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Projetos

Este cara fez o 1M hatchback que a BMW nunca vai fazer

Ontem você viu aqui no FlatOut o Ford Focus RS da Mountune, que recusa-se a deixá-lo morrer com seu kit de preparação M520 – assumidamente um exagero, e sensacional exatamente por isto. Hoje, você vai ver que a Mountune não é a única preparadora britânica dedicada a modificar um carro entusiasta recém-descontinuado: uma oficinahamada Rampage Racing decidiu transformar o BMW M140i da geração passada – que deixou de ser fabricada em 2019 – em um tributo ao lendário Z3 M Coupe.

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Quem é fã da BMW e de esportivos alemães em geral conhece bem o M Coupé – uma versão de carroceria fechada do roadster Z3, com a mecânica do BMW M3 E36 e uma silhueta inconfundível. Por seu visual inusitado, pela excelente dinâmica e pelo fato de, na prática, ser um hot hatch (apesar do nome) com motor seis-em-linha e tração traseira. Quantos carros assim você conhece?

“Clown shoe”, ou “sapato de palhaço”

Dave Campbell, dono da BMW & Mini Group (uma oficina especializada em restaurações e comércio de peças dos carros da BMW e da Mini), sentia falta do M Coupé. Então, ele decidiu fazer o seu próprio M Coupé moderno, usando um Série 1 da geração passada e um BMW M2 batido como ponto de partida. Ser dono de um “ferro-velho” especializado em BMW tem suas vantagens, não?

Para a sorte de Dave, ambos os carros compartilham a mesma plataforma e o mesmo entre-eixos de 2,69 m, o que torna o trabalho menos complicado. O que não significa que foi fácil ou simples – muitas adaptações foram exigidas.

Para-lamas dianteiros e traseiros do BMW M2 foram adaptados no M140i, bem como o para-choque dianteiro, o painel frontal (a “mini frente”, como costuma-se chamar no Brasil) e parte do para-choque traseiro – não ele todo, mas sim a porção central, já que os balanços do hatch e do cupê são diferentes.

A cirurgia foi completada com a troca das rodas do M140i, de 18 polegadas, pelas rodas de 19 polegadas do M2. Além disso, aparentemente a suspensão do M2 também foi transplantada no M140i.

A prioridade do projeto foi dar ao carro a aparência e acabamento “de fábrica”, sem firulas ou modificações claramente aftermarket. Pelas fotos mais recentes que ele publicou, parece que o objetivo foi atingido com sucesso: as proporções ficaram espetaculares, e os para-lamas mais largos do M2 foram muito bem integrados à silhueta do Série 1.

A única exceção deverá ser o motor: em vez de instalar o N55 do BMW M2, Dave manterá o B58 do M140i em seu devido lugar e pretende dar a ele uma dose extra de veneno. Originalmente o seis-em-linha de três litros com turbo twin-scroll entrega 340 cv e 51 kgfm de torque, mas já existem receitas que conseguem extrair pelo menos mais 100 cv do motor – a G-Power, por exemplo, oferece um kit que consiste basicamente em um remapeamento no módulo de controle do motor e promete até 446 cv no B58.

E não é só isso: depois que o carro ficar pronto – segundo Dave, só faltam alguns ajustes finais (repare, por exemplo, que o capô não fica perfeitamente alinhado com os faróis) – o plano é utilizá-lo como base para uma versão comercial do kit de conversão, com as peças que ele fabricou servindo como molde. Dave acredita que o custo de uma conversão como esta fique na casa das £ 20.000, ou por volta de R$ 124.000 em conversão direta. É como dizem: as coisas boas da vida custam caro.

Embora Dave chame seu projeto de “M Coupé moderno” (e por mais que faça sentido), este nos parece o exemplo perfeito do 1M hatchback que a BMW recusou-se a fazer na geração passada do modelo. E que ficou ainda mais distante de nós agora que o Série 1 é um hatchback de tração dianteira que utiliza a mesma plataforma do Mini…