Não é à toa que o Volkswagen Gol é um dos carros brasileiros mais populares para preparação. Há ampla oferta no mercado de usados, os componentes de manutenção são fáceis de encontrar, e existem inúmeras receitas de preparação com eficácia comprovada.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Isto é bom não apenas para quem está pensando em iniciar um project car, mas para quem está procurando um carro já pronto – vez ou outra aparecem projetos interessantes já praticamente prontos. É o caso do nosso Achado meio Perdido da semana: um Gol GTI 8v 1994 preparado, com motor 2.1 turbo e outras modificações interessantes. Ele está anunciado no GT40, e nós vamos conhecê-lo melhor agora.
Diferentemente do Gol GTI 16v, que usava componentes do Golf GTI alemão para entregar 141 cv, o GTI 8v tinha o mesmo motor AP 2.0 que o restante da família, com 109 cv. Se não tinha o mesmo desempenho que a versão de duplo comando, o Gol GTI 8v tinha exatamente o mesmo visual (fora a bolha no capô, claro). Como não é tão desejado, ele é mais acessível e encontrado com mais facilidade. E também é uma ótima base para project cars.
Davi Amorim, o proprietário deste Gol GTI 8v, diz que a mecânica atual é nova, tendo rodado cerca de 5.000 km desde a montagem. O GTI ganhou pistões forjados Iapel, bielas Scat, cabeçote retrabalhado com comando de válvulas 49G, além de um turbocompressor Holset HX40.70, com eixo e rotor de 60 mm, e um intercooler. Foram instaladas válvulas de prioridade e blow-off da Spa, bem como wideband FuelTech, injetores Trick Flow de 500 lb e bomba de combustível Dinâmica Full. Já a alimentação fica por conta de uma injeção programável FuelTech FT400.
Davi diz que o câmbio também é novo, com as engrenagens da primeira à quarta marcha forjadas, tulipa forjada, diferencial com autoblocante Sapinho e embreagem de cerâmica – além de eixo forjado e homocinéticas de Fiat Ducato, mais resistentes.
O Gol GTI também ganhou suspensão preparada, com buchas de PU, amortecedores feitos sob medida na Impacto Suspensões e molas mais firmes, bem como barras de amarração inferior e superior (strut bar). Na dianteira há freios Powerbrakes com discos de 300 mm na dianteira.
O proprietário que o carro está com a mecânica totalmente em dia, bem como todas as alterações regularizadas na documentação. Ele também observa que o sistema de ar-condicionado do Gol GTI foi retirado para a instalação do intercooler, mas que o mesmo acompanha o carro.
É possível ver, pelas fotos, que a maior parte dos detalhes de acabamento está presente e em boas condições – o interior com revestimento exclusivo da versão e bancos Recaro, os faróis com luzes auxiliares embutidas, o spoiler traseiro e os vidros laterais basculantes. Há alguns detalhes na pintura – o que é perfeitamente normal em um automóvel fabricado há 26 anos. Se o intuito é ter um carro com visual original e mecânica mais forte, porém, este exemplar pode ser um ótimo ponto de partida. E o preço não está muito distante da realidade, considerando as modificações e o estado geral do carro.
Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do dono.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!