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Car Culture

Esta monstruosidade é um Fiat 500 com motor V12 de Lamborghini Murciélago

Com seu motor traseiro, espaço interno bem aproveitado, visual simpático e preço baixo, o Fiat 500 ajudou a colocar a Itália sobre rodas. Depois de tantos anos de serviços prestados, pelo menos um deles merecia um destino mais, digamos, empolgante. E ele se transformou em um Lamborghini Murciélago.

Na verdade, está mais para um Lamborghini Murciélago transformado em Fiat 500. A loucura é de autoria da Oemmedi Meccanica, uma oficina e restauradora mantida por uma família ao sul de Roma, na Itália. E eles são doentes — no melhor sentido da palavra.

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O pessoal do Speedhunters foi conferir de perto o trabalho inacreditável feito por estes caras — mais especificamente, as transformações que eles gostam de fazer no 500. Além dos exemplares originais entregues a seus cuidados, a Oemmedi gosta de dar vida a criações como o carro abaixo, um 500 com motor Porsche boxer de seis cilindros. O carro cinza escuro ali atrás? Motor Ferrari V8.

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Mas a maior demonstração de insanidade dos italianos é mesmo o 500 com mecânica de Lamborghini Murciélago. Na verdade, como já dissemos, trata-se de um Murciélago extremamente modificado sob a carroceria de um 500, que também sofreu alguns “ajustes”. O trabalho consistiu em utilizar praticamente todos os componentes que fazem o Murciélago funcionar, redimensionar algumas coisas  e fazer tudo trabalhar junto sob uma carroceria tão pequena. Sendo assim, o que eles fizeram foi diminuir o entre-eixos e as bitolas, e aumentar a carroceria de um 500, chegando a um equilíbrio bastante interessante.

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Para instalar as vísceras taurinas, o carro ganhou para-lamas estupidamente maiores e caixas de roda deslocadas para as extremidades, ficando mais largo e comprido, e a lateral ganhou alguns vincos que remetem às linhas do Murciélago — tudo em metal, nada de fibra ou massa aqui. O motor, que fica atrás dos dois ocupantes, está espremido entre as rodas traseiras e torres de suspensão, e a caixa manual de seis marchas do Lambo está ali, escondida em algum lugar — bem como os radiadores de água e óleo. Os vidros traseiros todos podem ser removidos para checagem e manutenção do motor.

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O interior foi feito usando um painel sob medida e todos os instrumentos e a coluna de direção do Murciélago. Note o conta-giros no meio do volante — o mais legal é que o volante vira, e o conta-giros não. Não deve ter sido muito fácil, mas economiza espaço e mantém o que é importante sempre à vista do piloto.

Piloto, sim, porque para domar algo tão irresponsavelmente potente e pequeno — são 580 cv a 7.500 rpm e 66 mkgf de torque a 5.400 rpm — você precisa saber o que está fazendo. Para parar tudo isso, os freios originais do Murciélago foram mantidos. Os pneus 245/35 (frente) e 335/30 (traseira), que calçam rodas de Diablo, mantém o carro no chão, com a ajuda da tração integral. Não queremos nem imaginar como seria se o carro tivesse tração traseira…

Muitos ficariam tristes em saber que um Murciélago e um 500 tiveram que morrer para que esta ode à loucura sobre rodas pudesse nascer, mas nós, não. O que a gente quer é mais projetos malucos como este.

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[Speedhunters]