carroll shelby foi um visionario ao pegar o pequeno e tradicional roadster britanico ac ace colocar nele um v8 ford e transforma lo em uma maquina de sair de traseira e queimar pneus era o shelby cobra que se tornou um dos esportivos mais cultuados imitados e reproduzidos do planeta o sucesso do cobra que foi lançado oficialmente em 1963 foi o que garantiu a carroll shelby uma parceria duradoura com a ford que evoluiu para o desenvolvimento dos mustang shelby e culminou em quatro vitorias consecutivas do gt40 nas 24 horas de le mans [gt40 content search= mustang widget= 1 title= falando em mustang ] a graça do shelby cobra estava justamente em pegar um carro leve e equilibrado dinamicamente e arrombar o cofre com um motor v8 o que era especialmente verdade no shelby cobra 427 que dispensava o small block de 289 pol³ 4 7 litros e adotava um medium block de 427 pol³ sete litros uma interpretaçao moderna possivel para a receita e trocar o quatro cilindros do mazda mx 5 miata ele proprio inspirado pelos roadsters britanicos dos anos 60 e meter nele um v8 normalmente um small block da familia ls da gm nos eua o v8 ls e um motor barato e abundante e conta com centenas de receitas de preparaçao digamos que seja o vw ap deles alem disso ha kits prontos com todos os suportes e adaptaçoes necessarias para coloca lo no cofre do miata a flyin miata do colorado e uma das mais conhecidas oficinas a oferecer o serviço [youtube id= 8cdolx1iq_0 width= 620 height= 350 ] pois nos topamos com um swap diferente em um miata algo bem mais niponico e de acordo com as origens do miata quer dizer nem tao de acordo pois o motor deste exemplar da segunda geraçao do mx 5 tem um motor rb20 vindo de um nissan skyline r32 seis cilindros de dois litros que por fora tem as mesmas dimensoes do lendario rb26dett usado no skyline gt r r32 r33 r34 e acredite deu muito trabalho enfia lo no cofre do pequeno mazda e preciso ser bastante desapegado do seu miatinha para querer meter um seis em linha de skyline no cofre na verdade o criador deste carro era bastante apegado ao seu skyline o holandes dennis van voorene dono da fabricante de carros de corrida bvv automotive levou o nissan para nurburgring nordschleife em 2013 e la sofreu um acidente no karoussel o carro ficou danificado demais para voltar a ativa e entao ele decidiu utilizar seu conjunto mecanico em um novo projeto bem talvez ele nao fosse tao apegado assim o skyline virou churrasqueira depois do acidente por alguma razao engine swaps entre carros e motores de marcas diferentes e um pouco mais tolerada no meio jdm voce deve ter visto um nissan silvia com motor 1jz em algum lugar recentemente nao entao o swap nao causa admiraçao pela troca de marcas per se mas pelo fato de um quatro cilindros relativamente compacto de 1 8 litro e 108 cv dar lugar a um seis em linha substancialmente maior veja so o motor do miata pesa algo entre 120 kg e 130 kg o rb20 do skyline gt r pesa 230 kg 100 kg a mais por isso como da para ver nas fotos que dennis compartilhou no facebook o motor foi posicionado o mais recuado possivel — o que exigiu um rombo na parede de fogo que precisou ser reforçada com barras de metal perfuradas para economizar peso logo atras do painel de instrumentos o cofre precisou ser todo modificado e reforçado com suportes feitos sob medida para dar passagem para o sistema de direçao o coletor de escape feito sob medida e os componentes de suspensao do miata nao teve jeito mesmo invadindo a cabine o rb20 ainda ficou com um cilindro a frente do eixo dianteiro foi um trabalho bem feito ainda assim o tunel de transmissao tambem precisou ser todo reconstruido o que acabou com o aspecto original sem problemas estamos falando de um projeto de time attack feito para disputar corridas apenas contra o relogio como explicamos recentemente o time attack elimina o risco de colisao com outros carros na pista e por conta disto o regulamento das competiçoes costuma ser bem mais liberal quanto a modificaçoes no motor na estrutura e na carroceria o miata por exemplo teve toda a estrutura original da dianteira substituida por um suporte tubular para o para choque e o radiador os para lamas dianteiros alargados para acomodar saidas de escoamento de ar quente o motor recebeu um carter feito sob medida o carter original raspava no chao e a estrutura foi amplamente reforçada com reforços no tunel e no compartimento do motor alem disso foi instalada uma gaiola de proteçao integral dito isto a receita do motor e conservadora considerando que se trata de um carro de time attack com o turbocompressor operando a 0 9 bar o motor entregou 297 cv a 5 600 rpm e 38 4 mkgf de torque para se ter uma ideia o rb20det original do nissan skyline gts t entrega 215 cv e 26 mkgf operando a 0 5 bar vale lembrar que os motores usados nos esportivos japoneses da decada de 1990 sao superdimensionados a fim de suportar a potencia extra vale lembrar que o gts t era uma versao abaixo do gt r r32 com traçao traseira e cambio manual de cinco marchas todo o sistema de traçao e tambem os freios foram parar no miata [dropcap] [/dropcap] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] estamos falando de mais de 80 cv a mais que a configuraçao de fabrica e quase o triplo da potencia original do miata que vale lembrar pesa cerca de 1 065 kg sem modificaçoes para reduzir massa lembra do ac ace original ele era movido por um seis em linha que podia ter entre 100 cv e 120 cv enquanto o v8 289 tinha la seus 300 cv nossa analogia faz sentido sim rubber smell for days #rb20mx5 #miata #mx5 #mazda #shedburnout #killalltires #smoke uma publicaçao compartilhada por dennis @bvvautomotive em jul 29 2017 as 10 20 pdt o carro começou a ser montado em 2013 e andou pela primeira vez com o motor novo em maio deste ano agora esta na fase de ajustes finais antes de começar a competir em provas de time attack pela europa da para ver pelas fotos de dennis no instagram que o miata rb20mx5 ainda precisa de alguns ajustes finais estamos loucos para ve lo em açao
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