Não é segredo para ninguém o envolvimento de Adolf Hitler e do Partido Nazista alemão com a criação do Volkswagen Fusca, mas a história nunca deixa de surpreender por sua ironia. No fim das contas, o Fusquinha se tornou um dos carros mais conhecidos, vendidos e adorados do planeta graças ao baixo preço, sua simplicidade mecânica e, talvez mais que tudo, seu carisma.
O Fusca foi idealizado pelo Führer para ser, de fato, o "carro do povo" — é o que significa Volkswagen, afinal: um carro que fosse barato e que atendesse às necessidades das famílias do país na época. Ainda que existam versões alternativas, como aquela que diz que o Fusca foi criação de um judeu, aceita-se que o projeto mecânico, incluindo o motor boxer de quatro cilindros e seu posicionamento na traseira, é de Ferdinand Porsche.
A gente o chama de Fusca; os alemães, de Käfer ("besouro", em alemão); os americanos, de Beetle; os mexicanos, de Vocho; os eslavos, de Vosvos... mas o nome original do carro do po