hoje em dia encaramos com naturalidade a existencia de modelos da porsche com motor dianteiro e nao poderia ser diferente eles ja existem ha decadas e alguns deles como o cayenne o panamera e o macan sao o alicerce que sustenta financeiramente o desenvolvimento dos icones que conhecemos e adoramos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas nem sempre foi assim na decada de 70 enquanto se preparava para lançar o primeiro deles o grand tourer 928 a porsche ainda nao estava totalmente convencida de que era uma boa ideia e sabe quem ajudou o pessoal de stuttgart a se decidir a audi mesmo sem saber na epoca lançado em 1976 o porsche 924 foi lançado primeiro para substituir o malfadado 914 como modelo de entrada da porsche o 928 apareceu no ano seguinte mas seu desenvolvimento começou antes do 924 ele so demorou mais para ficar pronto pois a porsche estava realmente preocupada em torna lo perfeito afinal inicialmente sua missao era substituir o 911 como modelo principal da gama algo que como sabemos bem felizmente nao aconteceu a questao era que a porsche tinha experiencia nula em carros de motor dianteiro afinal eles nunca haviam feito um o motor v8 ja estava pronto mas nao havia meio de saber como um cupe equipado com ele se comportaria sem construir um prototipo do zero algo inviavel aquela altura do processo por isso eles decidiram pedir uma maozinha ao pessoal de ingolstadt a colaboraçao culminou no carro da foto que abre este post um audi 100 coupe que por baixo da carroceria e um porsche 928 quase pronto o audi 100 era a melhor opçao da porsche para construir as mulas de testes usadas no desenvolvimento do 928 nao apenas pela relativa proximidade das duas fabricantes por conta de sua associaçao com a volkswagen mas tambem por suas dimensoes ele era o maior dos audi com 4 399 mm de comprimento 1 727 mm de largura e 2 675 mm de entre eixos a versao definitiva do porsche 928 ficaria um pouco maior com 4 520 mm de comprimento e 1 890 mm de largura porem seu entre eixos seria mais curto com 2 500 mm mas era o bastante para acomodar o motor v8 de 4 5 litros e o transeixo traseiro que a porsche estava desenvolvendo foram feitos no total tres prototipos do 928 usando o audi 100 como base todos eles partiam da versao coupe s cujo motor era um modesto quatro cilindros de 1 9 litro com modicos 115 cv o primeiro deles denominado v2 foi feito em 1973 e manteve o visual externo praticamente inalterado as mudanças forma estruturais as caixas de roda dianteiras foram deslocadas bem como os pontos de ancoragem da suspensao para dar espaço ao v8 e ao transeixo traseiro [caption id= attachment_224331 align= aligncenter width= 999 ] foto σούλης μαυρουδής via road & track[/caption] os dois prototipos seguintes construidos em 1974 passaram por alteraçoes mais radicais lembra do porsche 928 disfarçado de golf mk1 feito pela nordstadt do qual falamos em 2014 pois a porsche fez mais ou menos a mesma coisa com os audi 100 v3 e v4 cortou os carros ao meio longitudinalmente enxertou alguns centimetros a mais de metal entre as duas metades e as juntou novamente como o audi 100 nao e um carro que vemos com frequencia e facil ignorar suas dimensoes mais robustas o que nao acontece com as demais modificaçoes alem da carroceria no geral os para lamas tambem foram alargados as caixas de roda aumentadas para acomodar os pneus mais largos e a suspensao mais baixa dava ao carro uma postura bem mais esportiva [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224330 224329 ] a ideia era fazer quem visse o carro acreditar que se tratava apenas de um audi 100 modificado com muito bom gosto por isso a porsche se deu o trabalho de fabricar uma grade e para choques sob medida [caption id= attachment_224335 align= aligncenter width= 600 ] foto oldtimer parade[/caption] e claro o que o ronco do motor v8 devia entregar o jogo especialmente em comparaçao ao ronco do motor 1 9 alias aqui vai uma curiosidade gratuita de acordo com a audi foi especialmente afinado para ser sujo grave e aspero o motivo nao causar muito estanhamento em ex proprietarios dos volkswagen a ar que poderiam ser desencorajados pelo silencio de um quatro cilindros em linha; ou naqueles que porventura oferecessem como entrada um mercedes benz a diesel de acordo com o livro project 928 a development history of the porsche 928 from first sketch to production projeto 928 a historia do porsche 928 do primeiro esboço a produçao de julius weitmann e rico steinemann a porsche ainda nao havia se decidido completamente aquela altura que o 928 realmente chegaria a linha de produçao era uma mudança muito radical de direcionamento especialmente porque a porsche pensava no carro como um sucessor do 911 e esta foi uma das razoes para que o 924 tenha sido lançado um ano antes em 1976 testar a reaçao do publico como se sabe hoje em dia o publico em geral foi muito bem receptivo enquanto os mais os puristas criticavam a configuraçao mecanica e o compartilhamento de peças com a audi o porsche 924 foi um sucesso de vendas com isto a porsche ficou mais confiante com o 928 que ja estava praticamente pronto isto posto antes disto os prototipos feitos com base no audi 100 tambem ajudaram a convencer a cupula da companhia de que o 928 valia a pena segundo relatos da epoca os carros eram bem divertidos e foram testados em circuitos como ehra lessien nas estradas do monte ventoux nos alpes franceses e tambem no complexo de testes da porsche em weissach o que aconteceu com estes carros depois da nobre missao e um misterio em parte o v4 carro que aparece nas fotos estava guardado em um galpao nos arredores de hamburgo junto com outros prototipos o galpao foi destruido em um incendio em 2011 assim como todos os carros dentro dele [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224336 224338 ] os outros dois desapareceram existe a possibilidade de ambos ainda estarem em poder da porsche que ocasionalmente revela alguns de seus tesouros escondidos em seu acervo especialmente pela importancia destes carros no rumo que a porsche começou a tomar no fim dos anos 70 via road&track
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