O BMW Série 3 E36 foi um dos primeiros carros importados para o Brasil depois da abertura das importações, no início dos anos 1990. Foi um verdadeiro choque, especialmente porque na época a referência no segmento mais alto do mercado era o Chevroler Opala Diplomata. Claro que o Opalão era bacana com seu seis-em-linha de 4,1 litros envolto por uma bela carroceria mas, convenhamos: lançado em 1968, ele já estava ultrapassado havia um bom tempo.
Quadradão, moderno e elegante, o E36 não demorou para cair no gosto do brasileiro — tanto pela sofisticação presente até nas versões mais básicas, como o 316i e seu quatro-cilindros de 1,6 litro e 101 cv e o 318i, com um 1.8 de 115 cv; até na esportividade e precisão do M3 que, vindo da Europa, tinha um seis-em-linha de três litros e 286 cv, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 5,4 segundos com máxima de 250 km/h.
Sendo assim, não é difícil encontrar um E36 à venda no Brasil — difícil é achar um exemplar bem conservado por um pre�