Australianos. Isso automaticamente explica o que você vai assistir no vídeo deste post: uma serra capaz de fatiar troncos de mais de meio metro de diâmetro (550 mm de Agonis Flexuosa, árvore típica do oeste australiano) em 2,4 s como se fosse um bloco de manteiga, acompanhado de uma trilha sonora digna de uma pista de arrancada da NHRA. É absolutamente desnecessário e tremendamente divertido.
Há uma série de razões pelas quais o pessoal da Whitlands Engineering decidiu usar o V8 253 de Holden, a Chevrolet dos aussies. Primeiro, porque é um motor muito compacto – com apenas 4,14 litros de deslocamento e 55 cm de largura, este V8 pesa apenas 208 kg com todos os seus acessórios: alternador, hélice da ventoinha, volante e motor de arranque. Outra razão: força de brutamontes em baixas rotações – estamos falando de 36,2 mkgf de torque a só 2.400 rpm. Para completar, é um motor extremamente robusto e superdimensionado, que foi projetado para equipar modelos médios como o LH Torana e full sizes de luxo, como o Holden Statesman.
Na foto acima, dá pra ter uma noção do quanto que o conjunto é compacto pelo tamanhinho dos coletores de escape e pela forma como o filtro de ar esportivo, mesmo sendo compacto, fica “cabeçudo” no topo da admissão. Quer ouvir a música de um V8 253 preparado para girar muito? Segura essa:
A receita da Whitlands foi simples: pegaram este V8 253 (sem preparação – é importante ter força em baixa!), colocaram escapes diretos ao melhor estilo drag race e adaptaram uma espécie de diferencial com relação direta para converter o eixo do movimento em 90º à direita. A empresa fez esta serra joselítica com a intenção de viralizar sua marca – a especialidade da Whitlands não é construir serras com motor V8 para bogans (rednecks australianos) brincarem de uma mistura de powerlifting com arrancada, mas sim, fornecer equipamentos de serralheria em largo escopo – de uso doméstico ao industrial.
[ Dica do post: Raphael Zanetti / AstolphoGM6 e mais um punhado de gearheads! ]