A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Este Subaru Impreza WRX STi foi pilotado por Colin McRae e Petter Solberg – que tal ser o próximo?

Sim, às vezes a gente é meio cruel — se alguns dos nossos “Achados meio Perdidos” que estão aqui no Brasil já são meio inalcançáveis, imagine um carro que está do outro lado do Atlântico! De qualquer forma, não dá para ficar com a imaginação acelerada com a ideia de ser o novo dono de um Impreza que já foi usado por não uma, mas duas lendas do rali?

Pois é exatamente o caso do azulão com rodas douradas (claro!) aí em cima. Trata-se de um WRX STi de competição que, como você já deve ter deduzido pelo título, foi usado por Petter Solberg e Colin McRae em 2007. Solberg foi campeão do WRC em 2003, além de vice-campeão em 2002, 2004 e 2005, sempre pela Subaru.

solberg-mcrae-impreza (5)

Colin McRae dispensa apresentações, especialmente por causa daquela frase que ele disse uma vez. A gente não consegue lembrar, mas temos quase certeza de que tem algo a ver com o nome deste site. Quem vai refrescar nossa memória?

Ah, sim…

Colin McRae costuma ser mais lembrado por seu desempenho na Ford, pois foi a última equipe onde conseguiu destaque antes do trágico acidente de helicóptero que tirou sua vida em 2007. Ele até foi homenageado pela franquia Colin McRae Rally (os dois primeiros são verdadeiros clássicos e você pode ler mais sobre eles aqui), que deu origem aos atuais games da série DiRT.

solberg-mcrae-impreza (4)

No entanto, foi a Subaru que revelou McRae como um dos melhores pilotos de rali do planeta. Com o icônico Impreza WRX STi 555, McRae garantiu seu primeiro título no WRC em 1995. Ele tinha 27 anos e, além de ser o primeiro britânico campeão do Mundial de Rali, tornou-se o mais jovem a fazê-lo — recorde que é seu até hoje, 21 anos depois. Além disso, seu desempenho garantiu que a Subaru ficasse com o campeonato de construtores nos anos de 1995, 1996 e 1997, mesmo que nos dois últimos o campeão entre os pilotos tenha sido Tommi Mäkinen, ao volante do rival Lancer Evolution.

solberg-mcrae-impreza (6)

O fato é que a passagem de McRae pela Subaru ajudou a definir a imagem da marca nos ralis. Por isso, nada mais natural que, em 2007 (depois de já ter passado pela Ford, pela Citroën e pela Skoda), McRae sentasse novamente ao volante de um Subaru Impreza WRX de rali — desta vez, para subir a famosa ladeira do Goodwood Festival of Speed.

E por que estamos sendo tão específicos a respeito disso? Porque é exatamente o carro que aparece no vídeo — um dos últimos carros de rali que McRae pilotou antes de morrer — que está à venda. E mais: antes disso, o Impreza foi usado por Petter Solberg na temporada de 2007 do WRC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Com ele, o norueguês conseguiu o segundo lugar no Rali de Portugal; foi o terceiro no Rali da Acrópole, na Grécia; e o quarto no Rally GB, disputado no Reino Unido. Ou seja: este é um legítimo Impreza da equipe de fábrica da Subaru no WRC, e ainda conseguiu resultados expressivos. Só isto já o tornaria um carro bastante atraente.

Claro, talvez fosse ainda mais legal se tivesse toda a decoração de competição (como outro Impreza de Colin McRae que apareceu por aqui há alguns meses), mas a gente também é fã da pintura azul limpa em um carro todo modificado para os estágios de rali, com componentes de fibra na carroceria, interior aliviado, gaiola de proteção e todos os equipamentos necessários para a prática do rali.

solberg-mcrae-impreza (9)

Claro, estamos falando de um carro de competição que realmente foi utilizado quando se deve e, por isso, ele foi completamente restaurado e, de acordo com o vendedor, que anunciou o WRX no site RallySales.com, está totalmente apto a competir novamente — acompanha até um certificado de inspeção da FIA.

solberg-mcrae-impreza (8)

O carro teve a carroceria toda recuperada, bem como o motor boxer turbinado de dois litros que, como manda o regulamento oficial da FIA, teve a potência limitada a apenas 300 cv. Na verdade, todos os sistemas do carro — suspensão, elétrica, comunicação por rádio, etc — passaram por uma extensa revisão, e tudo o que precisava ser substituído, foi. O motor, para se ter ideia, rodou apenas 350 km desde a restauração.

solberg-mcrae-impreza (3)

Do que mais você precisa para comprar este carro? Ah, sim, do dinheiro. E, como se espera de um Subaru Impreza WRX que já foi guiado por Petter Solberg e Colin McRae e agora está novo em folha mais uma vez, o preço não é exatamente camarada: o carro, que está em uma concessionária na Irlanda do Norte, custa £159,5 mil — em conversão direta, cerca de R$ 925 mil. Se tivéssemos esta grana, ficaríamos com ele.

 

Matérias relacionadas

E30, E36 e E46: a evolução das três gerações mais emblemáticas do BMW M3

Dalmo Hernandes

Ostentação fora do normal: está rolando o Gumball 3000 2014, de Miami a Ibiza!

Dalmo Hernandes

Os melhores hot hatches do universo que você (provavelmente) não conhecia

Dalmo Hernandes