FlatOut!
Image default
Notícias

O que este supercarro elétrico chinês de 1.360 cv está fazendo em Nürburgring?

Não se sinta mal informado se você nunca ouviu falar da NextEV. A quantidade de startups prometendo carros elétricos revolucionários repete a proliferação epidêmica de fabricantes de automóveis no início do século XX. É difícil acompanhar.

Resumidamente o que você precisa saber é que se trata de uma fabricante chinesa criada em 2004 e que, além de tentar revolucionar o mercado automotivo com seus carros elétricos, também compete na Fórmula-E da FIA — é a equipe pela qual Nelsinho Piquet pilota desde o início da categoria, em 2014.

nextev-supercar-leak-2

Um de seus carros é este supercarro azul da foto de destaque, que foi anunciado no final de setembro e, segundo as informações divulgadas na época, tem 1.360 cv (ou 1 megawatt) e poderá chegar aos 300 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em 3 segundos cravados. Na ocasião carro foi exibido apenas em forma de sketch, mas agora o pessoal do Bridge to Gantry topou com o carro em Nürburgring Nordschleife, o que nos levou a imaginar o que ele estará fazendo no circuito alemão.

A resposta parece óbvia — “desenvolvimento dinâmico”, você diria — mas note que o carro vem seguido de um Audi A7 equipado com um equipamento de filmagem e não está em alta velocidade. Além disso, esta é a primeira vez que ele é visto no Green Hell — antes ele só havia sido flagrado pelo Car News China em testes na China (abaixo).

NextEVCHina

É uma ordem de acontecimentos um pouco confusa. Normalmente supercarros são anunciados, ganham um conceito, são testados da forma mais discreta possível no Nordschleife, e só então são lançados. Qualquer vídeo promocional é feito na última etapa, quando é desenvolvida a campanha de lançamento.

É impossível dizer ao certo quais as intenções da NextEV com este carro neste momento, mas temos alguns palpites. O primeiro é o mais óbvio: eles pretendem mostrar que o carro será desenvolvido em Nürburgring — reforçando a relação da marca com o automobilismo também entre carros de rua.

Publicado por Christian Scha em Quinta, 20 de outubro de 2016

O segundo, é que trata-se apenas de um PR Stunt, também conhecido como “golpe de publicidade”: os caras montam um teatrinho para serem “flagrados” e ganhar espaço na mídia mundial (como ganharam este post no FlatOut e em vários outros sites de todo o mundo).

O terceiro, sugerido pelo pessoal do Bridge to Gantry, é que eles estão começando uma campanha para obter o recorde de volta entre veículos elétricos. Para isso, a NextEV precisará derrubar o tempo de volta do EV P002 da Toyota Motorsport, de 7:22.

Seja qual for o motivo, estamos realmente curiosos para saber o que esse carro será capaz de fazer. Qual o seu palpite?