Vejam só quem deu as caras no Salão de Paris nesta quinta-feira (29): o novo Honda Civic Type R. Ou melhor, o “protótipo” do próximo Honda Civic Type R. O esportivo deve estrear no ano que vem, encerrando precocemente a carreira do atual Type R, que foi lançado em 2015.
Sendo apenas um protótipo, é provável que o visual “quero-ser-um-supercarro” passe por algumas alterações antes de chegar à linha de produção, mas não espere que ele fique muito mais comportado — afinal, os Type R nunca foram muito discretos mesmo.
Parte desse visual escandaloso se deve ao pacote aerodinâmico do carro, que divide o fluxo de ar para o cofre do motor em três tomadas distintas: uma convencional na parte inferior do painel, outra na parte inferior da grade (onde está o emblema “Type R”) e outra tipo “slot” logo acima. Ainda há um intake no capô que deve arrefecer o intercooler, um splitter frontal e dutos de ar nas pontas dos para-choques para levar ar fresco para os freios.
Para evitar que o ar admitido por esses dutos causem turbilhonamento nas caixas de roda, o Type R também tem respiros nas laterais, formados pelos para-lamas salientes. Na traseira o pacote aerodinâmico é completado por um par de spoilers (sim, são dois) e um difusor de ar dividido ao meio pela saída tripla de escape — que pode indicar um sistema de válvula para modificar o ronco e/ou o fluxo.
Sob o capô ele terá o mesmo 2.0 turbo usado pela atual geração do Type R, no qual produz 310 cv e os envia para as rodas dianteiras através de um câmbio manual de seis marchas e um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Contudo, com boa parte de seus rivais na casa dos 350 cv e já adotando tração integral, é certo que o novo Type R ganhe algum upgrade na potência do 2.0 turbo e adote um diferencial eletrônico.
O refinamento aerodinâmico também é uma forma de compensar a potência e tração menores que a dos rivais, além de colaborar em uma eventual tentativa de recuperar o recorde de Nürburgring para carros com tração dianteira, atualmente nas mãos do Volkswagen Golf GTI Clubsport S, que completou a volta em 7:49,21.
Agora a má notícia: o Civic Type R continuará sendo produzido apenas na fábrica da Honda em Swindon e de lá será exportado para os “mercados globais”, incluindo os EUA, onde o modelo nunca foi oferecido. O Brasil provavelmente ficará fora da rota de exportações do Type R. A Honda chegou a anunciar em 2015 que “se o brasileiro quiser um Type R irá considerar a possibilidade”, mas sendo realistas é difícil vender um hot hatch de mais de 30.000 libras esterlinas (R$ 125.000) na atual situação do mercado nacional. Considerando impostos, taxas e custos de homologação, adaptação, capacitação e marketing, um Civic Type R dificilmente seria vendido no Brasil por menos de R$ 250.000, território onde já se encontra modelos como o Subaru WRX STI, BMW M135i, e Audi RS3.