FlatOut!
Image default
Car Culture

Este é o último Fiat Mille produzido no mundo

Em 1984, a Fiat lançou a primeira geração do Uno no Brasil. Trinta anos depois — exatamente  na época em que os primeiros modelos se tornarão aptos a receber a placa preta —, a última unidade saiu da fábrica em Betim, Minas Gerais. Ao lado da VW Kombi e do Gol "G4", o Mille — versão com motor de 999 cm³ lançada em 1990 — sai de linha devido à obrigatoriedade da instalação de airbags dianteiros e freios ABS válida a partir de 1° de janeiro de 2014. O Uno já usava freios ABS desde a década de 80 na Itália, e o Fiorino brasileiro já ofereceu airbags para o motorista nos anos 90 e 2000, o que indica que a decisão de tirá-los de linha pode ter sido motivada por uma questão de viabilidade econômica e competitividade no mercado. De qualquer forma, foram mais de 3,7 mihões de unidades produzidas, que ainda rodarão por aí por muito tempo. De 2010 para cá, o Mille conviveu com sua segunda geração, o "Novo" Uno, e as vendas dos dois modelos eram contadas em conjunto. Para se ter