a historia do batmovel original de 1966 e bem conhecida mas e bacana em 1955 a ford criou o conceito lincoln futura a fim de demonstrar como seriam as tendencias de design para seus futuros modelos o carro fez bastante sucesso nos eventos em que apareceu mas assim que deixou de ser util foi simplesmente abandonado ate que em 1965 o customizador george barris comprou o conceito pela quantia simbolica de us$ 1 cerca de us$ 7 50 ou r$ 25 em 2016 e o transformou no batmovel usado no seriado do batman dos anos 1960 o resto e uma historia que contamos aqui george barris morreu no dia 6 de novembro de 2015 mas seu legado continua vivo tanto que o batmovel original criado por ele foi vendido no ano passado em um leilao da barrett jackson arrecadando nada menos que us$ 4 62 milhoes ou por volta de r$ 15 milhoes em conversao direta entao qual e a deste outro batmovel a venda primeiro sim trata se de uma replica mas nao e uma replica qualquer ela foi feita em 1966 com base em um ford thunderbird e ficou tao boa que o proprio george barris decidiu compra la e o mais perto que se pode chegar de um batmovel original — e por uma fraçao do preço aconteceu em 1966 um cara chamado jim sermersheim foi quem construiu o batmovel ele era joalheiro mas nas horas vagas modificava carros e usando apenas fotos de revistas e imagens da tv como referencia ele criou uma replica perfeita do batmovel usando um ford thunderbird 1958 — que nao por acaso foi um dos carros que tiveram seu design influenciado pelo lincoln futura saca so demorou nove meses para que o carro que usava um motor v8 289 4 7 litros fosse completamente transformado em um batmovel apesar das proporçoes um pouco diferentes pois o thunderbird era menor que o lincoln futura a reproduçao ficou surpreendentemente fiel e bem acabada — se voce nao for um fa ardoroso da serie classica do batman e provavel que a replica se passe por um original todos os detalhes do original estao la a turbina no escapamento as enormes barbatanas os farois e lanternas ocultos por grades e todos os gadgets devidamente etiquetados usados pela dupla dinamica e tudo funciona fica ate dificil acreditar que este trabalho todo levou apenas nove meses [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112352 112353 ] o caso e que jim sermersheim queria usar o carro como atraçao em feiras livres que eram muito comuns na epoca e nao cobraria nada em sua estreia jim soltava foguetes da traseira do carro a cada meia hora para chamar a atençao dos presentes na feira deu certo o batmovel fez sucesso e a partir dali foi levado para outros eventos na regiao [gallery columns= 4 link= file ids= 112361 112360 112363 112359 ] nao demorou muito para que aquela replica chamasse a atençao de gente importante em um evento realizado em toledo ohio alguns representantes de uma editora chamada national comics tirou fotos da replica para quem nao sabe a national comics passaria a se chamar dc comics em 1977 — e isto todo mundo sabe foi a dc comics quem criou o homem morcego as coisas começaram a se conectar nao e um mes depois do evento sermersheim recebeu uma carta de george barris — na verdade uma intimaçao pois o criador do batmovel original nao estava nada feliz em saber que alguem estava ficando famoso com uma replica nao autorizada no entanto a carta oferecia tambem uma soluçao alternativa para o problema se barris conseguisse comprar o carro tudo ficaria bem e ele esqueceria o assunto sermersheim no entanto nao estava a fim de abrir mao de seu batmovel barris em vez de insistir fez outra proposta ele tornaria sermersheim seu representante oficial na pratica o carro viajaria pelos eua para promover o seriado e tudo o que que ele ganhasse com o batmovel seria repartido entre sermersheim george barris e a national comics trato feito a national comics ate construiu um trailer especial para transportar o batmovel que tinha paredes escamoteaveis e escadas para que as pessoas se aproximassem e o carro viajou pelos estados unidos por dois anos entao em 1968 o seriado foi cancelado e ninguem mais se importava com o batmovel sermersheim entao decidiu finalmente vender ao carro — e segundo ele quem comprou foi a national comics e nao george barris o criador do batmovel original costumava dizer que na verdade ele mandou confiscar o carro de sermersheim mas segundo o proprio isto nao e verdade mas de fato aquela foi a ultima vez que ele viu sua replica como o carro foi entao parar nas maos de george barris o caso e que barris ja havia construido quatro exemplares do batmovel o original de metal e mais tres de fibra de vidro para serem usados nas filmagens e segundo consta precisava de mais um no entanto como nao tinha tempo para construir outro carro acabou comprando a replica por isso o carro e conhecido oficialmente como o batmovel nº 5 alguns anos depois o carro foi vendido a um cara chamado bob butts por us$ 25 mil butts por sua vez gastou centenas de horas e cerca de us$ 50 mil para restaurar o batmovel antes de vende lo em 1989 para a esposa de um homem chamado scott chinery que deu o carro de presente ao marido em seu aniversario o homem morreu mas ate pouco tempo atras ainda pertencia a sra chinery que o utilizava em eventos de caridade na regiao de nova jersey agora o carro esta nas maos da lbi limited uma concessionaria de luxo em filadelfia na pensilvania o valor pedido e de us$ 500 mil ou cerca de r$ 1 6 milhao — como dissemos uma fraçao do preço do batmovel original e se formos pensar bem com uma historia tao interessante quanto a dele
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.