dean jeffries nao esta entre os icones da industria automotiva mas seu nome esta gravado a ferro na mente de quem curte os hot rods e a kustom kulture jeffries ao lado de ed big daddy roth foi um dos grandes nomes da cultura da customizaçao nos estados unidos dos anos 50 jeffries era um discipulo de von dutch considerado o pioneiro na arte do pinstriping padroes simetricos e intrincados pintados a mao diretamente na carroceria do carro ou no tanque da moto de forma incrivelmente precisa usando apenas pincel tinta e talento [gt40 content search= porsche widget= 1 ] aos 17 anos dean jeffries foi enviado para lutar na alemanha durante a segunda guerra mundial e quando nao estava em serviço observava os alemaes decorando os tanques de suas motos ao voltar para os eua imediatamente ele começou a trabalhar como customizador e com muitos combatentes retornando a suas vidas cheios de adrenalina e sedentos por velocidade nao faltavam hot rods para pintar no inicio dos anos 50 morando em los angeles jeffries conheceu o piloto troy ruttman que corria na formula indy os dois ficaram amigos e graças a isto em 1953 jeffries foi contratado para customizar os monopostos da equipe de ruttman a ascot speedway foi o que lhe abriu as portas para a fama um de seus primeiros clientes famosos foi ninguem menos que james dean o rebelde sem cuasa de juventude transviada rebel without a cause 1956 em 1955 james dean levou seu famoso porsche 550 spyder para que seu quase xara pintasse o nome little bastard na tampa traseira james dean como lembramos neste post comprou seu 550 spyder no dia 21 de setembro de 1955 no dia 30 de setembro a caminho de um evento de corrida marcado para os dias 1º e 2 de outubro em salinas na california o ator bateu em um ford tudor preto a quase 140 km/h e morreu no local enquanto o porsche ficou todo destruido agora pouco tempo depois outro porsche prata entrou na vida de dean jeffries um 356 carrera gs usado que ele comprou de segunda mao em 1957 na epoca jeffries trabalhava em hollywood na oficina do lendario george barris um dos customizadores mais famosos de todos os tempos e responsavel por alguns dos carros mais emblematicos do cinema e da tv como o batmovel classico dos anos 60 foi barris quem apresentou dean jeffries a james dean e que lhe deu o primeiro grande impulso em sua carreira mas jeffries queria ser conhecido como mais do que um pintor seu objetivo com o porsche 356 era fazer uma customizaçao na carroceria modificando as linhas do carro de forma dramatica o resultado foi o carro que vemos nestas fotos o 356 carrera gs ja e um carro especial por si so apresentado pela porsche no salao de genebra de 1955 que ano movimentado nao ele era uma versao especial do esportivo que usava um flat four especial criado para as pistas o motor de 1 6 litro tinha igniçao de dupla faisca dois carburadores de corpo duplo e lubrificaçao por carter seco mas a modificaçao mais importante foi a adoçao de comandos de valvula duplos nos cabeçotes substituindo o comando simples no bloco com isto o fluxo da mistura ar combustivel era muito mais eficiente e o resultado eram nada menos que 125 cv a 7 200 rpm mais que o dobro dos 60 cv do boxer 1600 pushrod original que chegavam as 4 500 rpm os porsche 550 spyder equipados com o motor dohc que foi batizado pela porsche de motor carrera em uma referencia a iconica carrera panamericana prova de longa duraçao disputada na america do sul nos anos 50 eram verdadeiros monstrinhos vencendo corridas importantes como a targa florio de 1956 dean jeffries comprou um dos 225 exemplares do porsche 356 carrera gs que foram produzidos no primeiro ano 1956 mas ele pouco se importava com o fato de ser um carro raro ate porque era um esportivo seminovo e nao o classico que se tornaria decadas depois e mudou radicalmente a identidade visual do carro os para choques foram removidos e o bico do carro ganhou alguns centimetros de comprimento para abrigar farois alojados em profundas cavidades as lanternas traseiras foram feitas a mao e um suporte foi fabricado para segurar o sistema de escape parcialmente exposto o 356 tambem ganhou uma saida de ar dupla no teto na parte posterior e pequena cruzes de malta a frente das caixas de roda traseiras o painel de instrumentos foi folheado com prata enquanto as soleiras das portas e o interior do cofre do motor tiveram a superficie de aluminio escovada com padrao em circulos ja o motor em si teve as partes metalicas cromadas pelo proprio jeffries o toque final era a pintura prata flocada outro pioneirismo de dean jeffries [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a vida do carro foi bastante movimentada depois que ficou pronto o 356 ganhou pelo menos 30 premios em exposiçoes de carros modificados entre o fim dos anos 50 e o começo dos anos 60 aparecendo tambem em capas de revistas o prorio dean jeffries disse em mais de uma ocasiao que o carro foi o que lhe alavancou a carreira de fato em 1960 ele abriu sua propria empresa de customizaçao e começou a modificar e construir carros para filmes e programas de televisao um dos mais famosos e o moon buggy que sean connery rouba antes de uma fuga no filme 007 os diamantes sao eternos diamonds are forever de 1971 [youtube id= ijsvq80p1ks width= 620 height= 350 ] mas ele nao era um cara apegado e em 1962 vendeu o carro a um homem chamado albert nussbaum que era um assaltante de bancos ele estava na lista dos dez mais procurados do fbi na epoca apos assaltar pelo menos oito bancos na regiao de bufallo no estado de nova york e usou o porsche para dirigir com estilo ate a florida onde sua irma morava em 1963 nussbaum foi capturado e preso e depois disto o carro que havia sido pintado de dourado desapareceu possivelmente foi apreendido pelas autoridades entre 1966 e 1971 o porsche passou por algumas pessoas antes de ser comprado pelo proprietario atual que o utilizou por decadas e promoveu uma caprichosa restauraçao que começou em 2007 e terminou em 2011 o carro restaurado foi revelado publicamente no concours d elegance de amelia island na florida na presença do proprio dean jeffries que morreu dois anos depois em maio de 2013 aos 80 anos de idade agora o porsche sera vendido novamente a bonhams o leiloara durante um evento no reino unido no dia 24 de agosto e espera arrecadar algo entre us$ 450 mil e us$ 600 mil o que da cerca de r$ 1 7 2 2 milhao em conversao direta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.