no brasil todos os carros da dodge com motor v8 que tivemos entre as decadas de 1960 e 1980 foram baseados em um unico modelo o dart mais precisamente a quarta geraçao que nos estados unidos foi vendida entre 1966 e 1976 embora fosse considerado um compacto em sua terra natal por aqui o dart tinha porte suficiente para ser o ponto de partida de toda uma linha de banheiras e usamos o termo da forma mais respeitosa possivel incluindo o proprio dodge dart o invocado dodge charger e os luxuosos lebaron e magnum ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o que o brasil nao teve infelizmente foram as versoes realmente nervosas como o hemi dart nao que houvesse viabilidade para um projeto como este no brasil a chrysler ja aproveitou para conter custos e colocou em todos os carros o mesmo motor v8 318 com alguns detalhes distintos a cada versao quem dira entao realizar todas as adaptaçoes necessarias para colocar o famoso the elephant com todas as suas 426 polegadas cubicas no dart brasuca o hemi dart para quem nao lembra foi uma serie especial concebida pela dodge em 1968 especialmente para pilotos de arrancada naquele tempo os muscle cars estavam em seu auge e seu desempenho no quarto de milha influenciava diretamente o desempenho no showroom das concessionarias o famoso win on sunday sell on monday o carro foi feito em parceria com a hurst e a ideia era encaixa lo no regulamento das categorias ss/a e ss/b ss quer dizer super stock da nhra a national hot rod association responsavel por organizar a maioria dos campeonatos de arrancada americanos no total foram feitos 80 exemplares do hemi dart para o campeonato de arrancada da nhra todos eles instantaneamente reconheciveis pelos para lamas alargados pela postura agressiva pelos enormes pneus traseiros e claro pelo scoop no capo que dava uma visao privilegiada e sinistra do topo dos carburadores era demais parecia algo improvisado e era mesmo pois sem o scoop o capo simplesmente nao fechava como era a intençao da fabricante a maioria esmagadora dos hemi dart foi usada em arrancadas embora os carros fossem usados por clientes independentes cada um com sua propria equipe de certa forma todos atuavam como uma gigantesca equipe de fabrica para a dodge muitos deles com suporte oficial todos estavam la para cumprir uma missao simples vencer quantas arrancadas conseguissem e espalhar a fama do hemi dart e um dos mais famosos era o monstruoso hemi dart de dick landy piloto da equipe de fabrica da dodge que competiu com o carro entre 1968 e 1970 a fama nao se da pelos titulos que landy conquistou pois nao houve nenhum com o carro mas sim por seu desempenho assustador e pelo fato de ser o unico hemi dart com cambio de quatro marchas de fabrica os outros vinham sempre com cambio de tres marchas fosse um hurst manual ou um automatico torqueflite em ambos os casos vale lembrar a relaçao final do diferencial era curtissima apenas 4 88 1 como sabemos todos os hemi dart usavam uma versao anabolizada do motor 426 o deslocamento era o mesmo mas com cabeçotes de ferro fundido em vez de aluminio mais baratos e mais robustos ; taxa de compressao de 12 5 1; coletores de admissao e escape feitos sob medida; e sistema de arrefecimento superdimensionado o motor era alimentado por dois holley de corpo quadruplo e entregava 430 cv e 67 7 kgfm de torque quer dizer era o que a dodge dizia mas na pratica a potencia ficava na casa dos 600 cv embora aquele fosse um motor de corrida pronto de fabrica era natural que cada equipe tivesse suas proprias melhorias a fazer landy que ja usava uma porçao de carros da dodge nas arrancadas incluindo o dodge coronet e o dodge charger conseguiu encomendar seu carro com cambio de quatro marchas e uma alavanca hurst de engate rapido https //www youtube com/watch v=sgcfb isc9s a dodge prometia que o hemi dart faria pelo menos 10 5 segundos no quarto de milha a 207 km/h o melhor tempo do dodge dart de dick landy foi de 10 46 segundos a 211 13 km/h em outubro de 1968 na dragstrip de orange county california a pintura prata azul e laranja do carro era a marca registrada de dick landy e foi o que ajudou o carro a ser descoberto em 1996 apos mais de duas decadas longe dos holofotes depois de correr com o hemi dart de chassi lo23m8b297859 por tres anos landy o vendeu ao colega kenny nichols que por sua vez o deixou em uma concessionaria chamada barnett race cars em atlanta esta loja vendeu o carro em 1974 a um piloto chamado ron e ron foi o responsavel por remover a pintura de landy trocando a por uma camada de vermelho solido o carro trocou de maos algumas vezes antes de chegar a um colecionador canadense chamado daryl klassen foi ele quem descobriu que o carro havia pertencido a landy ao encontrar vestigios de sua pintura em algumas areas mais escondidas klassen chegou a dar inicio a restauraçao do carro mas teve de vende lo em 1998 ao americano pat goff que terminou o serviço agora o hemi dart pode trocar de maos mais uma vez a mecum auctions vai leiloa lo durante um evento em harrisburg na pensilvania entre os dias 31 de julho e 3 de agosto https //www youtube com/watch v=3c_cjckcv2e o carro esta como novo como mostra o video acima de tres anos atras a restauraçao foi fiel reproduzindo exatamente a pintura que landy usava em 1968 e 1969 e em plenas condiçoes de competir isto posto dificilmente quem compra lo participara de mais que um passeio de exibiçao com ele a agencia de leiloes estima que a batida do martelo vira com algo entre us$ 800 mil e us$ 1 milhao algo entre r$ 3 milhoes e r$ 3 8 milhoes
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