Costuma-se imaginar que os carros com tração nas quatro rodas unem o melhor dos dois mundos: a estabilidade da tração nas rodas da frente e o comportamento dinâmico dos carros com tração nas rodas certas. Esta é uma visão um tanto simplista, e a realidade é mais complexa. Carros esportivos de tração nas quatro rodas geralmente levam vantagem nas arrancadas e também nas curvas com piso de baixa aderência, mas são mais neutros e equilibrados, podendo decepcionar a quem gosta de fazer a traseira escorregar nas curvas.
A tração nas quatro rodas também tem outra faceta: o off-road. Nesse caso, ela geralmente é combinada a uma marcha reduzida para garantir que jipes, SUVs, caminhonetes e utilitários em geral transponham terrenos difíceis por necessidade ou lazer.
Agora, não faz diferença se você busca tração nas quatro rodas para asfalto ou para longe dele: no GT40 temos alguns carros 4×4 bem interessantes anunciados. E separamos alguns dos mais legais na lista temática de hoje. Mas antes de prosseguir, vale lembrar: esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião, cada um por suas razões. Entendido? Então vamos lá!
Este Porsche 911 Targa 4S 997 foi fabricado em 2007 e, segundo seu anunciante, tem menos de 30.000 km rodados. O motor é um flat-six de 3,8 litros naturalmente aspirado com cárter seco e 360 cv, neste caso acoplado a um câmbio manual de seis marchas – um conjunto capaz de levá-lo de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, com máxima de 298 km/h. O 911 ainda tem rodas BBS de 19 polegadas, interior revestido em couro marrom e sistema de som Bose. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Esté um Audi S3 de primeira geração fabricado em 2001, equipado com a versão de 225 cv do motor 1.8 Turbo 20v. De acordo com seu dono o carro tem 94.000 km rodados e está em perfeito estado de conservação, com todos o equipamentos de série – diferencial Haldex, teto solar elétrico, controle de tração – funcionando perfeitamente. O carro ainda tem escape de inox de 3” e abafador Silenpro. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
A Ford F-150 SVT Raptor mistura capacidade off-road com desempenho em linha reta digno de esportivo, com um V8 de 6,2 litros e 417 cv, tração integral e câmbio automático de seis marchas. De fato, ela é capaz de acelera de zero a 100 km/h em encarar o fora-de-estrada e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,9 segundos, com velocidade máxima limitada em 160 km/h por questões de segurança. Vale lembrar que o ano/modelo de 2012 marcou a adoção do diferencial dianteiro Torsen com autoblocante, que adicionou peso porém melhorou o comportamento da picape em pisos com baixa aderência. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O Audi R8 Plus AWD tem um V10 de 5,2 litros e 550 cv acoplado a uma caixa automática de 7 marchas e um sistema de tração integral permanente quattro– tudo muito parecido com o que se via no Lamborghini Gallardo da época, incluindo o monobloco. Era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, com máxima de 317 km/h. A versão Plus ainda tinha splitter frontal e difusor traseiro de fibra de carbono. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se o SUV de luxo grande, com postura agressiva e pegada mais estradeira do que off-road, dê uma olhada neste Range Rover Sport SE com motor V6 turbodiesel de 256 cv e câmbio automático de oito marchas. O anunciante afirma que o hodômetro marca 82.000 km e que este exemplar é um dos raros da versão SE equipados com teto solar. O desempenho é no mínimo interessante para pegar a estrada, com 0-100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Fabricado em 2016, este Porsche Macan GTS só rodou 5.080 km desde que foi fabricado e só teve um dono. O anunciante diz que o carro teve a última revisão feita em março de 2018, menos de 400 km atrás. A versão GTS do Porsche Macan tem um V6 biturbo de três litros e 360 cv e transmissão de dupla embreagem e sete marchas, e é capaz de ir de zero a 100 km/h em cinco segundos cravados, com máxima de 256 km/h. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Um excelente exemplo das aplicações esportivas da tração integral é o Mitsubishi Lancer Evolution X, com seu motor 2.0 turbo 4G63 de 295 cv e, no caso dos exemplares vendidos oficialmente no Brasil (todos da versão MR), câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Com isto, o sedã esportivo vai de zero a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 242 km/h. Este exemplar, porém, tem algumas modificações listadas por seu dono: intercooler e pressurização AMS, escape Invidia, injetores ID de 1000cc, catch tank e ECU remapeada para E50. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Uma opção interessante de seminivo para quem quer tração integral por um preço acessível é o Subaru Impreza hatchback de terceira geração – equipado com um flat-four de dois litros e 160 cv e câmbio manual de cinco marchas. Este exemplar de 2008 tem 90.000 km rodados e, apesar de o anúncio não dar muitos detalhes, as fotos mostram um carro íntegro e aparentemente original. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
A Audi é mesmo reconhecida por seus esportivos com tração nas quatro rodas, e este TTS 2015 com menos de 9.000 km rodados é um ótimo exemplo. O motor 2.0 TSI tem 286 cv e é acoplado a uma caixa S-Tronic de seis marchas, com tração por diferencial Haldex. Com isto, ele vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos, com máxima de 250 km/h (limitados eletronicamente). Nesta geração o TTS ganhou painel digital Virtual Cockpit, que por exemplo exibe a tela do navegador GPS ao lado dos mostradores. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Para todo fã do Lancer Evolution há outro que prefere o Impreza WRX. Este exemplar é um sedã de terceira geração, fabricado em 2009 e equipado com um flat-four de 2,5 litros com turbo VF52 de 270 cv mais câmbio manual de cinco marchas – o bastante para ir de zero a 100 km/h em 5,9 segundos com máxima de 230 km/h. Com 67.000 km rodados, este exemplar ainda tem upgrades como freios de STi, rodas Advan e suspensão coilover H&R. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Advan calçadas com Neovas, coilover H&R, freios STI com discos 2-piece