Não há qualquer dúvida de que o Lancer Evolution, em todas as suas dez gerações, foi um verdadeiro ícone. O Evo X está marcando a despedida do modelo e, como você deve saber, existem algumas dezenas de unidades espalhadas pelo Brasil (a gente até acelerou uma delas, parte da série especial Evo X John Easton). Só que as outras gerações também marcaram presença — existem alguns exemplares das outras gerações no País, mas eles são bem mais raros de achar. Como o este belo Lancer Evolution VIII 2005 que encontramos à venda.
Como você deve saber se leu nossa série de posts com a história do Evo, o VIII marcou a “globalização” do Lancer Evolution, que ganhou versões mais diversificadas e passou a ser vendido em outros mercados além do Japão. O motor 4G63, de dois litros, com turbo e comando duplo variável, entrega originalmente 280 cv e 39,9 mkgf de torque. Acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que leva a força para as quatro rodas (óbvio, não é?), é o bastante para levar o carro até os 100 km/h na casa dos cinco segundos.
Mas lembre-se: estas são as especificações de um Evo VIII original. O exemplar em questão recebeu preparação de primeira, e hoje entrega 610 cv… nas rodas!
Seu dono é Saulo Guedes, de Santos/SP, que comprou o carro em 2008. Trata-se de um Lancer Evo VIII RS, versão que, para ficar mais leve, dispensa itens como alarme, revestimento interno do porta-malas, freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração — itens encontrados no Evo GSR. Até mesmo os retrovisores e maçanetas das portas são pretos, e não pintados na cor do carro. Dito isto, o Evo VIII RS tem outros itens interessantes, como bancos concha Recaro e volante Momo com airbag. Além disso, ele tem teto de alumínio e barra anti-torção no porta-malas, ambos originais de fábrica.
Olhando o carro, temos a impressão de que ele é original. Mas a verdade é que, desde que comprou o carro, Saulo realizou diversas modificações para melhorar seu desempenho. No início foram coisas simples: molas e amortecedores Bilstein, novo filtro de ar e cold air intake, reprogramação eletrônica, sistema de escape em inox e um turbocompressor vindo do Lancer Evolution IX MR. Depois de curtir um pouco o carro deste jeito, Saulo partiu para algo mais radical em 2010.
O motor recebeu componentes forjados (pistões CP e bielas Carrillo); cabeçotes com molas, pratos, retentores e guias Supertech; um novo coletor de admissão e um turbocompressor Forced Performance 3076 HTA. A suspensão, por sua vez, foi toda refeita com molas e amortecedores ajustáveis do tipo coilover da Robispec.
Àquela altura, a pressão nos turbos ainda era original — o que mudou em 2013, com a instalação de um booster eletrônico da AEM Tru Boost, com 3 pressões de turbo que podem ser selecionadas eletronicamente. Além disso, o motor recebeu um novo sistema dosador de combustível da Aeromotive, novos injetores e mangueiras em aeroquip. Também foi feita troca do intercooler e do radiador de óleo por componentes da AMS Performance.
A bateria agora fica no porta-malas
O upgrade mais recente foi a troca do turbocompressor por um GT 3576 HTA, também da Forced Performance, operando a um limite de 3,5 bar — suficientes para 608 cv nas rodas, aferidos em dinamômetro.
O carro é usado nas ruas, claro, mas também já participou de track days e arrancadas. Saulo garante que está tudo em ordem e diz que o Lancer Evo VIII RS está em seu melhor momento em termos de desempenho. Com 52 mil km rodados, está muito bem conservado e o visual sleeper, quase original, pode ser um atrativo a mais para muita gente.
O valor pedido é de R$ 165.000 — nada muito diferente dos outros exemplares do Evo VIII à venda por aí. Se você se interessou, pode entrar em contato com Saulo pelo email [email protected], ou pelo número (13) 99788-8259.
[ Webmotors ]
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