quando se pensa a respeito e se deixa de lado o clubismo o fato de o novo toyota supra que ja esta no forno ha anos e nao fica pronto logo ter sido desenvolvido em parceria com a bmw faz sentido a companhia bavara e uma das unicas fabricantes de automoveis que ainda investem em motores de seis cilindros em linha biturbo para seus carros de alto desempenho e quando se propos a fazer um novo supra a toyota sabia que tinha a obrigaçao moral de dar a ele um motor de seis cilindros em linha biturbo os fas mais radicais das duas marcas provavelmente nunca vao enxergar desta forma mas do ponto de vista tecnico e financeiro era a soluçao obvia [gt40 content search= bmw widget= 1 title= curte bmw confira os anunciados no gt40 ] e so ligar os pontos a toyota ja fez uma parceria polemica ao chamar a subaru para que as duas marcas desenvolvessem juntas o gt86/brz que tem um boxer de dois litros debaixo do capo em tempos de globalizaçao e alianças improvaveis ver japoneses e alemaes trabalhando juntos para reduzir custos e compartilhar tecnologias nao causa tanta estranheza embora ainda revolte muita gente em especial os fas do supra que nao poupam carinhos a toyota nas redes sociais criticando a aliança com a bmw feliz e quem nao se importa com isto a ponto de perder a paciencia como um entusiasta norte americano chamado andre de nova jersey que e membro do forum zpost dedicado aos modelos z da bmw desapegado da ideia de que engines swaps nao podem misturar marcas ele decidiu seguir uma abordagem reversa em vez de um supra com motor bmw ele fez um bmw com motor de supra um z4 cupe com o lendario seis em linha 2jz da toyota se ficou animal da so uma olhada [youtube id= 4r46lgd9waq width= 620 height= 350 ] andre conta no video que e entusiasta desde criança e que ficava admirando os carrinhos de brinquedo de sua coleçao imaginando como alguem poderia ter projetado algo tao bacana ate ai tudo bem a maioria de nos se identifica com esta historia mas nem todo mundo vai atras de uma carreira no mundo automotivo e consegue chegar la como andre fez ele se tornou mecanico ha quase 20 anos e hoje tem sua propria oficinal e desde o inicio ele se encantou pelos motores japoneses em especial o 2jz o seis cilindros com comando duplo no cabeçote usado no supra de quarta geraçao o mais adorado de todos e algo que falamos sempre mas nao custa repetir a adoraçao pelo 2jz seja na versao naturalmente aspirada ge ou biturbo gte tem a ver com sua robustez com raizes nos carros de competiçao do jtcc o campeonato de turismo japones o motor do supra foi feito com a preparaçao em mente seus componentes sao superdimensionados de modo que nao e preciso abrir o motor e colocar componentes forjados no caso do 2jz gte um aumento na pressao dos turbos ou mesmo a troca deles e uma reprogramaçao eletronica bastam para aumentar dobrar a potencia do seis em linha que tem bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio e comando duplo variavel e originalmente entrega algo entre 280 e 300 cv com relativa segurança com outros motores japoneses famosos como o rb26dett do nissan skyline gt r por exemplo a situaçao e parecida pois bem conhecendo o motor 2jz de cabo a rabo andre nao precisou pensar muito para decidir se por um deles em seu mais recente project car um bmw z4 da primeira fase produzida entre 2002 e 2006 e a ideia do novo supra so que ao contrario a nova geraçao do esportivo japones compartilhara motor e plataforma com o novo bmw z4 conforme ja sabemos muito bem o projeto começou em setembro de 2016 e ficou pronto ha pouco tempo de acordo com andre a adaptaçao foi mais simples do que ele imaginava o motor coube como uma luva no cofre generoso do z4 exigindo poucas adaptaçoes estruturais e proporcionando um visual bem original ao cofre como se um dia a bmw tivesse decidido colocar ela mesma o 2jz gte no cofre do z4 a principal alteraçao na estrutura do cofre foi recuar a travessa crossmember em cerca de 8 centimetros para acomodar o carter do motor toyota no mais as dimensoes do 2jz eram bastante semelhantes as do motor original e o seis em linha do supra nao teve problemas para se acomodar em sua nova casa o carro esta com o cambio original o gs6 37bz da zf manual de seis marchas que precisou apenas de uma flange feita sob medida para encaixar perfeitamente no motor 2jz andre diz que como de costume a parte mais complicada foi fazer o motor conversar direito com a transmissao os sensores e os sistemas eletronicos do carro foi preciso uma ecu aftermarket da aem com programaçao especifica e um novo chicote foi feito do zero o resultado porem compensou nenhuma luz de erro se acende no painel o bmw z4 parece ter vindo de fabrica com o 2jz no cofre [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] visualmente o carro e bastante conservador as unicas alteraçoes esteticas sao as rodas de 18 polegadas apex sm 10 e a asa traseira originalmente projetada para o subaru brz a suspensao recebeu amortecedores ajustaveis do tipo coilover da bc racing os freios usam os discos do bmw z4m a versao mais apimentada do z4 que vinha com o motor s54 de 3 8 litros e 343 cv do m3 e46 nas quatro rodas com pinças de 335i na dianteira e de 135i na traseira ja o motor ganhou um novo radiador mishimoto feito para o bmw e46 e embreagem clutchmasters fx400 o setup biturbo original deu lugar a uma unica turbina borgwarner pulsativa de 60 mm segundo andre a potencia atual fica em 572 cv com torque de 68 2 mkgf de torque nas rodas sim o carro e um canhao [youtube id= prwpt3pvjae width= 620 height= 350 ] andre colocou os emblemas da trd a preparadora oficial da toyota nos para lamas dianteiros ele conta que nos eventos dos quais participa track days e encontros na regiao de nova jersey a primeira reaçao das pessoas e uma cara de ponto de interrogaçao e algumas ate tiram sarro depois com o capo aberto e o inconfundivel 2jz gte a mostra tudo faz sentido em vez de revolta na maioria das vezes o projeto de andre causa admiraçao [youtube id= af4tlij0hnw width= 620 height= 350 ] mais importante do que isto ele curte o carro e o fez muito bem feito clubismo a parte isto e o que conta
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