A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Lamborghini SVJ em Nürburgring: destrinchamos o carro e a volta recorde de 6:44,97

Foi em 5 de outubro de 2016 que a Lamborghini assombrou o mundo com seu Huracán Performante ao concluir uma volta completa em Nürburgring Nordschleife em 6:52,01 — o que superou o tempo do todo-poderoso Porsche 918 Spyder em praticamente cinco segundos.

O vídeo onboard, contudo, levantou questionamentos da imprensa automobilística e de especialistas em Nürbrugring. O video mostrava um Huracán Performante sem banco do passageiro, sem forrações no teto e no assoalho, portas com todos os acabamentos removidos, painel sem forração, equipado com roll cage e sem comandos do sistema multimídia e sem sistema de ventilação. Uma configuração bem diferente daquela que se encontra nas lojas.

Como se não bastasse o alívio de peso do carro em relação ao que a Lambo vende, o vídeo aparenta se acelerado em alguns trechos, o que supostamente pode ter ajudado a reduzir o tempo de volta do carro. Como resultado, apesar de fazer o carro mais rápido em Nürburgring Nordschleife, o recorde nunca foi bem aceito pelos entusiastas. Ao menos não de forma unânime como os outros recordes.

Avance 11 meses na história, direto para 20 de setembro de 2017. A Porsche anuncia que recuperou o recorde em Nürburgring Nordschleife com seu recém-lançado 911 GT2 RS, cravando 6:47,3. O vídeo onboard mostra que o carro manteve seu interior original e não usou nenhum recurso de alívio de peso que não fosse oferecido aos clientes. Até mesmo o banco do passageiro original foi mantido. A única modificação aparente é o banco do piloto, que foi substituído por um modelo concha para suportar melhor o corpo, como no Huracán.

Por isso, quando a Lamborghini anunciou o Aventador SVJ, pouca gente esperava que ele pudesse recuperar o recorde. Afinal, o Aventador SV sequer superou o tempo do 918 Spyder. Mesmo com quase 150 cv a mais que o Huracán Performante, o Aventador ainda é um carro essencialmente mais pesado, uma vez que seu porte e seu motor são maiores. Como seria possível?

Mas aí a Lambo apareceu com uma série de teasers do Aventador SVJ no último domingo, clamando superlativos sobre o carro, mas, principalmente, mostrando-o em Nürburgring Nordschleife. Foi quando a luz de alerta do FlatOut acendeu: ninguém faz uma campanha dessas em Nür sem ter conseguido um recorde. Simplesmente não faz sentido do ponto de vista publicitário. E não apenas isso: a Lamborghini sabe que o recorde do Huracán não convenceu todo o mundo. Repetir a dose seria altamente nocivo para a imagem da marca.

De repente a possibilidade do recorde se tornou real.

Então nesta manhã (26) veio a confirmação após o vazamento de um documento pela revista alemã Auto Motor und Sport: o Aventador SVJ, que ainda será lançado, quebrou o recorde em Nürburgring Nordschleife ao completar a volta em 6:44,97 — superando o GT2 RS em pouco mais de 2,3 segundos.

Agora, no início desta tarde, a Lamborghini divulgou o vídeo onboard e fez questão de ressaltar que o recorde foi certificado pela Remak, que gerenciou o tempo e os dados de GPS usando instrumentos Vbox-Racelogic durante a sessão privada da marca no circuito.

A marca também revelou que o carro estava equipado com os pneus Pirelli P Zero com especificação especial para o SVJ, opcionais de fábrica, bem como o sistema ALA 2.0, uma evolução do ALA que equipa o Huracán Performante. Além disso, segundo o press release, o carro tem relação peso/potência de 1,98 kg/cv, superando o 911 GT2 RS em 0,11 kg/cv.

516197

 

E aqui começam os detalhes aos quais precisamos estar atentos. A relação peso/potência do GT2 RS é 2,09 kg/cv considerando seu peso em ordem de marcha. A Lamborghini tradicionalmente usa o peso seco de seus carros para esta relação, o que significa que, caso o documento vazado esteja correto e ele tenha mesmo 770 cv, seu peso seco será 1.524 kg. Coincidentemente o Lamborghini Centenario tem os mesmos 770 cv e uma relação peso/potência de 1,97 kg/cv considerando o peso seco. Com fluidos (ordem de marcha) ele vai para 1.764 kg. É possível, portanto, que o Aventador SVJ não seja tão mais leve que o SV. Mas isso é mera especulação.

 

O onboard – recorde 100% legítimo, mas…

A certificação da Remak comprova que o tempo é legítimo — o SVJ completou mesmo os pouco mais de 20.000 metros em 6:44,97. O vídeo sem edição também ajuda a eliminar a má impressão causada pelo vídeo do Huracán Performante dois anos atrás. A Lamborghini não editou o vídeo, nem alterou o tempo.

516192

Mas… o onboard mostra que o carro também está com interior aliviado, sem banco do passageiro, sem comandos de ventilação e sistema multimídia. Aparentemente está sem o revestimento do teto, sem carpetes e sem o acabamento interno da porta. Não há sequer um retrovisor interno.

Além disso, ele está com uma gaiola de proteção integral, o que aumenta a rigidez à torção e modifica toda a calibragem da suspensão pois. Sem a flexão da carroceria, toda a transferência de peso sobrecarrega a suspensão, que precisa ser retrabalhada para manter o equilíbrio dinâmico do carro.

Isso também contribui para o balanço dinâmico típico de carros de corrida que o Aventador SVJ está exibindo no vídeo. Em diversas curvas o carro escapa de frente, exigindo a correção do piloto, e ele está com uma tendência sobre-esterçante que pode ser notada durante o trail-brakin — como aos 5:32, quando a traseira “decide” passar o resto do carro no Pflanzgarten, antes do mini-carrossel. Outro fator, notado pelo Juliano enquanto conversávamos sobre o vídeo, é o ruído dos pneus, que emitem uma nota mais grave que os Pirelli Trofeo R regulares — provavelmente devido à especificação desenvolvida para a Lamborghini.

516196

Por último, há uma outra questão que devemos levar em consideração: o Aventador SVJ ainda não foi lançado, portanto não sabemos quão perto/distante do modelo produzido em série este protótipo está em termos de acabamento e alívio de peso. E isso é algo que só vamos descobrir daqui a mais ou menos um mês, quando o SVJ for apresentado oficialmente e tiver seus dados revelados.

Matérias relacionadas

Um Lamborghini Countach e um Diablo à venda na mesma loja – e você só pode comprar um. Qual vai ser?

Dalmo Hernandes

Toyota GT86 ganha versão shooting brake, TVR divulga primeira imagem de seu novo modelo, PM faz operação contra rachas em SP e mais!

Leonardo Contesini

Type R: uma retrospectiva dos esportivos mais nervosos da Honda

Dalmo Hernandes