Já falamos algumas vezes aqui no FlatOut sobre o design dos carros chineses. Eles não são exatamente originais, pois seus fabricantes costumam se inspirar um pouco além da conta nos modelos de outras marcas — nem sempre com um resultado satisfatório. Por isso, estamos bem seguros em afirmar que este carro elétrico, feito por um estudante de engenharia automotiva, é o automóvel mais bonito já feito na China. Só não é o mais rápido…
O pai da criação é o chinês Chen Yinxi, de 27 anos. Ele pode não ser exatamente um garoto, mas ainda é bastante jovem para alguém que construiu um carro com suas próprias mãos. Para ele, porém, é só o começo: sua intenção é entrar de cabeça na indústria automotiva chinesa. Yinxi já tem outros projetos no papel e pretende transformar todos eles em realidade.
Para dar o primeiro passo, ele passou dois anos estudando design automotivo na faculdade. O projeto começou há seis meses, e Yinxi fez o possível para concluir ao menos o exterior do carro antes do último dia 10 de julho. O motivo? Ter tempo para apresentar seu carro, que ainda não tem nome, na Exibição da Indústria Automotiva de Hainan, na província de mesmo nome, que fica no extremo sul da China.
Ele conseguiu, e o carro atraiu diversos olhares curiosos por seu visual. Em vez de pegar “emprestadas” as linhas de outros supercarros, a criação de Chen Yinxi tem design único, com linhas arredondadas e futuristas, linha de cintura baixa e portas tesoura (as famosas “Lambo Doors”) que, ao abrir, levam junto os para-lamas dianteiros.
Ao longo do meio ano em que trabalhou no carro, Yinxi fez os sketches, projetou a estrutura, confeccionou as peças da carroceria em fibra de vidro e instalou um motor elétrico, tornando o carro perfeitamente capaz de ser conduzido. O mais impressionante, porém, foi o custo do projeto: do início até agora, Yinxi investiu o equivalente a pouco mais de R$ 14 mil. Ao mesmo tempo em que não é pouco dinheiro, é menos do que se espera por um automóvel feito do zero.
Agora, é importante notar que o carro ainda não está totalmente pronto: os faróis são meramente decorativos, assim como as lanternas, e falta um interior completo — atualmente, há apenas o essencial para dirigir. E, mesmo assim, não dá para ir muito rápido: o motor elétrico só é capaz de levar o carro até 60 km/h. Por isto mesmo, ele ainda não é legalizado para as ruas.
De qualquer forma, Yinxi pretende ganhar algum dinheiro com o carro. Produção em série ainda é uma realidade distante, obviamente, mas o rapaz pretende concluir sua construção e, com sorte, ganhar algum dinheiro cedendo sua criação para ensaios fotográficos e produções em vídeo, como clipes musicais e curtas-metragens futuristas.
Sem dúvida, Yinxi planeja ganhar a vida projetando e construindo automóveis. Contudo, seu pai, Chen Ziming, enxerga tudo como um hobby, e prefere que o filho herde a fábrica da família. O que a gente acha? Que Yinxi deveria terminar de construir o carro, colocar um motor mais forte nele (que tal um motor a combustão, mesmo que fosse um quatro-cilindros turbo?) e continuar a perseguir sua carreira. Cá para nós: sua originalidade seria muito bem vinda na indústria automotiva chinesa.
Made in China
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