a ducati revelou nesta semana sua nova streetfighter v4 e a tradicional fabricante italiana esta bem orgulhosa de seu feito trata se da motocicleta com uma das maiores potencias especificas ja produzidas seu motor v4 desloca apenas 1 1 litro e entrega nada menos que 208 cv ou seja sao 189 cv por litro aproximadamente quem gosta de motos alias certamente esta mais proximo dos good old days da combustao interna do que os fas de carros quantas motos hibridas bem sucedidas voce conhece e quantas eletricas talvez de um desejo inconsciente de celebrar a combustao interna nas motos surgiu a ideia de listar aqui as dez motos mais potentes que estao a venda em 2019 e claro tambem nos inspiramos na ducati streetfighter v4 que ja nasceu perto do topo e claro que obviamente nao somos terminantemente contra o avanço tecnologico e a evoluçao do transporte pessoal mas voce nao pode nos culpar pelo apego as explosoes dentro dos cilindros na verdade temos certeza de que voce pensa da mesma forma agora sem mais delongas vamos a lista em ordem crescente de potencia levando em consideraçao os dados fornecidos pelas fabricantes tambem levamos em consideraçao a potencia de serie sem equipamentos opcionais quando eles forem disponiveis avisaremos suzuki gsx r1000r 199 1 cv a atual geraçao da gsx r1000r foi lançada em 2017 ela e equipada com um quatro cilindros em linha de 999 cm³ com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro ela tem 199 1 cv a 13 200 rpm e 11 9 kgfm de torque a 1 000 rpm na pratica 199 cv/l moderados por uma transmissao de seis marchas com sistema quick shift bidirecional pesando 203 kg em ordem de marcha a gsx r1000r e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 35 segundos e alcança os 278 km/h kawasaki ninja zx 14r 199 9 cv a zzr1400 foi lançada em 2006 ou seja esta prestes a completar 14 anos de existencia o que por si so torna notavel sua presença nesta lista no japao ela e conhecida como zzr1400 o motor e um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote 1 441 cm³ injeçao dfi com corpos de borboleta individuais mikuni e capacidade para entregar segundo a kawasaki 199 9 cv a exatas 10 000 rpm acompanhados de 14 3 kgfm de torque a potencia especifica e de cerca de 142 cv/l o motor e acoplado a uma caixa de seis marchas construida sobre um monocoque de aluminio a ninja zx 14r tem 269 kg em ordem de marcha isto e com tanque cheio e ela e capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 2 6 segundos perdendo em aceleraçao apenas para a ninja h2 e tem velocidade maxima limitada em 299 km/h sem o limitador estima se que a zx 14r chegue aos 335 km/h kawasaki ninja zx10 r 200 cv esta lista tem um bom numero de motos da kawasaki pois a fabricante japonesa da bastante valor a guerra da potencia no caso da zx r estamos falando de 200 cv redondos aparecendo a exatas 13 000 rpm e acompanhados de 11 6 kgfm de torque a 11 200 rpm o motor e um quatro cilindros dohc de 998 cm³ acoplado a uma transmissao de seis marchas apesar do menor deslocamento a zx 10r tem motor mais girador e goza de uma melhor relaçao peso potencia que a zx 14r graças a sua construçao por berço duplo de aluminio ela pesa 206 kg tendo portanto 1 03 kg/cv ela e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 6 segundos com velocidade maxima de 290 km/h bmw s1000rr 201 8 cv a primeira nao japonesa desta lista tambem e um modelo tradicional a s1000rr foi lançada pela bmw motorrad em 2009 e mesmo uma decada depois continua sendo uma moto impressionante as especificaçoes do motor seguem praticamente iguais desde o inicio um quatro em linha dohc de 999 cm³ com injeçao multiponto ligado a um cambio de seis marchas porem reprogramaçoes eletronica e um aumento na taxa de compressao de 13 1 para 13 3 1 elevaram a potencia do modelo atual para 201 8 cv a 13 500 rpm antes eram 196 cv o torque e de 11 5 kgfm a s1000 rr pesa 197 kg em ordem de marcha o que se traduz em uma relaçao peso/potencia de 0 976 kg/cv e em um tempo de zero a 100 km/h de 2 6 segundos com velocidade maxima de 320 km/h sem restriçoes ducati streetfighter v4 208 cv a novidade da lista fica no meio do ranking a ducati streetfighter v4 equipada com um motor v4 de 1 103 cm³ com valvulas desmodromicas 208 cv a 12 750 rpm e 12 5 kgfm de torque como explicamos neste post o comando de valvulas desmodromico possui dois conjuntos de cames um abrir as valvulas e outro para fechar dispensando as molas de retorno resumidamente ele melhora a eficiencia da combustao ao fechar e abrir as valvulas com maior precisao https //www youtube com/watch v=w t8pjijwjk a streetfighter v4 pesa apenas 178 kg em ordem de marcha com uma relaçao peso/potencia de apenas 0 866 kg/cv a ducati ainda nao revelou o zero a 100 km/h da streetfighter v4 mas nao e implausivel esperar por tempos abaixo dos 2 5 segundos a fabricante tambem avisa que a moto pode receber um sistema de escape akrapovic feito sob medida e uma programaçao especifica na ecu opcional que eleva a potencia para 222 cv ducati panigale v4 211 cv embora o motor da streetfighter v4 seja o mesmo da panigale v4 esta e ligeiramente mais potente com 211 cv a 13 000 rpm e 12 2 kgfm de torque entre 8 750 rpm e 12 250 rpm a esportiva carenada pesa e construida sobre a mesma base da streetfighter ou melhor o oposto com 209 kg a panigale v4 tem 0 990 kg/cv e e capaz de ir de zero a 100 km/h nos dois segundos baixos com velocidade maxima de 285 km/h mv agusta brutale 1000 serie oro 212 cv a mv agusta brutale 1000 serie oro foi lançada no salao de milao 2018 para o ano modelo de 2019 apenas 300 unidades no topo da cadeia alimentar da linha de naked bikes brutale a 1000 serie oro e equipada com um motor quatro cilindros em linha de 998 cm³ 212 cv a 13 600 rpm e 11 7 kgfm de torque a 9 300 rpm https //www youtube com/watch v=jq_pichckim o peso da brutale 1000 serie oro e de 200 kg com fluidos garantindo uma relaçao peso/potencia de 0 943 kg/cv o zero a 100 km/h e cumprido em menos de tres segundos enquanto a velocidade maxima e de mais de 300 km/h segundo a mv agusta os numeros sao vagos talvez porque a fabricante quer que se valorize a experiencia de pilotar a naked e nao a ficha tecnica aprilia rsv4 1100 factory 220 cv a investida italiana segue com a aprilia rsv4 1100 factory ediçao limitada lançada em 2019 da esportiva mais violenta da aprilia a novidade e o motor de 1 078 cm³ que entrega 220 cv a 13 200 rpm e 12 4 kgfm de torque a 11 000 rpm a relaçao peso/potencia e de impressionantes 0 904 kg/cv que ajudam a rsv4 1100 factory a ir de zero a 100 km/h em cerca de 2 5 segundos com maxima de por volta de 305 km/h ducati panigale v4r 221 cv rivalizando com a kawasaki pela primazia neste post a ducati aparece mais uma vez com a panigale v4r criada para homologaçao no campeonato mundial de superbike a moto tem um motor menor de 998 cm³ e mais girador sao 221 cv a 15 520 rpm e 11 4 kgfm de torque a 11 500 rpm com cambio manual de seis marchas ela vai de zero a 100 km/h em menos de dois segundos enquanto sua velocidade maxima passa dos 330 km/h a ducati avisa que com escape akrapovic de competiçao a potencia chega aos 234 cv o que eles nao dizem e o quanto seu desempenho melhora com a potencia extra e preciso descobrir na pratica kawasaki ninja h2 o reinado neste campo ainda e kawasaki ninja h2 a unica sobrealimentada desta lista para a linha 2019 o motor quatro cilindros de 998 cm³ com compressor de polia operando a 1 4 bar chegou a nada menos que 231 cv a 11 000 rpm um ganho de 31 cv em relaçao ao modelo vendido entre 2015 e 2018 o torque tambem subiu de 13 5 kgfm a 10 500 rpm para 16 8 kgfm de torque a 12 500 rpm a força e moderada por um cambio de seis marchas com estes numeros absurdos o desempenho da ninja h2 e estranhamente modesto pelos numeros de fabrica zero a 100 km/h em 2 6 segundos com maxima de 295 km/h a kawasaki de fato anuncia um numero mais baixo testes da imprensa comprovaram que a ninja h2 passa dos 300 km/h e que ela leva alguns decimos a menos para chegar aos 100 km/h so 2 25 segundos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.