o bmw e9 e sem duvida um dos carros de corrida mais emblematicos da companhia bavara mas talvez voce o conheça por seu outro nome 3 0 csl batmobile ou batmovel mesmo e se voce e fa da bmw sabe muito bem o motivo estamos falando de um dos carros de competiçao mais bem sucedidos da historia da bmw que colecionou vitorias nas categorias de turismo europeias na decada de 1970 com alguns dos melhores pilotos da epoca ao volante um carro absurdamente bonito apesar do visual exagerado tao bonito que ate recebeu uma homenagem em forma de conceito no ano passado o bmw 3 0 hommage apresentado durante o concorso d eleganza villa d este e um verdadeiro icone e e por isto que ficamos impressionados com este carro verde um bmw 3 5 csl 1976 utilizado pela equipe de fabrica com um belo historico em competiçoes e exatamente como era 40 anos atras quando novo e uma daquelas capsulas do tempo de que a gente tanto gosta detalhe so fizeram mais tres iguais a este voce deve lembrar da historia do bmw e9 lançado em 1968 a familia de cupes era como uma mistura do seda new six como ficava evidente pela dianteira e pelos motores de seis cilindros 2 5 2 8 e 3 0 mas tambem tinha parentesco direto com os cupes new class 2000cs e so olhar a traseira desde o inicio o e9 foi usado em provas de turismo e subida de montanha mas em 1971 a potencia do seis em linha de tres litros ja nao era suficiente para mante lo competitivo fazia se necessario um carro mais leve e aerodinamico para tal e assim surgiu o 3 0 csl coupe sport leicht ou cupe esportivo leve em portugues a leveza vinha da adoçao de aço mais fino na carroceria alem de componentes de aluminio interior aliviado e janelas laterais de acrilico com isto chegava aos 1 310 kg ou 200 kg a menos que o 3 0cs o carro foi homologado pela preparadora hoje fabricante alpina em 1973 e ganhou um pacote aerodinamico que incluiu para choques maiores para lamas alargados barbatanas nas laterais do capo um defletor de ar na saida do capo e uma enorme asa traseira foi esse kit aerodinamico que deu origem ao apelido batmovel [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 123935 123938 ] o sucesso do 3 0 csl foi absoluto com o seis em linha ampliado para 3 2 litros e preparado para render cerca de 300 cv ele conquistou praticamente todos os titulos entre 1973 e 1979 com exceçao de 1974 apesar do deslocamento porem o carro continuava sendo chamado de 3 0 csl sim aquela epoca era meio confusa em 1975 com o sucesso dos carros da alpina a propria bmw decidiu competir com o e9 e contratou a schnitzer motorsport para ser sua equipe de fabrica eles tinham cacife para isto a schnitzer foi fundada em 1967 pelos irmaos josef e herbert schnitzer que começaram a pilotar profissionalmente em 1962 a fundaçao da equipe de corrida veio depois que josef schnitzer venceu o campeonato alemao de turismo ao volante de um bmw 2002tii e nao demorou para que eles conseguissem destaque na cena automobilistica europeia tanto que em 1968 os schnitxer decidiram pendurar os capacetes e dedicar se somente a direçao da equipe a bmw encomendou a schnitzer quatro unidades do 3 0 csl prontas para disputar corridas do grupo 5 da fia que incluia caras como o porsche 935 moby dick e o lancia stratos turbo como o regulamento permitia motores de ate 3 5 litros naturalmente o seis em linha teve seu deslocamento ampliado e o carro passou a se chamar 3 5 csl com corpos de borboleta individuais comando duplo no cabeçote e 24 valvulas o seis em linha entregava nada menos que 480 cv o carro em questao de chassi 2275982 e especial por algumas razoes primeiro ele foi o que obteve os melhores resultados na temporada de 1976 vencendo duas corridas os 1 000 km de osterreich na austria e os 1 000 km de nurburgring na alemanha com isto este 3 5 csl e o mais bem sucedido dos quatro ficando em segundo lugar no campeonato atras apenas do porsche 935 nada mau hein alem disso este foi o unico exemplar do 3 5 csl a ser guiado por dois pilotos contemporaneos da formula 1 durante aquela temporada ronnie peterson e gunner nilsson e por fim estamos falando de um carro completamente matching numbers ou seja ate hoje ele tem o mesmo motor o mesmo cambio e o mesmo diferencial que utilizava quando competia no fim de 1977 o carro foi vendido para um empresario da indonesia que mudou as cores originais e competiu com ele por algum tempo e depois o trancou em uma garagem ate 2002 quando seu atual dono o encontrou de volta ao reino unido o carro foi completamente restaurado e pintado de verde novamente [gallery link= file ids= 123948 123946 123947 ] dos quatro carros encomendados para a schnitzer na epoca apenas tres existem ate hoje um deles nao funciona mais e o outro e o art car de 1975 da bmw e sai do museu da marca na baviera apenas em ocasioes muito especiais sendo assim este e o unico 3 5 csl 1976 da equipe de fabrica da bmw que ainda pode ser usado como carro de corrida e ele esta a venda a concessionaria alema jan b luhn oferece o carro a um valor nao revelado certamente nao e para nosso bico mas se fosse nao pensariamos duas vezes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.