Há cerca de dois anos (lembrando que em breve o Flatout completa três anos!), falamos sobre a questão da alta quilometragem nos nossos carros, e sobre como muitos dos entusiastas brasileiros têm certa reserva quanto a carros com mais de 100.000 km rodados. O que dizer então de mais de 400.000 km… em um Lamborghini Murciélago?
Naquele mesmo post, dissemos que pessoas de outros lugares têm visões diferentes quanto à alta quilometragem. Mas mesmo na Europa, onde um carro só é considerado muito rodado depois que passa dos 200.000 km, um supercarro com mais de 400.000 km é algo realmente notável.
Ainda mais porque estamos falando de um Lamborghini Murciélago LP-640 fabricado em setembro de 2004. Ou seja: estamos falando de um motor V12 de 6,2 litros capaz de entregar 580 cv a 7.500 rpm e 66,2 mkgf de torque a 5.400 rpm que já está na ativa há 12 anos, teve os cabeçotes refeitos três vezes mas segue firme e forte, assim como todo o resto do carro. Mas não foi fácil.
O carro pertence ao britânico Simon, que compartilhou sua história no fórum Pistonheads. Por lá, o carro é conhecido como “SG54” por causa de sua placa, e alguns dos membros já o acompanham há muito tempo. Ninguém duvida da alta quilometragem do carro, que atualmente tem cerca de 260 mil milhas no hodômetro, o que dá por volta de 415.000 km. O carro foi usado constantemente em road trips e também como daily-driver de Simon, que sempre levava seu Murciélago para encontros no Reino Unido. E foi assim até 2013, até o “dia fatídico”, como o próprio dono diz, em que sofreu um acidente e quase teve que mandar seu Murciélago para o ferro-velho.
O acidente aconteceu em uma das raras vezes em que Simon foi para a pista com o carro. Ele não diz qual foi o circuito – apenas que, durante uma volta com um instrutor, com o asfalto molhado, saiu de uma chicane rápido demais e acabou perdendo a traseira. O carro rodou e bateu com a dianteira, do lado do passageiro (ou melhor, do motorista, já que estamos falando de um Lamborghini do Reino Unido), em uma árvore. Ficou assim:
A princípio não parece tão grave assim, mas Simon conta que, ao desmontar o carro, ficou claro que as aparências enganam: o chassi tubular entortou tanto que até mesmo o teto foi afetado, e as portas não fechavam mais. E você sabe o que isto costuma significar.
Só que, se tratando de um Lamborghini Murciélago com mais de 400.000 km rodados, este seria um fim muito estúpido. Assim, Simon decidiu que ainda não era hora de encerrar a história de seu carro.
Em meados de 2015, ele encontrou uma oficina chamada Chartwell Prestige, especializada em reparos em carros exóticos, esportivos e de luxo que sofreram acidentes. Utilizando uma máquina que “estica” o carro, eles conseguiram desentortar o chassi em uma semana, alguns milímetros por dia. Para garantir que fique perfeito, a máquina é alimentada com as medidas do carro, e um computador garante que o trabalho seja feito com a maior precisão possível.
Simon aproveitou que o Murciélago estava desmontado para realizar outros serviços: o interior foi todo refeito, com novo revestimento em Alcantara, as rodas originais foram colocadas de volta e a carroceria, que tinha partes pintadas de preto, voltou à sua cor original. O cofre do motor também foi repintado, e teve o revestimento de fibra de carbono recuperado. Uma revisão mecânica completa também foi realizada, naturalmente, em uma concessionária Lamborghini que fica em Manchester.
O primeiro teste do carro depois do acidente aconteceu neste mês, após passar cerca de um ano na oficina. Simon limitou-se a dizer que o Murciélago agora roda “como novo”, e já tem planos para ele: levar o hodômetro até as 300.000 milhas (482.000 km) até o fim de 2017. Como ele fará isto? Simples: dirigindo todos os dias de casa até o trabalho, em um percurso de 290 km. A gente não duvida que ele consiga.
Fotos: simonspider/Pistonheads
E você aí, com medo de comprar um carro com mais de 100.000 km…