os fas de muscle cars estao entre os mais detalhistas do mundo no que diz respeito as diferenças entre anos e modelos — acessorios que so foram oferecidos por alguns meses cores disponiveis por pouco tempo ediçoes limitadas dificilmente alguma coisa passa despercebida aos olhos dos entusiastas e foi graças a esta atençao a detalhes que para a maioria das pessoas sao insignificantes que o americano john grafelman e seu filho jason descobriram que o ford mustang 1969 que ficou parado no celeiro da familia por anos era nada menos que o primeiro prototipo do iconico mustang boss 302 tendo pertencido ao proprio larry shinoda larry shinoda e seu boss 302 conceitual para quem nao sabe shinoda foi o projetista do boss 302 versao de apelo mais esportivo criada como reaçao ao sucesso crescente do chevrolet camaro antes disso o designer trabalhou com a general motors onde foi responsavel pelas belas linhas do corvette sting ray de 1963 e por seu sucessor de 1968 nos fim dos anos 1980 quando ja trabalhava como freelancer para diversas fabricantes shinoda desenhou o conceito xjc para a chrysler — que se tornaria o primeiro jeep grand cherokee em 1991 deu para entender entao que larry shinoda foi um dos maiores designer americanos de todos os tempos nao sendo assim ter em sua garagem um prototipo de mustang que pertenceu ao proprio designer do carro e realmente algo para se orgulhar quer dizer desde que voce saiba disso de qualquer forma qualquer mustang boss 302 ja e especial por seus proprios meritos trata se de uma versao do mustang lançada em 1969 e equipada com um novo motor de 302 polegadas cubicas cinco litros que usava como base o projeto dos v8 windsor porem com diversas modificaçoes quatro parafusos por mancal virabrequim forjado bielas bem mais parrudas cabeçotes com dutos e valvulas enormes que vieram com o cabeçote do 351 cleveland e comando com tuchos mecanicos e graduaçao muito mais nervosa ate o material do bloco era diferente de uma liga rica em niquel o v8 302 tambem era capaz de girar bem alto para um motor americano dos anos 60 sendo feito para atingir ate 7 000 rpm com segurança nisto entramos na outra missao do boss 302 ser um muscle car de corrida vencedor na trans am como explicamos aqui a versao de pista entregava algo entre 450 cv e 470 cv enquanto o modelo de rua era ligeiramente amansado para entregar cerca de 300 cv enquanto o limite de giro ficava pouco abaixo das 6 000 rpm [youtube id= lwwylpcigjc width= 620 height= 350 ] o boss 302 foi vendido apenas em 1969 e 1970 e seja pela mecanica com pedigree de competiçao ou pelo visual unico — com uma nova dianteira faixas decorativas nas laterais persiana sobre o vidro traseiro e um caracteristico aerofolio na tampa do porta malas — tornou se um dos mustang mais cultuados de todos os tempos sem falar no fato de ele ser relativamente raro em 1969 foram produzidos 1 628 com 7 013 no ano seguinte e mais nenhum ainda que milhares de replicas ja tenham sido feitas no mundo todo desde entao so que a gente tem certeza que nenhum boss 302 das antigas que tenha sobrevivido ate hoje e tao valioso quanto o carro que john grafelman comprou em 1978 como ele conta neste artigo da revista hot rod quem lhe vendeu o carro foi um fazendeiro que na hora da venda disse que aquele mustang tinha uma boa historia so que ele nao imaginou que seria uma historia tao boa o envolvimento de shinoda com o boss 302 foi muito forte ele tratava o projeto com absoluto sigilo e quando falava a respeito dizia apenas que era o carro do chefe — o que deu origem ao nome da versao tambem era uma referencia ao entao presidente da ford semon bunkie knudson ambos haviam trabalhado juntos na general motors e knudson foi o responsavel pela chegada de shinoda a ford o fato e que o pontape inicial no desenvolvimento do boss 302 foi a compra de um mustang mach 1 1969 equipado com um v8 428 cobra jet de sete litros e 340 cv junto com sua equipe na ford shinora realizou algumas modificaçoes esteticas no carro definindo o visual preliminar das faixas decorativas da persiana e da asa traseira alem de aplicar emblemas e adesivos 302 mesmo que o motor fosse outro a unica modificaçao mecanica realizada por shinoda que usou o carro por alguns anos e rodou cerca de 112 mil km com ele foi a instalaçao de coletores de admissao de aluminio no lugar dos originais de ferro isto levou john a pensar que o carro se tratava de um mach 1 caracterizado como boss 302 o que seria bem plausivel no entanto o fazendeiro que vendeu o carro sabia que se tratava de um carro historicamente importante john e a esposa se referiam ao carro como um mustang de ediçao limitada mas nunca pesquisaram a fundo o motivo limitando se a notar que algumas das caracteristicas de seu carro nao batiam com as encontradas nos boss 302 do mesmo ano foto hot rod as medidas da asa traseira o formato das persianas e o scoop do tipo shaker no capo eram evidencias fortes apesar de tudo ele usou o carro normalmente por anos — ate que seu filho jason ficou grande demais para se acomodar no banco traseiro com facilidade foto hot rod em vez de vende lo john encostou o carro em um celeiro e o deixou por ali jason grafelman ja homem feito herdou de seu pai a paixao pelo mustang e sempre participava de eventos e encontros de entusiastas do pony car entao ha cerca de 12 anos os dois decidiram descobrir a verdadeira historia daquele mustang boss 302 com motor 428 visitando oficinas especializadas jason descobriu evidencias de que o carro de seu pai poderia ser o prototipo de larry shinoda o dono de um dos estabelecimentos tinha uma foto do carro ao lado das duas filhas pequenas do designer e ano apos ano novas pistas surgiam a evidencia final foi o botao da buzina no volante que trazia as letras lb john lembrou que o corvette de larry shinoda tinha as letras lc de larry s corvette no botao da buzina entao o lb poderia muito bem significar larry s boss em determinado momento jason conseguiu acesso a uma fatura emitida pela ford a l shinoda o numero do chassi descrito no documento correspondia ao carro e colocando fim a qualquer duvida isto aconteceu em junho de 2015 o mais incrivel de tudo isto e o fato de que john conhecia havia muitos anos a historia do prototipo ele sabia que shinoda havia vendido o carro em algum momento entre 1970 e 1972 e consta que o designer sempre se perguntava onde seu carro havia ido parar ao contrario da maioria dos barn finds que vemos por ai porem este nao sera leiloado em algum evento de carros antigos john ja tirou o carro do celeiro e pretende restaura lo a fim de exibi lo em eventos por todo o territorio americano e ele quer que o carro va rodando tem como nao respeitar esse cara
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