A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Este cara estacionou um Mini Cooper em uma vaga 8 cm maior que o carro e quebrou o recorde mundial (de novo)

A baliza é um dos maiores terrores dos motoristas de primeira viagem — e inúmeros vídeos na Internet estão aí para provar que veteranos no volante também podem sofrer para estacionar em vagas que nem são tão apertadas assim. Para o chinês Han Yue, no entanto, nenhuma vaga deve ser problema: ele acaba de quebrar o recorde mundial ao estacionar um Mini Cooper em um espaço só 8 cm maior que o carro — e o vídeo é inacreditável.

Aconteceu na semana passada durante o Campeonato Chinês de Drift. Depois de algumas exibições em vagas cada vez mais apertadas usando cones (algo que já impressiona), chegou a hora de fazer a medição oficial — sem cones, e correndo o risco de danificar três Mini Cooper novinhos em folha.

A atual geração do Mini (que chegou neste ano ao Brasil e nós testamos), a F56, cresceu um pouco — mede 3,82 m de comprimento, 10 cm a mais que o modelo anterior. Contudo, isto não foi problema para Yue, que estacionou em uma vaga de 3,90 m — só 8 cm maior que o carro. E ainda conseguiu fazer isto sem estragar nenhum dos três carros envolvidos — e nem a GoPro presa ao para-choque dianteiro. Saca só:

Fica ainda mais impressionante se levarmos em conta que o recorde anterior, de junho de 2013, foi considerado impossível de superar por “especialistas da área automotiva”, segundo o Guinness. Na época, o britânico Alastair Moffat estacionou em uma vaga 8,6 cm maior que o carro — um Mini Cooper clássico. O novo Mini é consideravelmente maior, portanto é de se pensar que o feito de Han Yue foi ainda mais difícil.

Assista ao vídeo do recorde passado e tire suas próprias conclusões:

E um detalhe: com o novo recorde na semana passada, Yue fez nada mais que recuperar seu antigo recorde, conquistado em 2012, quando estacionou em uma vaga 15 cm maior que o carro. Naquela época, também disseram ser impossível superá-lo.

Agora, há um detalhe: não satisfeito em recuperar o recorde das mãos do britânico, Yue ainda quebrou outro recorde naquele mesmo dia — um recorde bem específico, diga-se: o maior número de zerinhos em volta de um carro rodando sobre duas rodas em um minuto. Aparentemente este foi um recorde inédito, e Yue conseguiu dar dez voltas com seu BMW M4 em volta do Mini pilotado por seu amigo Zhang Shengjun. Ambos são pilotos e dublês, o que ajuda a explicar toda esta habilidade.

Se você quer aprender a estacionar, existe uma fórmula matematicamente comprovada para fazer a baliza — nós até já falamos sobre ela aqui. Agora, infelizmente ela não envolve fazer curvas puxando o freio de mão — mas isto você aprende com o tempo. Ou não.

É… melhor não.

Matérias relacionadas

Philadelphia #1: é assim que nasce um Porsche 911 RWB – das mãos do próprio Akira Nakai!

Dalmo Hernandes

Este é o Fusca de Lego com 1.200 peças que você não sabia que queria – até agora

Dalmo Hernandes

Como dirigir um carro antigo sem se matar, morrer de medo ou fazer cagada

Juliano Barata