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Lamborghini SVJ em Nürburgring: destrinchamos o carro e a volta recorde de 6:44,97

Foi em 5 de outubro de 2016 que a Lamborghini assombrou o mundo com seu Huracán Performante ao concluir uma volta completa em Nürburgring Nordschleife em 6:52,01 — o que superou o tempo do todo-poderoso Porsche 918 Spyder em praticamente cinco segundos.

O vídeo onboard, contudo, levantou questionamentos da imprensa automobilística e de especialistas em Nürbrugring. O video mostrava um Huracán Performante sem banco do passageiro, sem forrações no teto e no assoalho, portas com todos os acabamentos removidos, painel sem forração, equipado com roll cage e sem comandos do sistema multimídia e sem sistema de ventilação. Uma configuração bem diferente daquela que se encontra nas lojas.

Como se não bastasse o alívio de peso do carro em relação ao que a Lambo vende, o vídeo aparenta se acelerado em alguns trechos, o que supostamente pode ter ajudado a reduzir o tempo de volta do carro. Como resultado, apesar de fazer o carro mais rápido em Nürburgring Nordschleife, o recorde nunca foi bem aceito pelos entusiastas. Ao menos não de forma unânime como os outros recordes.

Avance 11 meses na história, direto para 20 de setembro de 2017. A Porsche anuncia que recuperou o recorde em Nürburgring Nordschleife com seu recém-lançado 911 GT2 RS, cravando 6:47,3. O vídeo onboard mostra que o carro manteve seu interior original e não usou nenhum recurso de alívio de peso que não fosse oferecido aos clientes. Até mesmo o banco do passageiro original foi mantido. A única modificação aparente é o banco do piloto, que foi substituído por um modelo concha para suportar melhor o corpo, como no Huracán.

Por isso, quando a Lamborghini anunciou o Aventador SVJ, pouca gente esperava que ele pudesse recuperar o recorde. Afinal, o Aventador SV sequer superou o tempo do 918 Spyder. Mesmo com quase 150 cv a mais que o Huracán Performante, o Aventador ainda é um carro essencialmente mais pesado, uma vez que seu porte e seu motor são maiores. Como seria possível?

Mas aí a Lambo apareceu com uma série de teasers do Aventador SVJ no último domingo, clamando superlativos sobre o carro, mas, principalmente, mostrando-o em Nürburgring Nordschleife. Foi quando a luz de alerta do FlatOut acendeu: ninguém faz uma campanha dessas em Nür sem ter conseguido um recorde. Simplesmente não faz sentido do ponto de vista publicitário. E não apenas isso: a Lamborghini sabe que o recorde do Huracán não convenceu todo o mundo. Repetir a dose seria altamente nocivo para a imagem da marca.

De repente a possibilidade do recorde se tornou real.

Então nesta manhã (26) veio a confirmação após o vazamento de um documento pela revista alemã Auto Motor und Sport: o Aventador SVJ, que ainda será lançado, quebrou o recorde em Nürburgring Nordschleife ao completar a volta em 6:44,97 — superando o GT2 RS em pouco mais de 2,3 segundos.

Agora, no início desta tarde, a Lamborghini divulgou o vídeo onboard e fez questão de ressaltar que o recorde foi certificado pela Remak, que gerenciou o tempo e os dados de GPS usando instrumentos Vbox-Racelogic durante a sessão privada da marca no circuito.

A marca também revelou que o carro estava equipado com os pneus Pirelli P Zero com especificação especial para o SVJ, opcionais de fábrica, bem como o sistema ALA 2.0, uma evolução do ALA que equipa o Huracán Performante. Além disso, segundo o press release, o carro tem relação peso/potência de 1,98 kg/cv, superando o 911 GT2 RS em 0,11 kg/cv.

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E aqui começam os detalhes aos quais precisamos estar atentos. A relação peso/potência do GT2 RS é 2,09 kg/cv considerando seu peso em ordem de marcha. A Lamborghini tradicionalmente usa o peso seco de seus carros para esta relação, o que significa que, caso o documento vazado esteja correto e ele tenha mesmo 770 cv, seu peso seco será 1.524 kg. Coincidentemente o Lamborghini Centenario tem os mesmos 770 cv e uma relação peso/potência de 1,97 kg/cv considerando o peso seco. Com fluidos (ordem de marcha) ele vai para 1.764 kg. É possível, portanto, que o Aventador SVJ não seja tão mais leve que o SV. Mas isso é mera especulação.

 

O onboard – recorde 100% legítimo, mas…

A certificação da Remak comprova que o tempo é legítimo — o SVJ completou mesmo os pouco mais de 20.000 metros em 6:44,97. O vídeo sem edição também ajuda a eliminar a má impressão causada pelo vídeo do Huracán Performante dois anos atrás. A Lamborghini não editou o vídeo, nem alterou o tempo.

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Mas… o onboard mostra que o carro também está com interior aliviado, sem banco do passageiro, sem comandos de ventilação e sistema multimídia. Aparentemente está sem o revestimento do teto, sem carpetes e sem o acabamento interno da porta. Não há sequer um retrovisor interno.

Além disso, ele está com uma gaiola de proteção integral, o que aumenta a rigidez à torção e modifica toda a calibragem da suspensão pois. Sem a flexão da carroceria, toda a transferência de peso sobrecarrega a suspensão, que precisa ser retrabalhada para manter o equilíbrio dinâmico do carro.

Isso também contribui para o balanço dinâmico típico de carros de corrida que o Aventador SVJ está exibindo no vídeo. Em diversas curvas o carro escapa de frente, exigindo a correção do piloto, e ele está com uma tendência sobre-esterçante que pode ser notada durante o trail-brakin — como aos 5:32, quando a traseira “decide” passar o resto do carro no Pflanzgarten, antes do mini-carrossel. Outro fator, notado pelo Juliano enquanto conversávamos sobre o vídeo, é o ruído dos pneus, que emitem uma nota mais grave que os Pirelli Trofeo R regulares — provavelmente devido à especificação desenvolvida para a Lamborghini.

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Por último, há uma outra questão que devemos levar em consideração: o Aventador SVJ ainda não foi lançado, portanto não sabemos quão perto/distante do modelo produzido em série este protótipo está em termos de acabamento e alívio de peso. E isso é algo que só vamos descobrir daqui a mais ou menos um mês, quando o SVJ for apresentado oficialmente e tiver seus dados revelados.