Sabe quando você fica meio inseguro ao pegar a estrada com seu carro meio velhinho? Bem, o casal de holandeses Dirk e Trudy Regter não deve fazer ideia do que é isto. Por que, afinal, que tipo de pessoa sai para percorrer o mundo todo ao volante de um Ford Modelo T?
O tipo aventureiro, claro! Colocando a distância em perspectiva, a costa do Brasil tem 7.408 km de extensão. Ou seja: a distância percorrida pelos dois equivale a 11 viagens ao longo de todo o nosso litoral. Faz a gente parecer meio medroso, não é?
Dirk e sua esposa Trudy compraram seu Ford T 1915 em 1997. O carro, que tem um quatro-cilindros de três litros e 20 cv, era completamente original. Na época, Dirk ainda trabalhava como arquiteto mas 15 anos depois, em 2012, se aposentou e decidiu que partiria em uma aventura.
Ele e a mulher conversaram por alguns dias para tentar decidir o destino — sabiam que seria uma longa viagem de carro, mas não sabiam para onde iriam. Então, acabaram decidindo percorrer o mundo todo! “Muitas pessoas disseram ‘vocês são loucos, por que estão fazendo isto?”, Dirk contou ao Daily Mail. “Mas o caso é que atraímos muita atenção, e precisamos dela para arrecadar dinheiro para os órfãos do mundo todo”.
O casal já viajou mais de 80 mil km desde 2012, quando deixaram a Holanda em direção ao continente africano. Lá, percorreram diversos países — Sudão, Etiópia, Egito e outros pelo caminho — antes de terminar na Cidade do Cabo, na África do Sul. Só aí foram mais de 24.000 km, mas era só a primeira da viagem: no ano seguinte, o casal seguiu para a América do Norte, acumulando mais 27.000 km entre EUA e Canadá.
O próximo passo foi visitar a América do Sul, em 2014: entre Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil foram outros 27.000 km.
O mais incrível é que, ao longo de tantos quilômetros percorridos, o carro apresentou pouquíssimos problemas: apenas uma roda quebrada na África e um alternador quebrado na América, onde também tiveram que consertar um pneu furado… e mais nada. O Ford T aguentou bravamente as estradas nas montanhas na América do Sul, atravessando rios, desertos e lamaçais sem maiores problemas. “Eu sei me virar, e uma chave de fenda, martelo, fita adesiva e abraçadeiras podem ser ferramentas bem úteis”, diz Dirk.
Nestes três anos, o casal arrecadou o equivalente a R$ 150 mil em doações para a organização SOS Children’s Village International, que presta auxílio a órfãos do mundo todo.
O casal tirou 2015 para descansar da viagem, mas acabou sofrendo um acidente no fim de agosto: durante uma viagem por uma rodovia na bélgica, o Ford T bateu em um Land Rover Defender. Ninguém se feriu, mas o carro ficou bem danificado. Agora, Dirk e Trudy estão aceitando doações de amigos no mundo todo para consertar o carro e seguir viagem.
O plano, agora, é percorrer Oceania e Ásia, passando pela Nova Zelândia, Austrália, China e pelo Leste Europeu antes de voltar para a Holanda. Se quiser, você pode entrar no site Model T World Tour, criado para que todos possam acompanhar a viagem, e contribuir. Se tudo der certo, o bravo Fordinho segue viagem ainda neste ano!
[ Fotos: Dirk e Trudy Regter ]