FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

Este cara fez um Ford Fusion com motor de Mustang e tração traseira!

Quando o atual Ford Mustang foi lançado, em 2014, muitos entusiastas reclamaram do seu visual. Muitos disseram que, ao abandonar o look retrô e abraçar a identidade visual moderna da fabricante, o muscle car tornou-se pouco mais que um Fusion coupé, esteticamente falando – o que é compreensível, mas também é exagero. No ano passado, a Ford promoveu um leve facelift em seu esportivo, que de fato ficou menos parecido com o Fusion, ganhando uma dianteira mais agressiva e imponente.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Agora, fora o desenho da dianteira, o Mustang nada tem a ver com o Fusion – ainda que, nesta geração, o cupê tenha adotado um quatro-cilindros turbo da família Ecoboost. São plataformas totalmente diferentes, com o Fusion usando motor transversal, enquanto o ‘Stang preserva o motor longitudinal; e a base do Fusion tem tração dianteira (ainda que algumas versões possuam tração 4×4).

Tanta discussão nos faz imaginar como seria um Ford Fusion com o powertrain do Mustang – uma espécie de Mustang sedã improvisado. E, olha só: não é que alguém já fez algo assim? Saca só:

O responsável por esta loucura é um americano chamado Matthew James, piloto de drift que decidiu transformar o Fusion em uma máquina de andar de lado. Seu outro carro era um Mustang – um Fox body da década de 1990, equipado com um motor Coyote vindo de um Mustang 2013, preparado para entregar pelo menos 420 cv (que parecem pouca coisa, mas é mais do que qualquer Mustang Fox já teve de fábrica).

Há cerca de um ano, Matt começou a publicar em seu canal do YouTube vídeos sobre seu novo projeto: o tal Fusion com powertrain de Mustang.

E não estamos falando de nenhuma estrutura tubular com painéis de carroceria do Fusion adaptados: o projeto é o real deal, usando o monobloco do sedã consideravelmente modificado – a parede corta-fogo foi refeita, a fim de acomodar o V8 Coyote na posição mais recuada possível, e um subchassi dianteiro do Mustang de quinta geração foi instalado para suportar o peso extra. O túnel da transmissão também foi reconstruído, com um espaço maior para a carcaça do câmbio e o cardã do Mustang. Uma vez que as medidas o motor e do cofre são compatíveis, foi uma questão de fabricar coxins sob medida e alinhar a suspensão. Matt fez questão de usar a maior quantidade possível de componentes de fábrica, e limitou as adaptações ao estritamente necessário. Desta forma, segundo ele, fica mais fácil substituir uma peça quebrada.

O motor, vale observar, vem do Mustang de quinta geração. Por enquanto, o V8 de cinco litros é original, entregando 450 cv – a única mudança foi a instalação de um coletor de admissão feito sob medida, a fim de dar espaço para a coluna de direção. Futuramente, o plano é instalar um supercharger – o que, aliado a outras modificações, deve ser suficiente para chegar perto dos 800 cv. O motor é acoplado a uma transmissão Tremec TR-6060, manual de seis marchas cedida por um Shelby GT500 2007.

Na traseira, a solução encontrada foi drástica e, ao mesmo tempo, simples: transplantar o eide usarxo traseiro do Mustang 2015 no Fusion, incluindo o diferencial. Matt também teve de adaptar suportes para acomodar a nova suspensão mas, de acordo com ele, as medidas e o arranjo em si são muito parecidos.

fit and finish passa longe do nível de fábrica, mas isto é só um detalhe. Trata-se, afinal de um carro de pista, com gaiola integral, bancos do tipo concha, freio de mão hidráulico e o rack de direção modificado para um ângulo de esterçamento muito maior. No porta-malas há um tanque de combustível selado, e mais nada.

O interior manteve o painel de instrumentos do Fusion, porém com um quadro de instrumentos digital aftermarket, e alguns dos botões do Mustang. A elétrica do carro foi uma das partes mais complicadas do swap, como de costume, mas está funcionando perfeitamente. Absolutamente todo o trabalho foi feito por Matt em sua própria garagem.

O carro ficou pronto há poucos meses, e cumpre exatamente o que Matt espera dele. Nos EUA, o Ford Mustang é visto como um esportivo versátil e resistente, com componentes abundantes e relativamente acessíveis, perfeito para passar o fim de semana acelerando sem se preocupar demais com quebras. Um trackhorse, por assim dizer. E este Ford Fusion tem quase todos os componentes mecânicos do Mustang, portanto…

O que realmente o diferencia do Mustang é o comportamento dinâmico – o entre-eixos maior torna a traseira menos arisca, e o carro não muda de direção tão rápido. Mas ele soa como um Mustang (amplificado pelo sistema de escape feito sob medida), e deverá ficar ainda mais monstruoso quando o supercharger for instalado.