nao e dificil entender porque muitos donos de muscle cars antigos e modernos preparam seus carros para disputar arrancadas eles praticamente nasceram para isto — nos anos 1960 ter um carro vencedor 402 metros da dragstrip era para uma fabricante a garantia de que ele seria muito procurado nas concessionarias obviamente o motorzao v8 na dianteira e a traçao traseira eram perfeitos para isso se um muscle car de arrancada feito hoje em dia ja e bacana vai dizer que nao o que dizer de um ford mustang que disputou drag races ha cinco decadas e continua com diversos componentes originais em um estado de conservaçao invejavel e exatamente esta a situaçao deste mustang que foi montado em 1965 para competir na divisao 5 da nhra a national hot rod association principal organizaçao responsavel pelas corridas de arrancada nos eua desde 1951 quando foi fundada para promover a entao recem criada categoria lançado em 1964 o ford mustang rapidamente se tornou um dos modelos favoritos dos entusiastas — nao apenas da arrancada — e nao era para menos mais compacto bonito e acessivel o stang era feito sob medida para atrair tanto aqueles que queriam um esportivo para andar nas ruas com estilo quanto aqueles que iriam direto para as pistas com ele a mesma estrategia foi usada pela chevrolet com o camaro em 1967 e em 1970 pela chrysler com o dodge challenger e o plymouth barracuda so que o mustang foi o primeiro e seu sucesso foi imediato tanto e que este mustang aqui foi fabricado comprado e preparado ainda em 1965 seu primeiro dono foi um homem do wyoming chamado roger slump e foi ele que transformou o carro original em um mustang de arrancada instalando nele um dos 500 motores v8 427 cammer que a ford havia fabricado no ano anterior trata se de um dos motores mais incriveis de seu tempo e um dos unicos motores americanos a ser banido das pistas criado para a nascar o cammer foi feito para combater outro v8 historico o hemi 426 da chrysler conhecido como the elephant que começou nas pistas com o plymouth belvedere em 1964 e nos ano seguintes foi parar nas ruas sob o capo de carros como o dodge charger e o plymouth road runner foi nas pistas porem que o hemi 426 mais incomodou a concorrencia — especialmente a ford que tomou surra atras de surra dos chrysler na temporada de 1964 da nascar nas pistas de arrancada a situaçao nao era muito diferente o 427 cammer foi criado exatamente para combater o hemi 426 o ponto de partida era o bloco de competiçao 427 fe side oiler que tinha este nome porque lubrificava primeiro o virabrequim e depois o comando de valvulas e ficou famoso por ser usado no shelby cobra e no ford gt40 mkii que venceu as 24 horas de le mans o segredo porem estava na parte de cima diferentemente dos v8 americanos mais tradicionais com comando no bloco e valvulas atuadas por varetas o 427 cammer tinha comandos nos cabeçotes cameras de combustao hemisfericas quase como no hemi 426 valvulas recheadas com sodio dissipando melhor o calor e dutos gigantescos o resultado era um motor capaz de girar a ate 7 500 rpm com segurança de sobra — regime bem alto para os v8 da epoca com isto rendia 624 cv quando alimentado com um so carburador de corpo quadruplo e ate 666 cv com dois carburadores — a potencia da besta como se nao bastasse quando preparado para girar a 9 000 rpm o que era plenamente possivel pois o cammer foi projetado exatamente para isto o motor beliscava os 800 cv sem qualquer tipo de induçao forçada no fim das contas a potencia extra foi o que limitou o uso do 427 cammer as pistas de arrancada quando ficou pronto para a temporada de 1966 o cammer deparou se com uma mudança repentina no regulamento da nascar que exigia que carros equipados com o novo 427 usassem um lastro de quase 200 kg na pratica era como banir o motor com mais peso a potencia extra era inutil [youtube id= gwjrsjynifu width= 620 height= 350 ] acontece que a ford ja havia produzido cerca de 500 unidades do cammer para homologaçao estas acabaram indo parar nas maos das equipes de arrancada que fizeram a festa com elas o mustang deste post por exemplo foi equipado com o cammer nº 247 por seu primeiro dono e com ele detonou nas pistas de arrancada entre 1966 e 1971 [gallery columns= 4 link= file ids= 63770 63769 63773 63768 ] o carro foi anunciado no ebay nesta semana e de acordo com o vendedor muito do que se ve nele hoje em dia e exatamente igual ao que era nos anos 60 e 70 isto inclui o para quedas usado nas frenagens a gaiola de proteçao instalada em 1965 e ate mesmo as rodas de magnesio halibrand e o sistema de injeçao mecanica hilborn e tem mais a transmissao automatica de tres marchas ford c6 e o eixo traseiro com feixes de molas semielipticas e barras de traçao tambem sao de epoca bem como o volante com aro azul e acabamento flocado nos anos em que competiu o melhor tempo do mustang no quarto de milha foram 9 97 segundos a 221 km/h — isto com o motor original em 2012 um cara chamado bob becker refez o motor inteiro empregando componentes modernos sobre a base original virabrequim e bielas forjadas da scat pistoes forjados diamond dutos polidos e igniçao msd alem de um aumento na taxa de compressao para 13 0 1 sem duvida o carro ficou ainda mais veloz ainda que jamais tenha sido colocado em uma dragstrip novamente contudo quem vai saber seu futuro o carro foi arrematado ontem no ebay por us$ 35 000 o que da pouco mais de r$ 111 000 em conversao direta esperamos do fundo do nosso coraçao que seu novo dono coloque o carro para acelerar de 402 metros em 402 metros novamente
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