em 2015 o bmw serie 3 esta completando 40 anos de estrada em homenagem a essas quatro decadas ja contamos como um funcionario da bmw criou a serie 3 touring sozinho nos fins de semana e vimos um m3 e30 com o coraçao v10 do antigo m5 agora inspirados por uma pergunta do dia do jalopnik us decidimos fazer uma seleçao com as melhores versoes da historia do serie 3 veja quais sao alpina b6 e21 1978 a alpina como ja contamos por aqui e mais do que uma mera preparadora de modelos da bmw ela e uma fabricante e seu modelo mais interessante baseado no serie 3 de primeira geraçao a e21 foi o b6 o serie 3 nasceu em julho de 1975 com as versoes 316 1 6 318 1 8 e 320 2 0 todas com motores de quatro cilindros m10 foi no salao de frankfurt de 1977 que surgiriam as primeiras versoes com motores de seis cilindros todos m20 a propria 320 que mantinha a cilindrada do motor m10 ou seja 2 litros 1 991 cm³ mais exatamente e passou a ser chamada de 320/6 e a 323 versao mais potente da linha com um m20 2 3 ele rendia 145 cv o que a alpina fez foi pegar o 323 de duas portas e colocar nele o motor m30 do 528 com 2 788 cm³ foram acrescentados pistoes forjados mahle as camaras de combustao foram modificadas e um sistema de injeçao eletronica zenith pierburg dl a potencia subiria de 179 cv do motor m30 original ja bem mais bravo do que o m20 2 3 para 200 cv a velocidade maxima do carro passou de cerca de 190 km/h para mais de 220 km/h o 0 a 100 km/h era tarefa cumprida em 7 2 segundos em setembro de 1981 ele teria um sutil ganho de potencia 18 cv com o qual ele melhoraria suas marcas para 229 km/h de maxima e 0 a 100 km/h em 7 s foram produzidas apenas 533 unidades ate 1983 por que e especial porque o m3 so apareceria em 1986 sem motor seis cilindros que so surgiria no e36 em 1992 de certo modo este cara o antecipou em quatorze anos bmw 333i e30 1986 os bmw começaram a ser fabricados na africa do sul em 1968 e tinha uma divisao de automobilismo por la tambem em 1986 ela foi responsavel pelo nascimento do 333i um serie 3 com o mesmo seis cilindros de um serie 7 o e23 733i disponivel so com duas portas a versao tinha o motor m30 de 3 210 cm³ e contou com uma ajudinha da alpina quem quisesse comprar um tinha de escolher entre ar condicionado ou direçao hidraulica nao dava para ter os dois sob o capo com 197 cv a 5 500 rpm e 29 1 mkgf a 4 300 rpm ele tinha cambio manual de cinco marchas e um diferencial de escorregamento limitado os freios usavam discos ventilados de 296 mm da alpina e havia a opçao de abs apesar de menos potente do que o primeiro alpina b6 e21 ele tinha desempenho melhor com maxima de 228 km/h e 0 a 100 km/h em 7 4 s so 204 deles foram fabricados o que faz dele objeto de disputa entre colecionadores bmw 325ix e30 1986 o primeiro serie 3 com traçao nas quatro rodas surgiu em 1986 morreu com o surgimento da terceira geraçao a e36 em 1991 e so voltaria com a quarta a e46 sete anos depois vinha com motor de seis cilindros m20 2 5 de 171 cv e tambem se tornou raridade o que o distinguia dos demais eram alargadores de para lama e saias laterais veja este exemplar restaurado pelo proprio dono [youtube id= wo3frxbux00 width= 600 height= 350 ] por ser raro e pioneiro tambem e o tipo de carro que merece cuidados como mostra este site com a restauraçao completa de um exemplar bmw 320is e30 1987 o primeiro m3 surgiria em 1986 mas a legislaçao de alguns paises impedia sua chegada como portugal e italia nestes dois europeus que cobravam mais taxas de motores acima de 2 litros a opçao foi criar o 320is a jogada foi pegar o motor s14 do primeiro m3 com 2 3 litros e diminui lo para 1 990 cm³ com uma reduçao do curso dos pistoes de 83 8 mm para 72 6 mm a potencia caiu de 200 cv a 6 750 rpm para 195 cv a mesma rotaçao era um lobo em pele de cordeiro ja que mantinha quase tudo do m3 como a transmissao getrag 265 a dogleg que tinha a 1ª e a 2ª marcha invertidas e diferencial de deslizamento limitado a suspensao usava barras estabilizadoras na dianteira e na traseira com a especificaçao sportfahrwerk a exemplo do m3 e o painel de instrumentos tambem era o mesmo do modelo m vendida por apenas tres anos a versao teve 3 749 exemplares sendo 1 206 de sedas e 2 542 de modelos de duas portas virou item de colecionador alpina b6 e30 1987 a bmw ainda nao havia dado motores de seis cilindros ao m3 e a alpina ja estava em seu segundo b6 que saiu com motores 2 8 e 3 5 na segunda geraçao do serie 3 o mais digno de nota foi o b6 3 5 s produzido de novembro de 1987 a dezembro de 1990 com apenas 62 unidades produzidas neste tempo sobre a base do m3 a alpina colocou o motor m30b35 de 3 430 cm³ modificado e rebatizado de b10/2 com isso sua potencia saia de 211 cv para 261 cv com 35 3 mkgf com isso ele chegava aos 100 km/h partindo da imobilidade em 6 4 s atingia 250 km/h bmw m3 evolution i e ii e30 1985 e 1988 para poder participar de competiçoes a bmw tinha de lançar versoes de rua em numero suficiente para a homologaçao como eles tinham de seguir o que os carros de pista apresentariam em aerodinamica e tamanho de motor surgiram os m3 evolution i e ii o i nasceu como resposta a mercedes benz que lançou o 190e 2 3 16 cosworth para poder competir no grupo a de turismo foi criado em 1985 o ii tinha motor mais forte com 220 cv a 6 750 rpm com catalisador a potencia cai para 215 cv em vez dos 195 cv regulamentares a receita para isso era um comando de valvulas mais bravo taxa de compressao mais alta de 11 1 em vez de 10 5 1 volante mais leve modulo eletronico recalibrado e cabeçote com fluxo de ar melhorado tambem tinha detalhes interessantes como vidros laterais e traseiros mais finos para poupar peso rodas maiores de aro 16 e sete polegadas de largura entradas de refrigeraçao dos freios no lugar dos farois de neblina spoiler frontal maior novo spoiler traseiro tampa de porta malas mais leve e diferencial mais longo foram feitas so 501 unidades cupes e conversiveis entre março e junho de 1988 bmw m3 lightweight e36 1995 tambem chamado de ltw o lightweight nasceu em 1995 e tinha o objetivo de ser leve como seu nome denuncia por isso ele vinha sem radio ainda que contasse com a fiaçao necessaria para instala lo alem dos alto falantes e tambem nao trazia ar condicionado bancos de couro caixa de ferramentas ou teto solar as portas tem folhas de aluminio e nao ha manta acustica sob o capo no porta malas so carpete sem feltro o isolamento do assoalho e mais fino e os carpetes do interior sao mais finos com isso tudo ele pesava 91 kg menos do que um m3 comum so os motores mais potentes da linha escolhidos a dedo foram selecionados nao havia limitador de velocidade maxima o diferencial era de 3 23 1 em vez de 3 15 1 do modelo normal a suspensao era mais esportiva e firme rodas forjadas de aro 17 com 7 5 polegadas de largura na dianteira e 8 5 polegadas na traseira e pneus 235/40 r17 [youtube id= nowebhyetb0 width= 620 height= 350 ] de aparencia todas as cerca de 120 unidades fabricadas eram da cor alpine white com emblemas motorsports na parte dianteira esquerda e traseira direita do carro calcula se que apenas 116 foram vendidos a clientes comuns bmw m3 evolution imola individual e36 so 250 unidades desta versao foram fabricadas 200 para a europa e 50 para o reino unido tambem chamado de m3 gt2 ele tinha esse nome por conta da combinaçao de cores do interior e da carroceria pintado de vermelho imola ele tinha bancos de couro nappa com amaretto na cor vermelho imola na parte tecnica ele era apenas um m3 1996 com cambio manual de seis marchas vinha com airbags laterais aerofolio gt class ii spoilers dianteiros laterais class ii bancos eletricos e rodas de liga leve de raios duplos bmw 323ti compact sport e36 antes de serie 1 quem quisesse comprar um bmw mais em conta tinha apenas uma opçao o serie 3 compact a versao hatchback mas nao e apenas por isso que ela consta aqui da nossa lista mas principalmente por conta da versao 323ti sport compact um hatch com motor de seis cilindros 2 5 1 255 kg traçao traseira e 170 cv a disposiçao era diversao garantida alem do motor ele tambem era equipado com os para choques rodas e volante motorsport semelhantes ao do m3 com algumas unidades rodando pelo brasil ele nao vendeu tao bem quanto poderia por aqui azar de quem desprezou a chance de ir de 0 a 100 km/h em 7 8 s e de ter um carro pequeno capaz de chegar aos 230 km/h se achar um inteiro por ai olhe para ele com outros olhos bmw m3 csl e46 2004 o coupe sport leichtbau pegou pesadissimo na reduçao de peso inteligente era 110 kg mais leve que o m3 comum graças ao uso intensivo de cfrp em partes da carroceria como o teto e ate mesmo em elementos estruturais o foco estava em diminuir o peso de partes estrategicas o teto por exemplo tirou so 7 kg do peso total mas tornou o centro de massa do veiculo mais baixo alem de menos sujeito a torçoes os vidros laterais mais finos tambem tinham essa intençao boa parte do isolamento acustico do carro foi removido assim como bancos com ajuste eletrico e sistema de navegaçao voce ate poderia pedir de graça ar condicionado e sistema de som mas o carro vinha de serie sem eles alem da carroceria o motor s54 do csl tinha 361 cv a 7 900 rpm em vez dos 343 cv de praxe o segredo foi comando de valvulas mais bravo entrada de ar maior com coletor de cfrp coletor de exaustao reformulado e valvulas de escape diferentes o cambio era apenas o smg ii um sequencial de competiçao ele tambem era oferecido no m3 comum mas o do csl tinha um atuador mais rapido que efetuava trocas em 0 08 segundo na suspensao molas e amortecedores de competiçao foram adotados assim como uma direçao com relaçao mais baixa 14 5 em vez de 15 4 1 do m3 de serie os freios tinham discos maiores tanto na dianteira quanto na traseira o kit aerodinamico adotado pelo modelo aumentava sua sustentaçao negativa em 50% vendido apenas nas cores metalicas silver grey e black sapphire ele teve 1 400 unidades produzidas e apenas no modelo 2004 bmw 330i motorsport e46 ele nao tinha o mesmo motor de 343 cv do m3 contentava se com 231 cv a 5 900 rpm mas vinha com suspensao esportiva e cambio manual de seis marchas — ou com cambio automatico de cinco marchas com ajuste mais arisco que o do modelo comum em outras palavras voce tinha um carro esportivo a paisana em um pais que penaliza quem ama esportivos cobrando seguros proibitivos o 330i motorsport merece um carinho especial e e por isso que ele esta em nossa lista bmw m3 gts e92 a versao gts do m3 e92 começou a ser vendida na alemanha em maio de 2010 sua maior vantagem nao era nem o motor v8 4 4 de 450 cv o do m3 comum era 4 0 mas sim o fato de ser 136 kg mais leve que um m3 da mesma geraçao isso o fazia acelerar de 0 a 100 km/h em 4 3 s apenas 135 foram produzidos todos com gaiola de proteçao e cintos de quatro pontos na carroceria cupe bmw m3 crt e92 [youtube id= op96pz4oryw width= 620 height= 350 ] o crt carbon racing technology era a versao de quatro portas do gts com a diferença de que vinha com sistema de navegaçao som de alta fidelidade e outros luxos como equipamentos de serie mesmo assim pesava 70 kg menos do que um serie 3 com os mesmos equipamentos a produçao foi limitada a 67 unidades com direito a placas de identificaçao no painel e ele so era 0 1 s mais lento que o gts para ir de 0 a 100 km/h
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