a comunidade de fas do bmw m3 e sem duvida uma das mais apaixonadas que existem disso nao ha duvida e de fato o m3 jamais vai deixar de ser referencia entre os esportivos europeus ja sao cinco geraçoes começando pela e30 de 1986 e chegando a atual f80 com quatros diferentes tipos de motor quatro cilindros seis em linha v8 e seis em linha biturbo e sempre como seda cupe ou conversivel [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nenhuma das cinco geraçoes teve uma versao perua ao menos nao produzida em serie o que e uma pena pois se ha algo que os fas da bmw gostam e de imaginar como seria um m3 touring que e como a marca chama suas station wagons tanto que ja virou meio que tradiçao que alguem coloque a teoria em pratica e existe um punhado de m3 touring extra oficiais rodando por ai alguns sao facelifts esteticos enquanto outros sao conversoes completas a propria bmw fez algo assim um conceito unico do que seria um m3 touring da geraçao e46 nao precisamos dizer que ficou matador visto que as linhas enxutas daquela geraçao combinada ao ultimo seis em linha naturalmente aspirado da linhagem formavam uma combinaçao incrivel ja como sedao cupe ou cabriolet como perua entao a coisa ficou pornografica especialmente com a execuçao da propria bmw ou seja melhor impossivel nao da para olhar para a m3 touring e46 sem sentir coisas de acordo com seu proprio criador esta bela perua azul tanzanite blue mais precisamente e a primeira m3 touring f81 do planeta o codigo do m3 seda e f80 e do cupe m4 f82 e na boa a conversao ficou perfeita nao e de se estranhar o carro foi criado por um entusiasta britanico conhecido nos foruns de bmw europeus como nick p ou 63np cujo carro anterior era outro m3 touring porem da geraçao anterior com motor v8 de quatro litros naturalmente aspirado e cambio de dupla embreagem o projeto anterior ficou pronto em 2010 e rendeu a nick certa fama entre os entusiastas de bmw na internet infelizmente porem o m3 touring e92 teve um fim tragico em um acidente no fim de 2017 em vez de se trancar na garagem e ficar se lamentando em um canto escuro nick logo decidiu usar sua experiencia para criar uma sucessora digna assim pouco mais de um mes depois do ocorrido ele começou a trabalhar em sua m3 touring f81 uma publicaçao compartilhada por nick p @63np em 15 de out 2017 as 1 59 pdt a base foi uma 320d touring movida originalmente por um motor quatro cilindros a turbodiesel de dois litros e 160 cv o trabalho começou dias depois do acidente com a conversao da carroceria o para choque dianteiro do bmw m3 seda foi instalado sem problemas naturalmente assim como os para lamas dianteiros para a parte de tras porem foi preciso fabricar para lamas sob medida aproveitando os arcos de roda do m3 seda e os adaptando as chapas laterais traseiras originais o para choque tambem foi feito desta forma utilizou se parte inferior do para choque traseiro de um m3 seda e a parte superior do para choque original visto que a tampa do porta malas da perua permaneceu a original de fabrica foi o mesmo metodo empregado na conversao do projeto anterior uma publicaçao compartilhada por nick p @63np em 15 de mar 2018 as 10 31 pdt retrovisores e emblemas do m3 completam o visual do carro agora se a conversao tivesse sido apenas estetica talvez tivessemos visto este carro por ai e pensado ficou bacana mesmo hein provavelmente nao teriamos decidido falar dele aqui no flatout se ele nao tivesse um seis em linha biturbo debaixo do capo o s55 vindo diretamente de um m3 legitimo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] originalmente o motor produz 430 cv no m3/m4 mas no caso do carro de nick sao cerca de 530 cv graças a um trabalho de preparaçao leve que incluiu a troca do sistema de escape e um remapeamento eletronico aparentemente o carro manteve a transmissao automatica de oito marchas e o sistema de traçao nas quatro rodas xdrive que e rear biased mantem a traçao nas rodas de tras na maior parte do tempo ainda que nosso lado purista lamente pelo fato de o cambio nao ser manual nosso lado entusiasta diz que isto e apenas um detalhe considerando a execuçao excelente do projeto parece um m3 touring original de fabrica com algumas modificaçoes como spoilers frontal traseiro e laterais de fibra de carbono rodas de 20 polegadas do m4 gts e escapamento akrapovic o ronco do carro alias e sensacional e nos faz esquecer um pouco das criticas ao ronco do motor n55 quase [youtube id= xzfdiopyooo width= 620 height= 350 ] o video foi feito durante um encontro de bmw na holanda o que so nos faz pensar na sorte que nick teve de poder atravessar a europa ao volante desta perua e lamentar o fato de que com suvs e crossovers ficando populares ate mesmo no velho mundo a chance de vermos uma m3 touring original de fabrica ser lançada esta ficando cada vez menor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.