dizem que o porsche 917 era um dos carros de corrida mais aterrorizantes do planeta menor do que parece pelas fotos ele pesava menos de 600 kg e era movido por um motor flat 12 sim um boxer de 12 cilindros com deslocamento de 4 9 litros e pelo menos 600 cv esta era sua versao menos potente e ainda assim era uma das mais potentes que competiram no mundial de endurance em 1970 primeiro ano em que a porsche venceu as 24 horas de le mans [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] depois disto o porsche 917 continuou competindo em diferentes categorias incluindo na can am norte americana em uma versao sem teto e sem farois o porsche 917 conhecido ficou conhecido como turbopanzer por causa do seu motor turbinado que chegava aos 1 200 cv de acordo com alguns relatos mas mesmo na versao naturalmente aspirada estamos falando de um prototipo que chega a 1 kg/cv chegando a adotar uma chave perfurada e uma bola de cambio feita de madeira balsa para demonstrar de forma concreta o quanto a porsche estava se esforçando para manter o peso la em baixo um carro feito de fibra de vidro sobre uma estrutura tubular era um carro feito para ser rapido e nao seguro o piloto ia sentado em posiçao bem avançada com as pontas dos pes a centimetros do bico do carro e com o ronco borbulhante do flat 12 logo atras dos ouvidos e uma cabine apertada quente e dotada unicamente do necessario para conduzir rapido com foco na pista claudio roddaro porem utiliza seu porsche 917 o carro numero 037 para destacar se nas ruas ja cheias de carros exclusivos e exoticos do principado de monaco o que e um feito e tanto porque o distrito de monte carlo e o tipo de lugar onde sao altas as chances de ver nao apenas um mas dois bugatti veyron em um passeio casual a tarde e uma laferrari varios rolls royce um pagani zonda e mais um monte de outros superesportivos e carros ultra luxuosos exoticos nao que o que ele queira seja exatamente se destacar nas ruas o que seria um tanto futil para um 917 roddaro e um jovem colecionador e piloto de corridas nas horas vagas e e o tipo de cara que curte dirigir seus carros alem de usar seu 917 como daily driver de tempos em tempos ele leva o carro para diversos eventos de pista pela europa com diversos videos e fotos para provar [youtube id= n4bnjt0_y5g width= 620 height= 350 ] ele comprou o carro em 2016 por aproximadamente us$ 22 milhoes o que da pouco mais de r$ 74 milhoes em conversao direta um valor que coloca o carro entre os mais valiosos de todos os tempos nao e para menos este carro tem a inusitada historia de jamais ter competido ate o 2004 ele era apenas um chassi tubular deixado inacabado no fim dos anos 70 e guardado por mais de tres decadas quem comprou o carro das maos da porsche foi a karosserie baur uma encarroçadora alema que tambem foi responsavel pelo bmw z1 e pelos audi quattro originais de homologaçao em algum momento o carro foi vendido a um colecionador norte americano que o mandou o 917 037 para a gunnar racing em long beach na california la o restaurador especialista em carros de corrida antigos carl thompson concluiu o trabalho iniciado pela porsche por sorte o 917 037 era um carro de paradeiro conhecido pela porsche que deu todo o suporte necessario para a restauraçao fornecendo ate mesmo plaquetas de chassi e todos os componentes originais que tivesse disponiveis como e um carro que nunca correu e consequentemente nunca bateu este 917 e o exemplar mais original em existencia hoje em dia segundo a propria porsche o carro foi pintado de prata e recebeu a pintura da martini racing que foi uma das varias patrocinadoras da porsche dos anos 70 aos anos 80 ha contudo uma boa razao para que roddaro tenha escolhido o esquema de cores da martini o porsche 917 de conde rossi em 1971 antes de ser comprado por ele seu porsche 917 037 so pode ser legalizado para as ruas por que havia um precedente o carro do conde rossi o porsche 917 030 o magnata e entusiasta de origem italiana era ninguem menos que o ceo da martini e o cara que viabilizou o patrocinio a porsche [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] seu exemplar adquirido em 1974 havia sido construido em 1971 para testar um sistema de freios abs que a porsche estava desenvolvendo meses depois ele competiu em algumas corridas na temporada daquele ano do wsc antes de ser aposentado rossi queria apenas que o carro fosse legalizado para as ruas que fosse pintado de prata e que tivesse o interior revestido de couro marrom o processo de conversao e regularizaçao dos documentos levou cerca de um ano e em abril de 1975 o conde rossi foi ate a stuttgart na alemanha retirou o carro e foi dirigindo ate paris onde morava a unica modificaçao mecanica em relaçao ao carro de corrida foi a instalaçao de um abafador adaptado do porsche 911 o 917 030 ainda pertence a familia rossi e de tempos em tempos sai as ruas para esticar as pernas para legalizar seu carro para rodar em vias publicas roddaro precisou provar as autoridades que seu carro era identico ao de rossi em um processo burocratico que levou dolorosos dois meses de acordo com a porsche so uma observaçao eles nao fazem ideia de quanto este processo demoraria no brasil [youtube id= mpbw_6r6670 width= 620 height= 350 ]
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