida barata e eficiente tanto que hoje em dia podemos ate comprar rodas de fibra de carbono ou carros equipados com elas algo que ainda nao era realidade em 2014 quando começamos o flatout por exemplo [gt40 content search= supercarro widget= 1 ] pois agora a hre uma das mais conhecidas fabricantes de rodas aftermarket do planeta que especializou se em rodas exoticas com visual intrincado e materiais de ponta muito populares entre os donos de supercarros apresentou a primeira roda de titanio impressa em 3d a hre3d+ a impressao tridimensional e vista como uma das tecnologias mais promissoras da atualidade impressoras 3d podem ser utilizadas para reproduzir componentes em larga escala com muito mais velocidade e precisao e tambem possibilitam a obtençao de formas mais complexas e a alteraçao imediata de um projeto modificando os parametros do arquivo e possivel imprimir replicas em escala e produzir itens sob medida de forma muito mais pratica um bom exemplo disto sao as proteses impressas em 3d pois cada uma delas pode ser fabricada sob medida para cada usuario sem a necessidade de trocar equipamentos e moldes da mesma forma o titanio e uma especie de santo graal na industria das rodas e um metal leve rigido e resistente a corrosao alem de proporcionar um acabamento bastante interessante aos componentes feitos com ele o grande problema e o custo de manuseio agora as mesma propriedades que tornam o titanio tao eficaz em resumo baixa densidade e alta resistencia tornam seu processamento demorado trabalhoso e caro e preciso primeiro transformar o metal bruto em uma peça porosa a chamada esponja de titanio depois quebra lo em partes menores ou mesmo transforma lo em po derreter estas partes e a partir do titanio derretido formar o componente desejado alem disso atraves deste processo o desperdicio de material chega a 90% ou seja para produzir 1 kg de titanio processado sao necessarios 11 kg de titanio bruto e ai que entra a impressao em 3d o po de titanio e colocado na impressora derretido por um feixe de eletrons que aumenta a temperatura de forma praticamente instantanea e despejado em camadas para formar o componente no formato desejado de forma similar ao que se faz com o composto plastico utilizado pelas impressoras 3d comuns a grande sacada e que alem de tornar o processo mais rapido a impressao 3d em titanio e um metodo aditivo de manufatura que adiciona materia prima para dar forma a peça [youtube id= 9f2fmizxw5m width= 620 height= 350 ] geralmente a hre produz suas rodas atraves da usinagem que e um metodo subtrativo ou seja retira o excesso de materia prima para obter a forma desejada para fazer uma roda de titanio porem tal metodo e inviavel pelas ja citadas razoes custos tempo e desperdicio no entanto ao aplicar um metodo aditivo como a impressao em 3d a maior parte dos problemas e resolvida e ainda ha um bonus [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] primeiro o desperdicio e muito menor de 90% para 5% do material bruto o que sobra sao apenas os suportes temporarios para a peça pense em uma daquelas miniaturas de montar da revell segundo o tempo o feixe de eletrons leva apenas alguns segundos para atingir o ponto de fusao do titanio o bonus e a possibilidade de colocar em pratica elementos de design muito mais complexos que seriam impossiveis atraves de metodos como a usinagem por exemplo a nova roda da hre chamada hre3d+ por exemplo possui raios entrelaçados e bordas vazadas executadas com precisao milimetrica o primeiro jogo impresso apresentado ontem 13 consiste em um par de rodas de 20x9 polegadas e um par de rodas de 21x12 1 polegadas e foi instalado em um mclaren p1 o desenho delas e tao cheio de detalhes que acaba chamando mais a nossa atençao do que o proprio o hipercarro hibrido de 916 cv como o maquinario atual possui limitaçoes no tamanho em que as peças sao produzidas foi necessario dividir a roda em seis elementos os cinco raios e a porçao central impressos individualmente depois ele foram unidos com parafusos de titanio que tambem foram usados para instalar o miolo da roda em um aro de fibra de carbono a hre nao divulgou o peso das rodas mas ja adiantou que futuramente sera possivel imprimir a roda toda em uma unica peça tornando o processo de manufatura ainda mais eficiente a unica questao ainda e o custo a principio a roda hre3d+ e uma demonstraçao tecnica mas a fabricante diz que esta trabalhando para tornar possivel em um futuro proximo a produçao em massa de rodas de titanio da mesma forma que aconteceu com as rodas de fibra de carbono certamente e questao de tempo
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