o bmw m1 e um carro curioso ele foi por quase 40 anos o unico bmw de motor central traseiro produzido em serie usando um seis em linha de 3 5 litros com corpos de borboleta individuais e 278 cv montado na longitudinal criado para homologaçao no grupo 5 da fia seu desenvolvimento demorou tanto que quando ficou pronto a categoria ja tinha outro regulamento e ele acabou disputando discretamente o grupo 4 por isto a bmw decidiu criar uma competiçao monomarca especificamente para ele o m1 procar championship que so foi disputado por dois anos em 1979 e 1980 assim ele tambem nunca teve um rival de verdade nas pistas e muito menos nas ruas — tanto por seu layout distinto quanto por sua produçao limitada de 453 unidades ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] apesar de tudo isto o m1 se tornou um carro emblematico seu exotismo a bela carroceria projetada por giorgetto giugiaro e o desempenho do motor seis cilindros que turbinado podia chegar aos 800 cv nos procar garantiram que ele se tornasse um icone da baviera e virasse um dos modelos mais admirados e desejados pelos fas da bmw mas ha outros elementos notaveis na historia do bmw m1 como este carro que pertenceu ao piloto sueco harald ertl e foi modificado para quebrar um recorde de velocidade que ja nao pode mais ser verificado agora depois de mais de duas decadas desaparecido o carro foi leiloado pela agencia britanica coys exatamente como foi encontrado com isto sua historia acabou sendo desenterrada e e das boas o nome de harald ertl pode nao ser lembrado imediatamente por seu cerebro mas ele foi um heroi em 1976 seu segundo ano na formula 1 ertl foi um dos pilotos que pararam no meio da corrida para ajudar niki lauda retirar niki lauda de sua ferrari em chamas no grande premio da alemanha em nurburgring ertl pilotava pela hesketh a equipe britanica de playboys que revelou ao mundo james hunt o playboy mor da f1 ertl começou sua carreira na decada de 1960 como jornalista automotivo foi em 1969 com a compra de um formua vee monoposto com motor vw arrefecido a ar que ertl fez sua estreia como piloto migrando nos anos seguintes para a formula 3 a formula 2 e as corridas de turismo chegando a formula 1 em 1975 ele alternou entre as diferentes categorias ao longo de toda a decada de 70 nas provas de turismo ertl competiu primeiro com um alfa romeo gtam e depois com um bmw 3 0 csl preparado pela alpina seu primeiro contato com a fabricante bavara seu melhor resultado foi um titulo no drm deutsche rennsport meisterschaft em 1978 com um bmw serie 3 do grupo 5 fora salvar a vida de niki lauda ertl nao obteve muito sucesso na formula 1 e jamais pontuou na virada da decada de 80 ja um tanto desiludido com as corridas ertl decidiu perseguir outro tipo de competiçao os recordes de velocidade para isto ele comprou um bmw m1 1979 praticamente zero quilometro de seu primeiro dono em 1981 e partiu em busca de patrocinadores para ajuda lo a modificar o carro um dos primeiros foi a british petroleum mais conhecida como bp que na epoca estava procurando formas de divulgar seu novo produto o autogas nome comercial para o glp gas liquefeito de petroleo destinado ao uso automobilistico e o mesmo gas que usamos em fogoes aquecedores e outros equipamentos termicos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224659 224658 224657 224660 ] a bp acabou financiando boa parte do projeto de ertl que levou o bmw m1 para uma oficina alema chamada gustav hoecker sportwagen service gmbh la o carro recebeu dois turbocompressores kkk k26 e outras modificaçoes o bastante para levar a potencia do motor a cerca de 410 cv a carroceria tambem foi modificada com uma porçao traseira totalmente nova mais longa alem de tres enormes dutos naca dois nas laterais para aumentar o fluxo de ar no cofre do motor e outro no lugar do vigia tarseiro a ideia era aumentar a eficiencia aerodinamica do carro para o que tambem contribuiam o bico feito sob medida mais longo e baixo e o spoiler traseiro integrado a tampa do motor dizem que foram feitos outros dois carros com modificaçoes semelhantes na carroceria — um deles foi destruido ha mais de tres decadas e o paradeiro do outro e desconhecido isto posto apenas o bmw m1 que aparece nestas fotos recebeu os dois turbos os outros dois teriam sido feitos para fins de promoçao a missao era simples levar o carro ate o circuito alemao de ehra lessien com sua reta de nove quilometros e passar dos 300 km/h com ele um recorde absoluto para carros movidos a glp a boa noticia e que ertl conseguiu no dia 17 de outubro de 1981 ele chegou aos 301 4 km/h com seu bmw m1 a ma noticia nao ha registros oficiais deste recorde apenas relatos e algumas poucas fotos feitas na ocasiao a pior parte porem vem agora ertl morreu no ano seguinte em 7 de abril de 1982 em um acidente de aviao a caminho da casa de ferias de sua familia ele tinha 33 anos de idade depois disto entre 1984 e 1993 o m1 de ertl trocou de dono varias vezes e esteve na alemanha na holanda no japao e no reino unido foi o britanico descendente de indianos pummy bhatia dono de uma clinica medica e de uma farmacia em londres quem comprou o carro em 1993 depois de namora lo por meses a caminho do trabalho ele passava em frente a concessionaria onde estava o m1 quase todos os dias morando com a mulher e o filho pritham em um apartamento ele nao tinha onde guardar mais um carro o bmw ficou estacionado na rua em compensaçao pummy mantinha o carro em boas condiçoes e saia com ele para dar uma volta sempre que possivel infelizmente ele mal teve tempo de curtir o carro pois morreu em 1995 seu filho pritham que tinha tres anos de idade na epoca e sua esposa shaheen foram os responsaveis pelo carro ate agora pritham que hoje e musico ate gostaria de restaurar o carro e ve lo rodar mas tal projeto esta alem de suas possibilidades financeiras no momento por isso o m1 de harald ertl acabou nas maos da coys que o leiloou na ediçao 2019 do techno classica em essen na alemanha durante o ultimo fim de semana [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224655 224654 ] o m1 foi arrematado por € 160 000 o que da quase r$ 700 000 em conversao direta ele foi leiloado como estava sujo com marcas do tempo e com o motor parcialmente desmontado esperamos que seu novo dono tenha disposiçao para encarar uma restauraçao completa porque este carro merece
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