se hoje temos supercarros ha quem acredite e nao e pouca gente que devemos tudo ao lamborghini miura lançado em 1966 o miura frequentemente e tido como o primeiro carro de alto desempenho com motor central traseiro e espaço para dois ocupantes alem de tudo ele e absurdamente lindo — e valioso um miura impecavel nao custa menos de us$ 1 milhao ou cerca de r$ 2 7 milhoes o que esperar entao de um exemplar ainda mais raro e extremamente bem conservado como este miura svj bem e o que voce vai descobrir agora o miura svj e uma variante especial que nasceu para as pistas e nao tinha a aprovaçao de ferruccio lamborghini na verdade nem mesmo o miura original tinha a aprovaçao do chefe que nao gostava muito da ideia de um lamborghini de apelo mais esportivo com motor central traseiro perfil baixo e alto desempenho ele preferia os grand tourers maiores mais confortaveis e elegantes por isso o miura foi feito meio que por baixo dos panos — a equipe de engenharia trabalhou no projeto nas horas vagas os melhores carros sao feitos assim aparentemente e apresentou o primeiro prototipo no salao de genebra de 1966 vendo a boa recepçao do carro e a aprovaçao geral do publico ao design de marcello gandini so entao ferruccio lamborghini permitiu que o projeto tivesse sequencia o resto como dizem e historia o miura foi produzido ate 1973 e no ano seguinte substituido pelo countach que era radicalmente diferente mas acabou se tornando outro icone com baixo peso um v12 de 3 9 litros e 350 cv montado na transversal acoplado a uma caixa manual de cinco marchas e suspensao independente com braços sobrepostos do tipo duplo wishbone e molas helicoidais nas quatro rodas o miura fazia exatamente o que os engenheiros pretendiam era um carro bem rapido capaz de chegar aos 100 km/h em sete segundos lembre se era 1966 e confortavel o bastante para que seu dono o levasse rodando ate o autodromo se divertisse bastante e voltasse para casa dirigindo so que um dos engenheiros envolvidos no projeto desde o inicio bob wallace sabia que o miura tinha potencial para mais e em 1970 decidiu provar para seu chefe que estava certo assim no fim de 1971 ele pegou um miura e o modificou para adequa lo ao apendice j do regulamento da fia que ditava as regras para corridas de carros de turismo o chamado miura jota recebeu diversas modificaçoes a estrutura do tipo monobloco recebeu reforços de cromo molibdenio mesmo material usado nos karts profissionais hoje em dia para ficar mais rigida os tanques de combustivel foram reposicionados para as soleiras das portas para melhorar a distribuiçao do peso a carroceria que usava aluminio e aço passou a ser toda de aluminio os vidros laterais foram trocados por peças de plastico o interior perdeu boa parte dos itens de conforto e os para lamas foram alargados para acomodar bitolas e rodas mais largas o carro pesava cerca de 360 kg a menos que um miura normal — que levava o ponteiro da balança ate os 1 298 kg o motor por sua vez era uma versao do v12 que originalmente entregava 385 cv e recebeu aumento na taxa de compressao para 11 5 1 novos comandos de valvulas igniçao eletronica carter seco e escape menos para entregar 440 cv visualmente o miura jota tinha novos farois fixos cobertos por uma proteçao de acrilico e um discreto spoiler dianteiro depois de pronto o carro realizou uma bateria de testes de 20 000 km o que aconteceu depois nao e muito claro — sabe se apenas que ferruccio determinou o cancelamento do projeto pois nao tinha interesse em colocar o miura para competir dizem que ele mandou o jota para o ferro velho mas que o carro foi salvo e vendido para um milionario italiano que por sua vez manteve as modificaçoes e mandou o carro para ser restaurado contudo o miura jota nunca voltou para sua garagem pois foi destruido em um acidente em uma autostrada italiana e e ai que começa a historia deste carro ainda que o miura jota original nao existisse mais sua existencia ficou conhecida entre os entusiastas e proprietarios e alguns deles acabaram encomendando a fabrica algumas das modificaçoes realizadas por wallace ou todas elas cinco deles foram feitos — dois do zero e tres conversoes o carro das fotos e um dos modelos convertidos trata se de um miura sv 1971 que de acordo com documentos oficiais da lamborghini foi convertido em 1974 o carro originalmente era branco com o interior azul mas seu dono pediu que fosse pintado de vermelho e dourado com interior caramelo o motor recebeu preparaçao leve enquanto algumas caracteristicas originais como a localizaçao do tanque de combustivel foram preservadas depois de pronto o carro foi importado para o japao onde trocou de maos pelo menos tres vezes ate ser restaurado no fim da decada de 1980 em 2007 o carro foi enviado para os estados unidos e restaurado novamente desta vez com a supervisao de claudio zampolli engenheiro que cuidou de alguns projetos especiais da lamborghini nos anos 60 e 70 [youtube id= _epdfwr6tl4 width= 620 height= 350 ] o processo de restauraçao foi feito pelo especialista em miura gary bobillef que ficou surpreso com o bom estado da mecanica e da carroceria do carro e custou us$ 225 mil cerca de r$ 600 mil agora o carro sera leiloado em um evento da rm auctions no estado do arizona que acontecera durante os dias 15 e 16 de janeiro a estimativa e que o carro seja arrematado por algo entre us$ 2 milhoes e us$ 2 6 milhoes ou algo entre r$ 5 3 milhoes e r$ 6 9 milhoes e 2015 promete [gallery columns= 4 link= file ids= 33378 33377 33382 33381 33375 33379 33373 33380 ]
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