Quem tem o Fusca (ou já quis ter um) sabe que uma das coisas mais legais do Besouro é a possibilidade de fazê-lo do seu jeito — se você quer um Fusca original, tudo bem, mas é possível deixá-lo com a sua cara só escolhendo entre diferentes modelos de para-choque, faróis e lanternas, tampa do motor e acessórios de customização.
Agora, existe outro jeito de montar seu próprio Fusca: comprando o kit da Lego Creator, que acabou de ser apresentado pela companhia dinamarquesa. E a gente já quer um!
Entusiastas têm um belo motivo para curtir a Lego — há muito tempo os caras lançam kits para montar réplicas de carros de verdade, e eles quase sempre são muito bacanas. Não tem como não lembrar do kit da Lego Technic para o Porsche 911 GT3 RS, que tem mais de 2.700 peças e diversos componentes funcionais, como transmissão PDK, suspensão e sistema de direção. Ele é quase tão bacana quanto o carro de verdade e dá um belo trabalho para montar — algo que, bem, é exatamente o que a gente espera de um Lego Technic. Olha só o time lapse dele sendo montado:
São 25 minutos, mas vale a pena se você curte ver como as coisas funcionam. Olha essa suspensão!
Mas vamos voltar ao Fusca (que, de certa, para muita gente é o avô do Porsche 911). Sendo parte da linha Lego Creator, ele não é tão complexo quanto o 911 GT3 RS, e nem tão fiel às formas do carro de verdade. No entanto, na medida do possível, ele tem vários detalhes legais — e, na verdade, se parece muito mais com um Fusca do que a versão anterior, lançada em 2008, que tinha vários botões expostos no capô, no teto e nos para-lamas e ficava bem esquisito quando pronto.
Para garantir que todas as curvas do Fusca fossem reproduzidas da forma mais fiel possível na nova versão, os designers da Lego tiveram que criar novas peças especialmente para elas, como os arcos dos para-lamas. O para-brisa também foi modificado especialmente para o Fusca, e é diferente daqueles que normalmente são usados nos carros de Lego.
No total, só a carroceria usa mais de 320 peças do kit. No entanto, são exatamente 1.167 peças, que também formam o interior, o chassi, rodas e pneus e até o motor boxer na traseira. Ao abrir o capô, você dá de cara com um estepe idêntico às outras quatro rodas e um tanque de combustível com o emblema da Volkswagen na tampa.
O painel de instrumentos tem volante, velocímetro e um pequeno porta-luvas. O assoalho traz a alavanca de câmbio e o freio de estacionamento, e até os bancos dianteiros são reclináveis. Os designers incluíram até o “chiqueirinho” do Fusca, que no modelo de Lego traz uma toalha enrolada. Por quê? Porque a temática do carro é “um dia na praia” e, no bagageiro de teto, há uma prancha de surfe e um cooler para bebidas, que vem com gelo e algumas garrafas e latinhas.
O Fusca ainda traz quatro jogos de placas diferentes (Califórnia, Alemanha, Reino Unido e Austrália) e detalhes de customização como adesivos de surfe no vidro traseiro.
O kit começará a ser vendido no dia 1 de agosto por US$ 100, o que dá cerca de R$ 350 em conversão direta. Dito isto, não há previsão de lançamento para o Brasil. Agora, caso comece a ser vendido por aqui, imaginamos que o preço fique na casa dos R$ 500, como é o caso da Ferrari F40 da linha Lego Creator, que pode ser encontrado em lojas brasileiras. É um belo presente — seja para seu filho ou para você, mesmo.