Está meio desanimado? Então temos algo que vai te levantar rapidinho: este Lancer Evo VI com turbo e compressor mecânico de 800 cv subindo uma montanha extremamente rápido e urrando com toda sua força. Quer forma melhor de injetar um pouco de gasolina no seu dia?
O Evo pertence ao suíço Ferris Toni Büeler, da Büeler Motorsport. Equipado com um turbocompressor AMS GT35R (especial para o Lancer Evolution) e um compressor mecânico, o motor entrega 800 cv e 81,6 mkgf de torque enquanto ronca feito uma colmeia de abelhas selvagens enfurecidas (no melhor sentido que esta expressão puder adquirir). Saca só:
Vídeos com este carro já circulam pela internet há algum tempo, e não é difícil entender o porquê: ele é muito, muito rápido. Chega a assustar de tão rápido. O zunido mecânico e os estalos nas reduções são a trilha sonora perfeita para a visão do Evo acelerando vertiginosamente (o 0-100 km/h é feito em 2,3 segundos, com máxima superior a 300 km/h).
Nas curvas, repare como o carro esterça e reduz bem pouco, o que significa que o carro está equilibrado dinamicamente, usando os dois eixos com perfeição — como aquele Astra belga que mostramos aqui há alguns meses e deixou a todo mundo de boca aberta. Certamente a suspensão recebeu tanta atenção quanto a mecânica. A diferença é que, aqui, há 800 cv para ajudar no serviço — e a tocada do piloto, precisa e limpa, também não atrapalha.
Agora, a notícia ruim: não há muitas informações sobre o carro de Toni Büeler, e o site da Büeler Motorsport parece ter dado lugar ao de uma oficina mecânica. Nem mesmo os fóruns de internet especializados em Evo parecem saber muito a respeito.
O legal dos vídeos de provas de hillclimb europeias é que eles geralmente são longos, mostram o carro sob vários ângulos, apresentando muito da dinâmica deles, e trazem o ronco de motor em alto e bom som para nosso deleite. Este vídeo foi gravado em 2013 durante o Gurnigel Hillclimb (Bergrennen Gurnigel), uma das provas mais tradicionais da Suíça, cuja próxima edição acontecerá em setembro deste ano. Não sabemos se Büeler vai estar lá, o que é uma pena — seu carro é absurdamente incrível e adoraríamos vê-lo em ação na Suíça outra vez.
Veja outro vídeo com o Evo, de 2010, quando ele ainda era amarelo: