via de regra nas lanchas a forma costuma seguir muito mais a funçao do que ser seguida por ela claro ha elementos de design diferentes em cada modelo mas a forma basica das lanchas e quase sempre a mesma e por isso que estamos falando que esta lancha com motor ferrari e desenho inspirado nos antigos carros de corrida da scuderia e uma das coisas mais bonitas que ja vimos como e que passamos tanto tempo sem conhece las [gt40 content search= ferrari widget= 1 title= ferrari no gt40] na verdade lancha sequer e o termo correto trata se de um hidroplano especie de barco que literalmente plana sobre as aguas fazendo contato com a superficie apenas pelos lemes e pela helice o restante do casco apenas toca a superficie por navegar desta forma os hidroplanos sao muito mais velozes que as lanchas comuns nos anos 60 era comum que se disputasse corridas com hidroplanos e a velocidade atingida nao raramente superava os 200 km/h foi um entusiasta italiano destas lanchas guido manzino quem em 1957 encomendou ao estaleiro san marco de milao uma dos mais requisitados da italia um hidroplano com motor ferrari ele mesmo foi atras do motor um v12 de 4 5 litros vindo de uma legitima ferrari de corrida isto ficava claro no desenho da carroceria de fibra de vidro instalada sobre o casco de madeira naquela epoca fibra de vidro era a ultima palavra em construçao de veiculos mas ou menos como a fibra de carbono e hoje a san marco foi uma das pioneiras da utilizaçao de fibra de vidro em hidroplanos aproveitando que o material era mais leve que o aluminio usado na maioria das vezes o carro que cedeu seu motor ao san marco v12 porem nao era um monoposto e sim um cupe a ferrari 375mm que participava do wsc de 1953 e fez sua estreia nas 24 horas de le mans naquele ano sua ultima corrida foi a carrera panamericana de 1953 na qual o carro bateu a mais de 280 km/h e so deixou intacto o motor projetado por aurelio lampredi com comando simples nos cabeçotes duas valvulas por cilindro e tres carburadores o v12 de 4 5 litros era capaz de girar a mais de 7 000 rpm e produzir 345 cv no hidroplano o motor ficava na dianteira sob o capo e movia a helice diretamente atraves de um arvore de transmissao ligada diretamente ao virabrequim note que ele nao tem uma alavanca de cambio no cockpit a helice girava na mesma velocidade do motor que em sua nova aplicaçao chegava a no maximo 6 600 rpm com isso a potencia ficou 5 cv menor [youtube id= eeoek1jbnwa width= 620 height= 350 ] a madeira tambem nao era qualquer madeira era mogno solido no casco e na estrutura e compensado naval na estrutura da carenagem de fibra o desenho aerodinamico da embarcaçao ajudava a dianteira a levantar a parte traseira do casco entao pressionava a agua para baixo e para a frente como o barco ficava inclinado a agua acabava ajudando a empurrar a parte da frente do casco para cima quanto mais rapido o hidroplano ia mais o casco se levantava ate planar sobre a agua este e o principio de funcionamento de todo hidroplano ate hoje embora atualmente eles tenham turbinas e sejam capazes de passar dos 500 km/h em competiçoes de velocidade no caso do san marco o que impressiona e como o barco consegue desempenhar sua funçao tao bem e ainda ser tao bonito suas formas sao tao bem resolvidas e atemporais que ele ate poderia ser confundido com um hidroplano moderno caso o interior tivesse acabamento em plastico fibra de carbono e couro em vez de madeira e metal e atemporal e irretocavel o comprimento de fora a fora loa ou length overall e de 5 4 metros enquanto a largura ou boca em termos nauticos era de 2 5 metros o san marino v12 pesa 800 kg e seu motor de 345 cv e capaz de leva lo ate os 220 km/h de velocidade maxima manzino costumava deixar seu hidroplano no lago de como em milao uma das locaçoes mais glamourosas da italia onde ficava o iate clube que frequentava ele usava pouco o veiculo nunca por mais de 15 minutos e so participou de uma corrida nao demorou muito para que em 1969 manzino vendesse o san marco v12 a um jovem entusiasta chamado dody jost que mandou restaura lo por completo ha alguns anos o hidroplano foi inspecionado por oficiais da ferrari classiche divisao da companhia responsavel por preservar e autenticar modelos historicos eles conferiram a procedencia do motor e o san marco v12 recebeu o selo de aprovaçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] dito isto ele nao foi o primeiro hidroplano com motor ferrari antes dele em 1953 a italiana timossi criou o arno xi hidroplano de corrida que tambem usava um v12 ferrari de 4 5 litros nao vindo de um carro de corrida batido mas comprado novo e preparado com um aumento na taxa de compressao para chegar aos 385 cv mais tarde dois superchargers foram adicionados a para que a potencia chegasse a cerca de 600 cv o motor era capaz de girar a ate pouco mais de 7 000 rpm mas diferentemente do que foi feito com o hidroplano da san marco a helice era ligada a uma caixa de cambio e com isto girava a 10 000 rpm o timossi ferrari arno xi tambem tinha casco de madeira e carroceria de fibra de vidro embora nao parecesse tao futurista e moderno quanto o san marco v12 tambem era feito de forma artesanal com pintura rosso corsa e emblemas genuinos alem de um interior que poderia ter saido de qualquer ferrari de corrida da decada de 50 mesmo a preparaçao do motor foi acompanhada pela ferrari atraves de stefano meazza engenheiro chefe da scuderia em 1953 que supervisionou as modificaçoes em outubro de 1953 o timossi ferrari arno xi foi levado para um lago na lombardia onde com achille catoldi no comando atingiu os 241 km/h com isto superava por uma boa margem o recorde anterior de 226 km/h em 1958 castoldi vendeu o arno xi a outro entusiasta italiano chamado nando dell orto ele seguiu usando o barco em eventos de velocidade mas aposentou se em 1968 deixando o hidroplano guardado em uma antiga fabrica de papel em milao la a lancha ficou guardada ate o inicio dos anos 90 quando trocou de maos mais uma vez em 2004 o hidroplano foi completamente restaurado por seu entao novo dono a estrutura do casco de mogno foi refeita incluindo o subchassi de metal; a carroceria teve a pintura removida e depois aplicada novamente e o interior foi todo revisado para ficar totalmente fiel ao que era na decada de 50 [youtube id= wg78mstjss0 width= 620 height= 350 ] leiloado pela rm sotheby s em 2012 durante um evento em monaco o arno xi arrecadou nada menos que € 868 mil o que da o equivalente a r$ 3 3 milhoes em valores atuais
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