no fim da decada de 1960 um homem chamado andy granatelli quase mudou a historia do automobilismo como com um monoposto que seria como qualquer outro bolido da formula indy da epoca se nao fosse por um detalhe crucial em vez de um motor a combustao ele tinha uma turbina a jato dez anos depois seu filho vince deu continuidade a esta historia da maneira mais estupidamente incrivel que alguem poderia pensar colocando um dos propulsores a jato usados por seu pai em um chevrolet corvette novinho em folha nascia ali o jetvette que por alguma razao nao atingiu o preço reserva no leilao da barrett jackson no ultimo dia 17 de janeiro talvez os ricaços que foram a scottsdale no arizona nao tivessem coragem de levar para casa um monstro de 892 cv capaz de acelerar aos 100 km/h em 2 5 segundos quando se fala em monopostos a jato o nome que mais aparece e o de colin chapman que colocou emerson fittipaldi reine wisell e dave walker para pilotar o carro equipado com uma turbina a gas pratt & whitney st6 — normalmente usada para mover trens e como gerador estacionario — na temporada de formula 1 de 1971 e voce pode ler a historia toda aqui mas o verdadeiro responsavel pelo carro a turbina se chamava ken wallis um projetista que decidiu que era uma boa ideia colocar um motor a jato em um monoposto no fim das contas era mesmo somente ele que achava isso — especialmente depois de oferecer a ideia a dan gurney e carroll shelby e ser recusado shelby teria dito ate que a ideia era uma bela porcaria — ou hogwash que e uma maneira mais educada de dizer bullshit wallis estava quase desistindo da ideia quando andy granatelli dono da fabricante de lubrificantes stp achou que um carro com uma turbina era uma otima maneira de promover sua marca como o colocando para correr na formula indy por sua equipe assim em 1966 granatelli e wallis começaram a trabalhar no desenvolvimento do stp paxton turbocar o monoposto usava um chassi do tipo espinha dorsal e para distribuir melhor as massas pela estrutura o propulsor a jato era posicionado ao lado do piloto como se estivesse no banco do carona ele tambem tinha traçao integral e transmissao de uma marcha so [youtube id= ysgnu5bkxsi width= 620 height= 350 ] acredite era o bastante 54% dos 557 cv do motor ja estavam disponiveis em marcha lenta o que significa que para largar era so soltar o freio com este carro na ediçao de 1967 da indy 500 parnelli jones poderia ter feito historia ao vencer uma das corridas mais faceis de sua carreira liderando com folga por 171 das 200 voltas percorridas em indianapolis acontece que por uma quebra em um dos suportes da transmissao ele teve que abandonar a prova faltando tres voltas para o final [youtube id= zrr dgo2sow width= 620 height= 350 ] mesmo sem ter vencido o stp paxton turbocar atraiu a atençao de colin chapman que desenvolveu sua propria versao — o lotus 56 que como falamos ali em cima foi um fracasso na formula 1 contudo seu formato aerodinamico em formato de cunha — este sim uma ideia original de chapman — acabou influenciando todos absolutamente todos os monopostos nos anos seguintes mas a gente esta aqui para falar de um corvette lembra para isso vamos avançar alguns anos no tempo — mais precisamente para 1978 vince granatelli decidiu naquele ano dar continuidade a ideia de seu pai mas os motores a jato tinham sido banidos pela fia havia alguns anos entao ele teve uma ideia por que nao pegar um carro esportivo e tentar colocar nele um destes propulsores [gallery columns= 4 link= file ids= 35889 35890 35881 35880 ] a opçao pelo corvette nao se deu por acaso ele era o unico que com seu capo longo acomodaria o motor no cofre ainda que fossem necessarias algumas modificaçoes estruturais para tal — leia se picotar a dianteira de fibra de vidro e instalar um subchassi fora isso todos os sistemas do carro eram subdimensionados para aguentar a força do novo motor que perdeu todas as restriçoes que eram empregadas no carro da indy e agora entregava 892 cv e absurdos 152 1 mkgf de torque para aguentar todo o torque a transmissao automatica th400 da gm foi acoplada a uma caixa de relaçoes reduzidas para limitar as rotaçoes da turbina que pode chegar a 37 500 rpm a muito mais conservadores 6 230 rpm o carro tambem recebeu um carda reforçado e um diferencial com relaçao de 3 03 1 [youtube id= 360almszrua width= 620 height= 350 ] faltava ainda encontrar um meio de monitorar o funcionamento do motor em alta velocidade algo que jamais poderia ser feito com a instrumentaçao original sendo assim granatelli filho fabricou um novo painel de instrumentos com relogios usados em aeronaves e mostradores digitais adaptados no console central que tambem recebeu comandos aeronauticos e uma mistura de corvette dos anos 70 e aviao de caça com um visual que casa muito bem com o exterior bicolor com rodas totalmente fechadas que abrigam discos de freio usados pela nascar na epoca a carroceria aparentemente original esconde uma estrutura modificada com novas linhas de combustivel e eletrica toda feita do zero alem de um sistema de escape feito sob medida que e tao grande que o carro precisou ser levantado para que nao raspasse no chao [youtube id= sqngteiaubo width= 600 height= 350 ] o resultado e um carro que de acordo com uma materia de 1979 da revista motor trend e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 2 segundos os 2 5 segundos sao declarados pelo seu criador alem de cumprir o quarto de milha a 178 km/h com velocidade maxima de 290 km/h em 1978 cara — seis anos antes de a ferrari 288 gto chegar aos 303 km/h e se tornar o primeiro carro de produçao a passar dos 300 km/h seu atual dono milton verrett comprou o carro em 1982 e no fim de 2014 decidiu vende lo dizendo que era hora de outra pessoa curtir o carro nao por coincidencia ele tambem era dono de um dos lotus 56 com motor a turbina e ambos foram levados ao evento da barrett jackson na semana passada para serem leiloados [gallery columns= 4 link= file ids= 35896 35895 35894 35892 ] infelizmente como ja dissemos o corvette nao atingiu o valor minimo para venda — e o lotus tambem nao talvez em uma proxima ocasiao alguem tenha mais coragem que dinheiro
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