O nome do nosso site deixa bem claro quem é uma das nossas maiores inspirações: Colin McRae, um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos e célebre autor da frase If in doubt, flat out!. “Na dúvida, pisa fundo!”, em tradução livre. O cara era tão f*da que consegue ser uma lenda entre os fãs de duas fabricantes diferentes: a Ford, por seu período ao volante do Ford Focus no Campeonato Mundial de Rali, o WRC, entre 1999 e 2002; e a Subaru, por que antes do Focus ele pilotou o famoso Impreza 555 no WRC e garantiu o primeiro título da fabricante japonesa na competição.
Por esta razão, ficamos bastante impressionados com um japonês chamado Junya Matsushita, que também é um grande fã de Colin McRae – a ponto de usar um Impreza WRC que pertenceu à equipe de fábrica da Subaru na época do piloto escocês. Junya diz que o própro Colin McRae pilotou este carro, assim como Alister McRae, seu irmão; o italiano Piero Liatti; e o finlandês Juha Kangas, todos colegas de equipe de McRae na época. Não há informação oficial dizendo que McRae pilotou o carro, mas as especificações técnicas são exatamente as mesmas. Para Junya, esta ligação parece ser suficiente. Para nós, seria também.
O fato é que Junya dedica praticamente todo seu tempo livre a seu Subaru Impreza WRC 1998, registrado com o código R30 WRC. De acordo com o site eWRC-Results.com, o Impreza R30 WRC participou pela primeira vez de uma prova no campeonato no Rali da Nova Zelândia em setembro de 1998, mas foi forçado a se retirar por causa de um acidente. Depois disto, entre 2000 e 2010, foi utilizado por diferentes pilotos de rali europeus em provas do Campeonato Europeu de Rali, o ERC – primeiro, com o português Vitor Sá em 2000 e 2001. Depois, com Tommy Graham, que correu com o carro na Irlanda entre 2002 e 2004; o britânico Raymond Johnston, entre 2005 e 2007; e por fim Paul Allerts, holandês que disputou provas na Bélgica com o R30 até 2010.
Não é incomum que carros de rali que competiram antigamente acabem sendo vendidos anos depois – na verdade, nos parece um mercado bastante acessível, visto que já mostramos aqui no FlatOut três exemplares diferentes do Impreza que foram todos guiados por Colin McRae em competições: um exemplar de 1997, um de 2007 e, bem, outro de 1997.
Desde 2012 o Impreza está no Japão e, pelo visto, foi o próprio Junya o responsável por isto – ele viu o carro anunciado no site Rally Cars for Sale, e descobriu que Colin McRae havia pilotado o carro em treinos para o Tour de Corse de 1998. Junya levou quatro anos só para conseguir passar por toda a burocracia de registrar o Impreza de rali para rodar nas ruas. Por outro lado, isto significa que ele também teve bastante tempo para realizar todas as adaptações necessárias e tornar o bólido suficientemente confiável para uso constante em vias públicas. E isto incluiu instalar um novo motor, visto que o original não veio com o carro. De qualquer forma, o boxer de quatro cilindros e dois litros preparado para competições, com mais de 300 cv e um anti-lag monstruoso, não seria adequado para usar no dia-a-dia.
O carro de Junya é movido por outro boxer de quatro cilindros e dois litros, vindo de um Impreza S204, edição especial do WRX STi de terceira geração que tinha um turbocompressor maior, ECU reprogramada, coletores mais livres e outras modificações para atingir 320 cv a 6.400 rpm e 44 mkgf de torque a 4.400 rpm. Por outro lado, todos os painéis da carroceria, as rodas Speedline com pintura dourada, a gaiola de proteção, o painel de instrumentos e até a caixa de pedais são originais. A pintura azul metálico Blue Mica perdeu os adesivos da 555 – única coisa que falta para deixar o visual do carro totalmente autêntico.
Juha parece ser um cara bastante ativo nas redes sociais – especialmente no Instagram, de onde saíram todas estas fotos – e, por isto, entramos em contato com ele para saber mais sobre a história do carro. Ainda estamos esperando uma resposta e, quando tivermos mais detalhes, atualizaremos este post.
Dica do leitor Thiago Marinelli