e bem verdade que para um fa de muscle cars todo muscle e especial cada um destes classicos dos anos 60 e 70 por mais comum que seja e um representante de uma era dourada para qualquer um entusiasta uma epoca quando o que importava era ter um v8 potente traçao traseira e uma bela silhueta na carroceria; a traçao era traseira e o melhor lugar para demonstrar a força do seu carro era a saida de um semaforo so que alguns sao verdadeiramente preciosos muscle cars ainda mais classicos e raros como este ford fairlane 427 r code lightweight 1966 que e um dos 57 que existem no mundo [youtube id= xlzhtvyyopk width= 620 height= 350 ] o ford fairlane surgiu em 1955 como uma versao do ford 55 na epoca ele era um cupe grande denominaçao que foi mantida ate o ano de 1966 aquela altura a linha de modelos da ford havia mudado bastante — especialmente com a introduçao do mustang em 1964 — e o fairlane foi reposicionado como um carro medio para os padroes americanos nao esqueça alem de ficar menor o fairlane teve seu estilo redesenhado para ficar semelhante ao nosso conhecido galaxie que era o maior modelo vendido pela ford na epoca em uma olhada mais rapida da ate para confundir os dois embora seja natural pensarmos que sim a verdade e que o mustang nao era o unico carro que a ford levava para competiçoes e muito menos era o unico foco da marca nas competiçoes naquela epoca vencer nas pistas fosse nas arrancadas ou na nascar era a garantia de boas vendas nas concessionarias e quanto mais modelos vencedores uma marca tivesse mais dinheiro entraria — nao faz sentido como comentamos neste post em 1966 a ford tinha uma divisao altamente especializada para vencer os campeonatos de arrancada da nhra a national hot rod association principal corpo organizador das corridas deste tipo nos eua desde a decada de 50 o foco principal era a categoria a/fx na qual competiam carros de produçao com os maiores e mais potentes motores — pelo menos sete litros e 500 cv nas rodas traseiras eram a norma e foi exatamente um motor assim que a ford decidiu colocar no fairlane para transforma lo em um especial de arrancadas para a divisao que se chamava drag council o conselho da arrancada [youtube id= xcwzm9fqu40 width= 620 height= 350 ] uma das modificaçoes mais importantes no novo fairlane mais do que o visual de mini galaxie nao se via imediatamente mas fez toda a diferença dois anos antes a ford havia colocado o big block 427 no fairlane da geraçao anterior e criado o famoso thunderbolt especialmente para as corridas de arrancada da nhra o problema e que o carro nao havia sido feito para receber motores maiores que o small block 289 o mesmo que equipou o mustang nos primeiros anos e por isso diversas modificaçoes estruturais precisaram ser feitas apesar de menor a nova geraçao do fairlane tinha mais espaço debaixo do capo e nao foi por acaso a ford ja estava pensando em colocar ali o v8 427 fe side oiler exatamente aquele que serviu de base para o classico 427 cammer com comandos de valvulas nos cabeçotes o fe porem tinha comando no bloco — o que nao significa porem que ele nao tivesse potencia de sobra pelo contrario com novos carburadores e o famoso par de coletores de escape ninho de cobras foi com este motor que o ford gt40 venceu as 24 horas de le mans em 1966 e 1967 sabendo de todo este contexto fica facil entender por que a ford decidiu colocar o 427 fe no fairlane ao transforma lo o motor era alimentado por dois carburadores de corpo quadruplo e entregava 430 cv e era acoplado a um cambio manual de quatro marchas sweet assim era capaz de chegar aos 100 km/h em cinco segundos e cumprir o quarto de milha em cerca de 13 segundos isto quando totalmente originais de fabrica — o que na pratica significa que eles ja saiam da linha de montagem praticamente prontos para competir ao todo foram feitos 57 exemplares do fairlane 427 r code lightweight seu nome completo o lightweight ficava por conta do capo removivel feito de fibra de vidro com um scoop do tipo ram air dizem tambem que era muito popular o chamado acid dip tecnica que consistia em mergulhar os paineis de metal em acido para reduzir sua densidade e consequentemente seu peso o interior tambem tinha itens de conforto reduzidos ao minimo — ar condicionado e radio por exemplo nao tinham vez a grande maioria dos carros foi radicalmente modificada incluindo preparaçao para que os motores rendessem mais de 600 cv e entre eixos encurtado para adequar se as regras da categoria a/fx por isso sao muito raros os carros conservados com pintura branca wimbledon white a mesma do mustang gt350 interior com revestimento preto e nada mais sao carros verdadeiramente discretos quase sleepers pois ao olhar para um deles voce nao imagina que o v8 debaixo do capo tem potencial para cumprir o quarto de milha nos 11 segundos baixos o exemplar que ilustra esta materia enquadra se nestes criterios sendo um dos poucos que conservam suas formas originais trata se do fairlane 427 r code nº 53 que ainda esta com o motor original debaixo do capo e passou 18 anos exposto em um museu particular antes de ser completamente restaurado nos padroes originais usando componentes nos new old stock que sao peças antigas sem uso sem exagero o carro parece novo e rodou apenas 37 km desde a restauraçao o fairlane r code lightweight nº 53 esta a venda no ebay e cobra o preço da raridade us$ 189 000 ou cerca de r$ 630 000 em conversao direta
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