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Projetos

Este cara está fazendo um Gurgel Supermini com motor central-traseiro de Suzuki Bandit 600!

Atualmente estamos vivendo um momento muito bacana em termos de preparação no Brasil — a própria lista do Project Cars é uma prova disso, com projetos automotivos brazucas de nível comparável ao dos gringos ilustrando nossas páginas. E a gente acaba de encontrar mais um!

Seu criador se chama Joselito Tridapalli, e ele mora em Brusque, Santa Catarina, e ele não é um mecânico nem um inventor malucão. Na verdade, Joselito é fotógrafo, e a mecânica é apenas um hobby. Mas ele se dedica de verdade, tendo um Maverick V8, um Chevette com motor de seis cilindros e até um ônibus transformado em motorhome na sua lista de projetos concluídos.

No entanto, seu projeto atual é o mais interessante a nosso ver: um Gurgel Supermini 1992 com motor quatro-cilindros da Suzuki Bandit 600!

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A gente entende a inspiração: por aqui mesmo a gente já postou alguns carros minúsculos com motor de moto esportiva, como um Fiat 126 e um Smart da geração passada, que podem ser vistos nesta coletânea aqui. Aliás, Joselito conta que, antes de encontrar um Gurgel bem conservado, procurou um Smart para fazer a adaptação, mas acabou desistindo pela dificuldade de encontrar um exemplar com motor danificado, ou mesmo batido, por um preço razoável.

No fim das contas, a gente até acha mais bacana que o carro base seja um Gurgel, pois dá um tempero brazuca ao projeto — afinal, o minicarro é endêmico do Brasil. Nenhum gringo vai conseguir fazer algo parecido.

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Joselito conta que o que o motivou foi mesmo a ideia de ter um carro pequeno com motor de moto — girador, potente e bom de ouvir girando alto. O Gurgel Supermini íntegro e original, foi comprado em fevereiro de 2013. A partir daí, começou a busca pelo motor — que, além de potente, leve e compacto, o precisava vir completo. Foram mais dois anos de procura até que Joselito topou com o quatro-cilindros de uma Suzuki Bandit 600, com comando duplo no cabeçote e quatro carburadores. Uma bela usina de força, em qualquer situação.

Como o nome diz, são 600 cm³ de deslocamento pra produzir 80 cv a 10.100 rpm e 6 mkgf de torque a 7.800 rpm — números suficientes para levar a moto aos 100 km/h em 4,1 segundos. O Gurgel é um pouco mais pesado, com 667 kg originalmente, mas ainda assim é mais leve do que virtualmente qualquer outro carro que Joselito pudesse ter comprado.

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Aliás, leveza é o mote do projeto. Para começar, Joselito decidiu instalar o motor em posição central-traseira, no lugar do banco traseiro, o que já deu uma boa aliviada no peso do carro. Removidos o motor original com todos os periféricos, câmbio, sistema de escape, eixo cardã, radiador e até mesmo os carpetes, ele calcula que tenha aliviado cerca de 210 kg do Gurgel.

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Joselito começou a colocar a mão na massa em novembro de 2015 e tem dedicado todo seu tempo livre ao projeto, que já caminhou bastante desde então. Depois de remover todos os componentes que julgava desnecessários, ele começou o processo de adaptação, que é bastante abrangente. Foram fabricados suportes sob medida para o motor e para o câmbio; um eixo intermediário com cremalheira para permitir o engate de uma marcha a ré, e novos coletores de escape, também projetados especialmente para o carro.

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O carro agora tem freios a disco nas quatro rodas (perfurados por conta própria), estepe com pneu e aro de moto (aliviando mais 5 kg), bancos remodelados, com ajuste fixo e formato mais envolvente (outros 7 kg a menos), painel digital e uma complicada alavanca de câmbio que, além de acionar o câmbio sequencial de seis marchas, traz botão de partida e corte de corrente.

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O carro ainda não está pronto — faltam coisas como a suspensão a ar, terminar os freios traseiros e instalar a marcha a ré, que será elétrica.

No entanto, já estamos de queixo caído com o capricho na execução e com o ritmo acelerado com que o carro evolui. Podem ter certeza de que só estamos aguardando a conclusão do projeto para fazer uma matéria completa e detalhada com ele — e quem sabe até um test drive!