quando pensamos no ford gt40 e em sua invejavel historia nas pistas especialmente nas 24 horas de le mans e a imagem de um carro de corrida que vem a mente no entanto na decada de 1960 a ford criou uma versao exclusiva para as ruas com alguns detalhes diferentes que dao outra cara para o carro e o transformam em um dos superesportivos mais fantasticos que ja existiram o gt40 mkiii e nos vamos dizer por que com a ajuda destas fotos trata se do primeiro prototipo do ford gt40 mkiii o chassi xp130/1 sua historia e a seguinte enquanto o gt40 de corrida brigava por vitorias no campeonato mundial de endurance a ford decidiu transforma lo em um carro de rua a fim de tentar recuperar ao menos parte do investimento no carro de corrida gt40 mki de rua e nem e o carro mais impressionante deste post mas este carro nao era o mkiii era uma versao de rua do ford gt40 mki que ainda tinha motor v8 small block de 289 pol³ fabricada pela ford advanced vehicles divisao britanica da marca criada especialmente para produzir o gt40 ele tinha volante do lado direito e cambio a direita tambem interior um pouco menos depenado e pintura sem patrocinadores no mais ainda era um carro de competiçao com extintor de incendio bancos desconfortaveis e manometros que so eram necessarios em condiçoes de uso extremas como uma corrida de 24 horas o interior do gt40 de rua segundo a maioria das fontes cerca de 84 carros foram feitos nesta configuraçao todos com volante do lado direito ate mesmo os exemplares destinados aos eua depois de terminar o desenvolvimento do gt40 mkii com motor de big block de sete litros a ford advanced vehicles foi vendida a john wyer designer e engenheiro que trabalhou no projeto inicial e foi um dos maiores responsaveis por transformar o gt40 em um campeao das pistas o motivo a ford pretendia diminuir o envolvimento dos britanicos no carro de corrida tornando o gt40 um carro mais americano [youtube id= tdp9aq57vww width= 620 height= 350 ] john wyer nao se abalou pelo contrario ele aproveitou a oportunidade para transformar o gt40 em um carro de rua e fazer do seu jeito para começar ele deu ao carro uma nova carroceria projetada para facilitar a homologaçao do esportivo para as ruas e torna lo mais pratico ate onde um esportivo derivado de um carro de corrida pode se lo a dianteira tinha farois que ficavam mais longe do chao e eram circulares cobertas por uma lente de acrilico transparente havia farois auxiliares onde o carro de corrida tinha entradas de ar e pequenos para choques cromados que em ingles se chamam bumperettes a traseira era mais longa mas nao por questoes de aerodinamica e sim para permitir que o gt40 mkiii acomodasse alguma bagagem o porta malas era na verdade uma caixa de metal que ficava atras do motor sob a tampa traseira e seu tamanho deveria ser suficiente para levar uma valise nao muito grande e um casaco as tiras de couro que suspendem a tampa traseira enquanto aberta sao um toque muito elegante e um elo direto com o automobilismo das decadas de 1950 e 1960 elas aparecem muito servindo como travas de capo nos carros de corrida da epoca alias os detalhes cromados e as rodas raiadas do tipo knock off voce usava um martelo de chumbo forrado com couro para remover as porcas como explicamos neste post dao ao gt40 um visual bem mais classudo que nao deve em absolutamente nada ao lamborghini miura por exemplo em termos de design e o miura e considerado por muita gente o carro mais bonito de todos os tempos e claro que ao abrir a tampa do motor voce tambem se deparava com o motor para o mkiii wyer optou por um v8 small block de 289 pol³ 4 7 litros algumas fontes dizem que era uma versao amansada do motor do gt40 mki capaz de entregar cerca de 340 cv outras dizem que se trata exatamente do mesmo v8 encontrado no mustang shelby gt350 capaz de entregar 310 cv em todo caso o gt40 mkiii era capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de 5 5 segundos e tinha velocidade maxima de 265 km/h repare que o coletor de escape tambem e mais simples com dutos cromados brotando das laterais do motor em parte por causa do porta malas dividindo espaço com o v8 nao e como o bundle of snakes pintado de branco usado no mki mas e belissimo repare que a coluna c e vazada levando ar fresco para os carburadores o mesmo pode ser visto no novo gt de forma muito mais extrema e por uma razao diferente como explicamos aqui abra a porta e de uma boa olhada no interior do carro note como ficou muito mais habitavel com acabamento bem mais caprichado de couro e um painel de instrumentos mais refinado e melhor acabado e repare como a alavanca de cambio agora fica no tunel central e que o volante esta do lado esquerdo alem do prototipo foram fabricados sete exemplares do gt40 mkiii em 1967 e 1968 sendo que quatro deles tem volante a esquerda claro o carro nao foi projetado do zero para ser usado nas ruas ou mesmo para ter duas pessoas a bordo por isso os dois bancos que parecem bem mais confortaveis ficam muito proximos o mesmo ocorre alias no novo ford gt por questoes aerodinamicas a cabine tem formato de gota e o espaço interno e bem reduzido para melhorar o conforto o mkiii tambem teve a geometria da suspensao revista ganhando amortecedores com maior curso e menos carga e por consequencia ficando um pouco mais macia os pneus no caso deste carro sao um jogo de goodyear blue streak e bem provavel que nao sejam de epoca e sim reproduçoes feitas sob licença o pneu blue streak no compartimento dianteiro que tambem abriga o radiador atras da placa olhe por baixo do capo e repare nos dutos de escoamento nos eua quem fabrica estes pneus e a kelsey tire que usou um pneu nos new old stock termo usado para componentes de epoca que foram preservados sem uso ate hoje como referencia para reproduzir com perfeiçao o aspecto geral as medidas e as riscas do original sao pneus diagonais nao aprovados pelo departamento de transporte dos eua mas podem ser comercializados e instalados em replicas e classicos nos eua o fabricante frisa que sao pneus improprios para uso em rodovias por nao atenderem aos padroes modernos de segurança porem estao entre os mais indicados para quem quer preservar o visual period correct em um carro como este foi esta a preocupaçao da britanica jd classics oficina e concessionaria britanica especializada em carros antigos de alto nivel o mkiii foi restaurado por eles ha alguns anos buscando o maior nivel de originalidade possivel e ate desfilou no concours d elegance pebble beach do ano passado ele nao esta a venda e provavelmente jamais estara mas ao menos temos estas fotos para admirar todas elas tem pelo menos 2 000 pixels de largura e deverao dar otimos wallpapers ja e alguma coisa nao
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