Segundo as estatísticas da divisão de Pesquisas e Opinião do FlatOut Brasil, 99,9% dos fãs de automobilismo sonham em pilotar um monoposto de corridas — seja da F1 ou da Indy. Acontece que apesar desses carros terem quatro rodas, dois pedais, câmbio e volante, isso não significa que seja apenas dar a partida, engatar a primeira e sair andando por aí.
Além da questão da temperatura de freios e pneus, você também precisa lidar com o ajuste de outras variáveis que os engenheiros que projetaram o seu carro já deixaram no ponto certo para você usar, como o mapeamento de injeção/ignição do motor e a distribuição de força de frenagem entre os eixos. Ah, e eles também não têm direção hidráulica.
Difícil imaginar como é fazer tudo isso a 300 km/h? Deve ser por isso que os caras do site Racer.com, fizeram uma parceria com a Honda e a equipe Schmidt Peterson Motorsports para instalar uma câmera no capacete do piloto Simon Pagenaud e mostrar como é dirigir um carro desses do melhor lugar possível: dentro do cockpit.
Neste vídeo onboard, gravado em Sonoma durante os testes de inverno neste começo de ano, fica visível o esforço do piloto ao esterçar o volante sem assistência alguma, e também à intensidade dos kickbacks produzidos pelo trabalho da suspensão/irregularidades do asfalto. Também dá pra ver a frequência com que se troca os mapas de gerenciamento do motor (o botão vermelho escuro na parte inferior direita do volante) e o ajuste de distribuição dos freios (por volta dos 3:05). De quebra, você tem o ronco rasgado do V6 turbo sem choques elétricos, que confere a ele um som bem mais orgânico que os 1.6 da Fórmula 1.
[ Sugestão do post: Fabiano Luemke e Diego Sowaka ]