Todo mundo tem uma obsessão. É sério, e se você acha que não tem uma, é porque ainda não descobriu a sua. No mundo dos carros, o que não falta é gente obcecada, especialmente por coleções. Mas ainda que a palavra “obsessão” tenha uma conotação negativa, nem sempre é este o caso. O belga Adelbert Engler, por exemplo, é obcecado pelo Mustang (lá no fundo, quem não é?), e tem uma coleção de mais de 5.500 deles. Em miniatura.
Uma das sugestões de Natal que demos este ano foi começar uma coleção de miniaturas. Adelbert fez isto há oito anos, quando entrou em uma loja de brinquedos, viu um carrinho e voltou correndo para casa. Depois de quebrar seu cofrinho, voltou correndo para lá com cinquenta centavos, e saiu com o seu primeiro Mustang em miniatura — um Mustang fastback 1968 cor de bronze.
“Depois disso fiquei completamente louco pelo Mustang”, ele conta. “Não sei explicar o que sinto pelo Mustang… é como amar uma mulher. Não tem explicação”, diz.
No caso de Engler, contudo, explicações podem ser dispensadas: ele transformou seu hobby em seu ganha-pão. O belga, hoje com 51 anos, é dono de uma das maiores oficinas especializadas em Mustang do planeta, a Mustang Garage, desde 2001. Na verdade, unir as duas paixões — restaurar carros antigos e colecionar suas miniaturas do primeiro pony car da história — foi uma questão de necessidade: sua casa estava ficando pequena demais para sua coleção e, em um estalo, Engler teve a ideia de tematizar a oficina, usando o espaço para expor sua coleção de miniaturas e ainda atrair mais clientes.
Hoje o lugar é exclusivamente dedicado ao Mustang, e o enorme hall da oficina é decorado como se fosse uma rua tipicamente americana com vários Mustang, de diversas épocas, “estacionados”. Alguns deles são carros de clientes, recém restaurados, esperando para serem retirados, enquanto outros estão à venda.
A maior atração, porém, são as vitrines com miniaturas de fabricantes do mundo todo, e de todas as cores e tamanhos (tem até uma garrafa de uísque em forma de Mustang!). Engler costuma dizer que seus carros formam a maior coleção exposta do mundo. Ele diz que não gosta de deixar os carros nas caixas: as pessoas podem vê-los de perto, tocá-los e apreciar todos os seus detalhes. Alguns clientes até usam as miniaturas como referência para especificar como querem que seja realizada a restauração de seus carros, pois com tanta variedade, praticamente todas as cores e modelos do Mustang de verdade podem ser encontradas na coleção.
Obviamente, a dedicação de Engler não está apenas em miniaturas e em restaurar os carros dos outros — ele também tem sua modesta coleção de Mustangs de verdade. São três: um Mustang II 1974 (seu favorito), um Mach I 1971 e um fastback 1969. Além disso, ele também organiza um encontro anual que, em 2014, chegou a sua 12ª edição e reuniu centenas de entusiastas. “Recebemos participantes da Inglaterra, da França, de Luxemburgo, da Holanda, da Alemanha e da Bélgica” — e é seguro dizer que quase todo fã do Mustang que more nesses países conhece a Mustang Garage.
Se você não conhecia, está conhecendo agora. Que tal começar aquela sua coleção logo, hein?